Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

COM VISTAS EM 2018

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A mudança de governo, há quase duas semanas, criou um novo ângulo de visão para quem especula sobre as eleições de 2018. Além do enfraquecimento de Lula e do PT, e da aparente neutralização de Marina Silva, há novos ingredientes a considerar. Não se pode avaliar o cenário imaginando apenas um embate PMDB X PSDB e uma só coordenada: se der certo, o PMDB se fortalece, do contrário o PSDB será culpado pela derrota.

A avaliação é do cientista político Murillo Aragão ao lembrar que “2018, o ano da sucessão, está próximo”. Segundo ele, os tucanos não têm o comando da equipe econômica, logo não poderão ser responsabilizados por eventual fracasso.

Apesar desse perfil jovial e renovado, no PMDB não é possível apontar hoje um nome com características de candidato natural para 2018. No PSDB, o problema é inverso: excesso de candidatos, mas postados numa linha de largada diferente da eleição passada. O senador Aécio Neves, candidato derrotado em 2014, e o governador Geraldo Alckmin, que se prepara para daqui a dois anos, estão desgastados por diferentes motivos.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, fora do páreo de 2014, fortaleceu-se em 2015 como estrela do Senado, e ganhou cacife com ida para o Ministério de Temer, onde já começou a aparecer com força. Seu discurso ao receber o cargo, no Itamaraty, anunciou as dez novas diretrizes da política externa, uma formulação radicalmente oposta ao que foi praticado nos últimos 13 anos.

Os últimos acontecimentos, envolvendo o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), sugere que a sociedade deseja mudanças mais severas dos políticos que estão atolados e respingado dessa lama que se incrustou nos podres poderes. Não acredita nas figuras repetidas e vão buscar nome novo – que ainda não surgiu – para 2018.

NUMA BOA

Ex-deputado federal Marcio Macedo (PT) diz que não “tem nada no comportamento de Edvaldo Nogueira que desabone ou me incomode”.

– Ele sempre foi atencioso e cordial comigo.

ESTÁ CLARO

Já está muito claro que o PT vai apoiar o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), para candidato às eleições municipais deste ano em Aracaju.

A maioria mira-se na participação do PCdoB contra o impeachment.

COMO É?

Domingo, ao conversar com Marcio Macedo, Jackson Barreto fez duas perguntas: “como é que o PMDB não vai servir para o PT em 2016?”

– E por que vai servir em 2018?

ENTREVISTA

Uma repórter da Folha perguntou ontem a João Augusto Gama, como o PMDB Nacional vai ver o apoio do partido a um filiado do PCdoB junto com o PT?

Gama foi rápido: “isso não vai acontecer”.

MATÉRIA

A repórter da Folha faz matéria em Estados onde PMDB mantém aliança com os partidos que votaram contra o impeachment da presidente Dilma.

Ela já tinha entrevistados membros dos outros dois partidos.

JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) assistiu ontem missa na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora tendo de um lado Zezinho Sobral, précandidato a prefeito.

Do outro lado o deputado Robson Viana (PEN). Será?

JOÃO ALVES

O prefeito João Alves Filho (DEM) profere palestra sobre o rio São Francisco, para diretores do Ibama, da ANA e técnicos e diretores do Ministério do Meio Ambiente.

Atendeu a convite do ministro Sarney Filho, em Brasília.

FESTEJOS

Poucos municípios vão realizar festas juninas este ano, porque a situação está pior que no ano passado. O maior problema é com o pagamento dos servidores.

Além de dificuldades na Saúde e na Educação.

QUEDAS

O maior problema das Prefeituras é que o FPM e o ICMS não sinalizam melhoras. O FPM, principalmente, é que segura a Educação e Saúde.

Com a queda, os dois serviços essenciais ficam precários.

AMEAÇAS

Pelos menos cinco prefeitos com problemas graves no pagamento do pessoal, não estão indo às Prefeituras, porque o pessoal pretende invadi-la.

Alguns prefeitos já não sabem a quem recorrer.

ANÚNCIO

É definitivo: o senador Eduardo Amorim (PSC) marcou data para anunciar sua précandidatura à Prefeitura de Aracaju: 20 de junho.

Já conversa com partidos para formação de alianças.

MELHORA

Eduardo Amorim só vai anunciar a candidatura depois de avaliações que mostram sua condição de disputar o pleito com chances de ganhar ou chegar ao segundo turno.

O PSC também constatou suas chances via pesquisas internas.

COM TEMER

Os senadores Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e Ricardo Franco (DEM) foram recebidos ontem por Michel Temer. O ex-senador Albano Franco também compareceu.

