Aracaju, 31 de julho de 2021

Membros e servidores do MP participam do Curso Balística Forense (Foto: ESMP)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Dando continuidade ao Ciclo de Capacitação em Perícias III promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Sergipe – ESMP, foi realizado nesta segunda-feira (23), na sede do Órgão Ministerial, o Curso “Balística Forense “.

No curso, o MP teve como parceiro a Força Nacional de Segurança e o curso foi ministrado pelo Perito Criminal da Polícia Civil do Amazonas, Ladislau Brito Santos Júnior.

O objetivo do curso foi promover um melhor conhecimento aos envolvidos nas investigações de crimes violentos, na busca pela prova técnica. Ao iniciar o curso, o ministrante enfatizou a importância da Balística no trabalho do MP e do Judiciário. “É a Balística quem dá subsídios para que os órgão envolvidos possam investigar, desvendar e, posteriormente, punir os culpados pela prática dos crimes investigados”.

De acordo com o Diretor da ESMP, o Promotor de Justiça, Newton Silveira Dias Júnior, “a balística, compreendida como sendo o estudo das armas de fogo, suas munições e suas perícias, traz em sua aplicação inúmeras razões que a ligam à sociedade e à Justiça. Diante disso, podemos chegar à conclusão da importância social e prática que um estudo a respeito desta, pode trazer para a sociedade”, pontuou.

Dr. Newton enalteceu o trabalho do palestrante e dos peritos papiloscopistas, Danielson Dantas Oliveira da Força Nacional de Segurança de Tocantins e Marcelo Eduardo Andrade Almeida, da Força Nacional de Segurança da Bahia, colaboradores do curso, e falou da relevância que a abordagem do assunto traz para o trabalho dos Promotores de Justiça. “Foram debatidos assuntos que fazem parte do dia a dia dos Promotores da área criminal. A balística forense é crucial para dar suporte ao trabalho do Ministério Público: seja para pedir uma condenação, seja para pedir uma absolvição”, disse o Diretor da ESMP.

Para os servidores ministeriais, sem dúvida, o curso trouxe conhecimentos importantes e inovadores. “Os cursos estão servindo para que tenhamos uma maior compreensão técnica do assunto e, com isso, além de ampliar nossos conhecimentos, nos dará segurança para lidarmos com a matéria no nosso cotidiano”, opinou a servidora Aymir Ralin Pires Athayde.

O próximo módulo do Ciclo de Capacitação em Perícias III será no próximo dia 30, segunda-feira, e será ministrado pela Perita da Força Nacional de Segurança, Paula Yara, que abordará os laudos periciais no “Local do Crime”.

Coordenadoria de Comunicação Ministério Público de Sergipe

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa