Aracaju, 28 de março de 2024

Sistema Viário do Centro Administrativo está 95% concluído (Foto: Jorge Reis)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
IMG_7009

Mais uma grande obra que contribuirá significativamente para o avanço da mobilidade urbana de Aracaju está próxima de ser concluída. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), O Governo de Sergipe está terminando os serviços de melhoramento do Sistema Viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, na Zona Oeste da capital.

Com recursos na ordem de R$ 18.726.873,43, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a obra consiste em um moderno sistema viário que tem, entre outros objetivos, facilitar o acesso tanto à região do centro administrativo, como encurtar as distâncias para quem se desloca da BR 235 e da Avenida Tancredo Neves até a Avenida Marechal Rondon e também no sentido inverso.

O sistema viário

Dividido em 18 eixos, os serviços executados compreendem a restauração do sistema viário conforme foi concebido quando na sua implantação, recuperação do sistema de iluminação, execução de sistema de drenagem, pavimentação das vias existentes, bem como implantação de novas ruas, avenidas, acessos e rotatórias, totalizando aproximadamente 11 km de extensão.

As Avenidas Dr. Carlos Cruz, A, C, D e G1 terão nove metros de largura e dois metros de passeio em cada lado, enquanto nos demais eixos e ruas, as pistas variam entre 7 e oito metros, sendo que nas margens da maioria delas estão sendo plantadas gramas, o que tornará o aspecto do sistema viário mais bonito.

Transformação

Para o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o novo sistema viário é um grande passo para a revitalização daquela área. “Com o advento do futuro Hospital do Câncer – cujos serviços de terraplenagem já foram concluídos -, da nova sede do Ministério Público Federal e do Centro Especializado em Reabilitação para Deficientes (CER IV), houve a necessidade em fazer modificações na

região, criando novas vias e recuperando algumas já existentes, a exemplo da Avenida Dr. Carlos Cruz, que voltará a ser duplicada, bem como viabilizar o Centro Administrativo para quando forem construídas novas repartições públicas e implantada a Avenida Perimetral Oeste ”, explica.

Ele afirma que quem trafega diariamente pela região já constata as mudanças e, aqueles que passaram por lá há muito tempo se surpreende com a grandiosidade da obra. “Onde se fez necessário implantamos meio-fio, porém, em todo o complexo viário executamos os serviços de drenagem celular e tubular, poços de visitas e caixas coletoras, o que facilitará o escoamento das águas pluviais em períodos chuvosos, uma vez que alguns trechos da região possuem declives acentuados. Diariamente cerca de 30 profissionais finalizam os serviços que já perfazem 95% concluídos, e, nos próximos dias aplicaremos a segunda camada de asfalto nas Avenidas Dr. Carlos Cruz e G1, faremos a limpeza e implantaremos as sinalizações verticais e horizontais e implantarmos meio-fio nas vias restantes”, detalha.

Valmor Barbosa ressalta que a obra é mais um grande avanço do Governo de Sergipe rumo ao desenvolvimento. “O Governador Jackson Barreto vem implantando um conceito de mobilidade urbana sem precedentes na capital sergipana. Com a construção da nova entrada de Aracaju, a ampliação do sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria, a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, a futura interligação das Avenidas Rio de Janeiro com a Gasoduto e a melhoria desse sistema viário, a cidade ficará interligada de um ponto a outro e entra para o rol das capitais com eixos viários modernos, cujo objetivo e melhorar as condições de vida e tráfego da população”, enfatiza.

Por: Alex Santiago

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também