Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Teatro da Sema leva questões ambientais às escolas municipais (Foto assessoria)

aaaaaaaaaapma

Trabalhar com crianças e jovens a problemática do mosquito Aedes aegypti. É assim que a equipe de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem levantando diversas questões ambientais nas escolas municipais de Aracaju. Ao abordar a problemática da dengue, a Sema tenta sensibilizar os pequenos sobre problemas ambientais, como o descarte irregular de lixo, por exemplo.

O esquete teatral Dona Zica foi apresentado nesta terça-feira, 24, na Escola Municipal Bebé Tiúba, localizada na Rua Prof. Humberto da Silva Moura, bairro Luzia. Esta é a segunda vez que a equipe se apresenta nessa unidade. A primeira apresentação para as crianças do ensino infantil e a segunda para os alunos do ensino fundamental.

Discutir a problemática do mosquito transmissor de diversas doenças como a dengue, a zica  e a chicungunya é uma prioridade entre os professores e foi incorporado ao planejamento anual da escola.

“Nós acreditamos que vamos formar a consciência ambiental nos pequenos. O teatro vem praticamente fechar essa culminância, trazer de forma lúdica o que colocamos em sala de aula”, declara a diretora da Escola Municipal Bebé Tiúba, Auridete Carvalho.

Mensagem

A mensagem do esquete Dona Zica é fácil de entender. Mesmo com pouca idade, os alunos conseguem relatar o que aprenderam. O auge da trama é quando a personagem Dona Zica descobre, com a ajuda de um catador de lixo e dos próprios alunos, que ela estava criando em casa o mosquito da dengue disfarçado. E por meio disso, a Dona Zika e o catador orientam as crianças e jovens sobre os principais cuidados que devem ter para evitar a proliferação desse vetor.

Se a sua escola ainda não recebeu a equipe de teatro da Sema, ligue para o Departamento de Educação Ambiental (EA) e agende a visita: 98104-0698.

Da assessoria

Leia também