Aracaju, 31 de julho de 2021

CELEBRADO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANTONIO GARCIA FILHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Se estivesse vivo, o professor, político e baluarte da educação sergipana, Antônio Garcia Filho, completaria 100 anos em 29 de maio deste ano. Em comemoração ao seu centenário, foi realizada em Sessão Especial da manhã dessa terça-feira, (24), da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com outorga de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar.

O autor da propositura da homenagem deputado Garibalde Mendonça (PMDB), explicou que a aprovação unânime pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe e demais deputados, reforça a importância que o doutor Antonio Garcia Filho tem para Sergipe.

“Foi um homem que lutou muito pelo seu Estado. Se destacou como poeta, humanista, artista e grande médico, foi o criador da Faculdade de Medicina de Sergipe e como compositor, por que compôs o hino do 28º Batalhão de Caçadores”, afirmou o parlamentar.

Personalidades intelectuais e políticas, familiares, parlamentares e amigos prestigiaram a homenagem. O filho mais velho do homenageado Antônio Garcia Filho, Eduardo Conde Garcia, recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Parlamentar.

Anderson Nascimento. Foto: Jorge Henrique

O presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), Anderson Nascimento, relatou a história profissional do homenageado e o descreveu como “baluarte da cultura, medicina e educação em nosso Estado que completaria em 29 de maio, seus 100 anos de idade”.

Para o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, Antônio Garcia Filho foi um vanguardista. “Temos que ser gratos, agradeço ao médico Lucio Prado por me dar o prazer de estar aqui e participar desta homenagem, a uma pessoa que tanto fez pelo nosso Estado”.

Bispo agradeceu ainda ao presidente da ASL, Anderson Nascimento, pela parceria da Alese com a instituição. “Essa parceria para tratar de assuntos ligados a pessoas de destaque em Sergipe, está sendo valiosa para a Casa Legislativa. A família Garcia fez nome e fará. Sempre terá seu nome reservado ao bem dos sergipanos”, finalizou.

O homenageado

Antônio Garcia Filho foi médico, político e professor, artista, poeta foi o fundador do Centro de Reabilitação Ninota Garcia, o terceiro centro de reabilitação física no Brasil, além de juntamente com outros colegas, criou a Faculdade de Medicina em Sergipe. Um homem com extrema relevância para a educação no estado.

Lançamento de livro sobre Antônio Garcia Filho

Será lançado nesta quarta-feira, (25), às 17h, na Academia Sergipana de Letras, o livro “Antonio Garcia Filho – Um Intelectual Engajado” de autoria da professora mestra Patrícia de Sousa Nunes Silva, publicado pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise).

A obra é dividida em dois capítulos, relatando a seriedade, dedicação e competência de Antônio Garcia Filho, que deixou marcado seus feitos na história da medicina, política e educação de Sergipe.

Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa