Aracaju, 17 de abril de 2024

Confecção de Tapete de Corpus Christi acontece em São Cristóvão (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
TapetesChrist

A tradicional festa de Corpus Christi, que acontece todos os anos sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, realiza mais uma vez a confecção dos tapes decorados em São Cristóvão. Este ano, o ritual religioso acontece no dia 26 de maio, quando completam 60 dias após a Páscoa.

A procissão é acompanhada por multidões de fiéis católicos no mundo inteiro, e no Brasil, principalmente nas cidades históricas. Originária de Portugal, a confecção dos tapetes foi logo trazida ao Brasil pelos colonizadores e segue até hoje é realizada nas principais ruas do centro histórico de cada cidade.

Em São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, todos os anos as ruas são enfeitadas  com belíssimos tapetes produzidos pela comunidade local, que começa as atividades no dia anterior, e seguem com a produção até o fim da manhã do dia seguinte.  É uma ação coletiva, liderada por Vânia Correia, que coordena há dez anos toda a confecção no Município. Este ano o percurso deve chegar à 1.200 metros, montados com  materiais como  Pó Xadrez colorido maravalha de madeira, sal grosso, tintas anelinas e borras de café.

Coordenada pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a celebração conta com o apoio da Prefeitura Local, através da Fundação João Bebe Água e da Secretaria Municipal de Educação; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE), do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac).  “Nossa participação tem como intuito apoiar as manifestações artísticas e culturais, com o objetivo de manter e preservar tradições culturais de Sergipe”, afirmou o diretor da Dphac, Marcos Paulo.

A Programação inicia no próximo dia 26 às 14h30 com Missa Solene na Igreja Matriz, em seguida a Procissão acompanhada da Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Mais informações sobre a Procissão de Corpus Christi em São Cristóvão, procurar o Pároco Frei Rosenildo e referente à confecção dos tapetes com a coordenadora Vânia Correia, pelo telefone (79) 99135-2007.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também