Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CEJUSC FAZ MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE CONDOMÍNIOS

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe está realizando até o dia 31 de maio um mutirão de negociação de dívidas de condomínio.  O objetivo é encontrar solução rápida para o crescimento da inadimplência de condôminos.

Esse primeiro mutirão foi focado num condomínio da Grande Aracaju, que atualmente tem 200 condôminos em situação de inadimplência.  De acordo com o advogado do conjunto habitacional, Vitor Guimarães, o projeto do CEJUSC é uma grande oportunidade. “Nossa inadimplência hoje está em torno de 60%. É a primeira vez que fazemos essa parceira com o CEJUSC e até agora temos obtido uma média de 50% de acordos, que é um número muito satisfatório”, comemorou.

O subsíndico Siclar dos Santos Santana explicou que a vida administrativa dessas comunidades tem sido prejudicada pela falta de pagamentos. “A dificuldade maior é manter a organização,  trazer segurança para os moradores, pagar a folha financeira dos funcionários. Além da própria cobrança daqueles que pagam regularmente e sentem-se lesados”, explicou.

A Juíza Coordenadora do CEJUSC, Maria Luiza Foz Mendonça, ressaltou  que com a renda das famílias em queda, a inadimplência em condomínios cresceu quase 30% no primeiro trimestre do ano. “Diante dessa crise financeira, os serviços dessas comunidades  têm sido inviabilizados. A melhor saída é negociar as taxas atrasadas para evitar que a cobrança chegue à Justiça. Realizar mutirões com condomínio traz um beneficio coletivo”.  A magistrada explicou ainda que estão em negociação abertura de mutirões com outros condomínios da cidade.

Fonte: TJ

Leia também