Foram entregar-lhe documentos que reivindicam obras para Sergipe.

O QUE PEDEM

Os senadores pediram a Temer a construção do Canal de Xingo, recursos para Hospital do Câncer e fim da duplicação da BR-101.

Os senadores reclamaram que Sergipe foi esquecido.

JULGAMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga hoje (ontem) o processo contra o prefeito de Itabi, Rubens Feitosa Neto, acusado por compra de votos durantes as eleições de 2012.

Foi Valdione Sá que passou esta nota anteontem, mas não a leu.

CERTEZA

O julgamento não aconteceu. Foi adiado para dia 31 deste mês. Valdione tinha absoluta certeza de que ganharia o processo e estava muito eufórico.

Também não soube do resultado. Enfartou e morreu antes dele acontecer.

CONVERSA

(Toque pessoal) – Eu e Valdione conversamos até às 15 horas, durante almoço em um restaurante nos Jardins, segunda-feira. Ele estava certo da sentença a seu favor.

Valdione mostrou o processo e uma agenda extensa a cumprir.

NA SAÍDA

Quando estávamos saindo, Valdione recebeu um telefonema do escritório de Advocacia, onde esteve no final da tarde. Saiu de lá para seu escritório, onde se deu o enfarto.

Um almoço que teríamos sábado, foi cancelado definitivamente.

Notas

Altera – O PDT alterou o procedimento e protocolou ontem representação contra o senador Romero Jucá (PMDB) no Conselho de Ética da Casa. No meio da tarde, o senador Telmário Motta (PDT) retirou a denúncia apresentada antes e, com a assinatura do presidente do PDT, Carlos Lupi, deu prosseguimento a representação.

0x0

Datas – Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, ontem, Projeto de Lei do deputado Fábio Reis, que obriga concessionárias federais e permissionárias que exploram serviços públicos, como telefonia, água, luz e esgoto a oferecer ao usuário final pelo menos seis opções de datas de vencimento das faturas.

0x0

Pronaf – O Banco do Nordeste tem concentrado esforços para ampliar os financiamentos da base agroecológica e orgânica, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A ação contempla todas as linhas de crédito do programa, especialmente a Pronaf Agroecologia.

0x0

Contra Jucá – PT, PDT, Rede, PCdoB e PPS entraram com representação contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) na PGR pedindo a instauração de procedimento investigatório para apurar a gravação onde o peemedebista conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

0x0

Indeniza – A Justiça no Distrito Federal condenou o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) ao pagamento de R$ 40 mil, a título de indenização por danos morais, pela publicação de uma imagem veiculada em rede social no ano passado e considerada ofensiva pela administradora do grupo Revoltados Online, Beatris Kicis.
0x0

Microcefalia – Boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde confirma que 1.434 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações no sistema nervoso devido a infecção congênita. Desses, 1.273 estão na Região Nordeste. Dos 1.434 casos, 208 foram confirmados por exame de laboratório para infecção pelo vírus Zika.

Conversando

Alvará – Ministério Público Federal (MPF) quer impedir Emurb e União de conceder alvarás de construção no Jabotiana.

Acusações – Sargento Edgard acha ótimas as divulgações de interceptação telefônica. Mas só para fazer um comparativo, cadê as acusações de vazamento ilegal?

Jogo – A campanha em Aracaju começa a se movimentar e se inicia um certo ‘jogo sujo’ entre précandidatos sem sequer se iniciar a campanha.

Sucessão – Semana passada Marcio Macedo conversou com Jackson Barreto e com Zezinho Sobral, com Rogério Carvalho sobre a sucessão municipal.

Anúncio – É provável que o governador Jackson Barreto não anuncie agora o nome do candidato da base aliada à Prefeitura de Aracaju.

Chuvas – Está chovendo firme em algumas cidades do interior, inclusive no sertão e anima os agricultores. Pode vir chuvas mais fortes.

Igreja – Jackson Barreto diz que voltar à igreja de Nª Sra Auxiliadora significa voltar no tempo, reencontrar grandes amigos e fortalecer minha fé.

Pesar – Eduardo Amorim diz que foi com grande pesar que recebeu na manhã de ontem a triste notícia sobre o falecimento do amigo e ex-prefeito de Itabi, Valdione de Sá.

Consumidor – Índice de confiança do consumidor sobe 3,5 pontos para 67,9 pontos em maio, diz FGV. Otimismo dos consumidores é o maior desde dezembro de 2013.

 

Leia também