Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Onde está a má fé?

 

A Prefeitura de Aracaju acusa esta coluna de usar de má fé por ter afirmado que o prefeito João Alves Filho (DEM) e seus secretários fugiram terça-feira (24) para não discutir com as famílias que ocuparam o prédio do Centro Administrativo em busca de moradia. Diferente do que tenta fazer crer a Secretaria de Comunicação, o defensor público Alfredo Nicolau foi um dos muitos que atestaram o sumiço de João Alves e seus secretários. Ao meio dia da terça-feira (24), quando ficou agudo o conflito entre a Guarda Municipal e os famintos sem teto, o respeitado advogado afirmou ao vivo na TV Sergipe: “Ninguém consegue falar com os gestores. O prefeito não está na cidade, o vice-prefeito não está, e a secretária Maria do Carmo também não está. Eu quero saber quem é o gestor responsável para administrar essa crise. Em vez de tentar dialogar, a Prefeitura usa a força da Guarda Municipal para reprimir um problema social. Queremos um gestor para discutir, antes que ocorra uma tragédia”, apelou desesperado Alfredo Nicolau. Será que o defensor público também usou de má fé? As imagens da TV Sergipe e as constatações do repórter Ricardo Costa são mentirosas? Em vez de tentar negar a verdade, não seria melhor a Secretaria de Comunicação aconselhar o prefeito João Alves Filho a ser menos ausente e a respeitar o povo de Aracaju?

Verdade nua e crua

Veja no link, as desesperadas revelações do defensor público Alfredo Nicolau durante o conflito entre a Guarda Municipal de Aracaju e os ocupantes do prédio da Prefeitura.

Aviso aos navegantes

E quem estiver pensando que o governador Jackson Barreto (PMDB) vai permitir o uso da máquina pública na campanha eleitoral deste ano é bom ir tirando o cavalinho da chuva. “Não o faria em outra situação, quando mais numa grave crise financeira como esta que o governo está enfrentando. Vamos dar todo o apoio aos nossos candidatos, mas quem quiser ganhar a eleição terá que gastar muita sola dos sapatos”, adverte JB. Tá certíssimo!

Roleta russa

Será que a SMTT de Aracaju vai deixar para colocar um simples quebra-molas na rua Joventina Alves, esquina com a Euclides Paes Mendonça, só quando ocorrer alí um acidente grave? Diariamente, Os motoristas apressados têm que pisar fundo no freio para evitar colisões.

Estranho silêncio

E quando será que a Adema vai demolir a sede da Energisa, localizada às margens do Rio Poxim, em Aracaju? Em dezembro de 2015, o presidente da empresa estadual, Almeida Lima (PMDB), anunciou ter cancelado a Licença Ambiental da sede da
concessionária de energia. “A decisão foi tomada após a constatação de crimes ambientais e infrações administrativas”, disse Almeidinha. Ele prometeu multar a Energisa, mandar demolir os prédios e restaurar toda a área ocupada ilegalmente. Cinco meses já se passaram e não se fala mais no assunto. Por que será?

Promessas de palanque 

E se você se afobá
E pegá com lerolero,
Zangado, falando séro
Querendo se revortá,
Pedindo pra lhe pagá
Todas promessas que fez,
Ele, com estupidez
Fica cheio de maliça,
Dá logo parte à poliça
E lhe mete no xadrez.
O cordel acima é do imortal Patativa do Assaré

Mãos ao alto

Montados a cavalo, dois assaltantes levaram a renda do ônibus que atende ao bairro Santa Maria, periferia de Aracaju. Ao chegar no final de linha, o motorista desceu para ir ao banheiro, tendo sido rendido pelos dois bandidos, que nem se deram ao trabalho de descer dos pangarés. Após tomarem a renda e os pertences do motorista e do cobrador, os assaltantes fugiram a galope. De janeiro até abril último, 628 ônibus já foram assaltados em Aracaju. Uma lástima!

Tocha cara
Seria bom que o governo de Sergipe e as prefeituras divulgassem quanto estão gastando para garantir a passagem da tocha olímpica pelo território sergipano. Para se ter uma idéia, a Polícia Militar vai colocar 326 homens e mulheres para proteger a “corrida simbólica”, que acontece a partir de amanhã (28), em Canindé, Poço Redondo, Glória, Nossa Senhora das Dores e Aracaju. Até a Agência Brasileira de Inteligência participa da segurança da tal Tocha. Enquanto isso a sociedade permanece insegura. Êta Brasilzão sem jeito!

Eleição ameaçada

Diante da hipótese de o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), ter o mandato cassado em definitivo, como fica a eleição da Mesa Diretora para o biênio  2017/2019? Após ter o registro de candidato cassado pela unanimidade do TSE, o peemedebista tentará um último recurso, mas com pouquíssima chance de sucesso. Confirmada a cassação, Bispo será substituído pela suplente Conceição Vieira (PT). Caberá ao vice Garibalde Mendonça (PMDB) assumir a presidência da Casa até o final do ano. Já a eleição antecipada da Mesa para o período 2017/2019 deve ser anulada pela falta do presidente eleito.

Festa adiada

Não será mais nesta sexta-feira a inauguração da Rotatória do Caju, ali no acesso à ponte da Coroa do Meio. Segundo a Prefeitura de Aracaju, o solo molhado pelas últimas chuvas, impediu a aplicação de asfalto em alguns trechos e o término da sinalização horizontal. Uma nova data de inauguração será marcada tão logo as condições climáticas permitam a conclusão dos trabalhos. Então, tá!

Recorte de jornal

Texto de Joel Silveira publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de janeiro de 1938

Resumo dos jornais 

Leia também