Aracaju, 30 de julho de 2021

Estudantes podem se inscrever no programa Jovens Embaixadores (Foto divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O programa é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil e recebe inscrições até o dia 19 de agosto

Iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, dentre elas o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), o Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.

Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas que tenham entre 15 e 18 anos de idade (ao menos 15 anos em 10/01/2017, e não ter mais de 18 até 05/02/2017). Deve ter boa fluência oral e escrita em inglês e também pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.

Os interessados em inscrever-se têm até o dia 19 de agosto e devem ainda ter excelente desempenho escolar, ter boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Inscrições

Para inscrever-se, o estudante deve acessar a página do programa no Facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) e clicar no link de inscrição do Programa Jovens Embaixadores para preencher o pré-cadastro.

Se aprovado no pré-cadastro, deve preencher o formulário de inscrição até o dia 26 de agosto, anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira mais próxima de sua residência e para onde a sua inscrição será encaminhada.

Em Sergipe, a instituição parceira do programa Jovens Embaixadores é a Secretaria de Estado da Educação (SEED), localizada na Rua Gutemberg Chagas, 169, Inácio Barbosa, Aracaju, SE – CEP. 49040-780 (79) 3194-3338.

Intercâmbio

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes norte-americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Para outras informações sobre como participar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Embaixada Americana no Brasil: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/como-participar-do-programa/

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura monitora áreas de risco no período chuvoso em Aracaju
Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba