Aracaju, 28 de março de 2024

GOVERNO DÁ INÍCIO ÀS AÇÕES PREVENTIVAS AS ENCHENTES EM MARUIM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
- 1

Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), o Governo do Estado iniciou as ações preventivas às enchentes no município de Maruim, a 30 km da capital sergipana.

Realizados desde o ano de 2009, os trabalhos que também contam com o apoio da Prefeitura Municipal, consistem na limpeza de estradas, recolhimento de lixo e entulhos, desobstrução, substituição e implantação de bueiros celulares, a fim de que no período do inverno, ruas, córregos e o Rio Ganhamoroba não sejam afetados pelo acúmulo de água decorrente das chuvas e a cidade não sofra com enchentes.

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os fatores climáticos comprometeram o início dos serviços. “As chuvas das últimas semanas nos obrigaram a adiar os trabalhos, mas já demos início à limpeza da Rua Dr. Francisco Antonio de Oliveira e, na estada do Sítio Floresta – onde termina a rua e principal atalho para a BR 101 -, estamos com duas frentes de trabalho onde estão sendo desobstruídos alguns bueiros e feita à substituição das manilhas de 40 por 60 milímetros, sendo que nos 2 km que comprendem a via, existem quatro pontos de travessia de manilhas e em todos eles serão realizados estes serviços, facilitando assim o escoamento das águas, visto que os terrenos que ladeiam a estrada são acidentados, o que dificulta a vazão”, explica.

Ele acrescenta que este ano as ações serão diferenciadas. “Além de todo esse serviço e da limpeza a ser realizada no rio e nos demais córregos, construiremos uma passagem molhada no Bairro São José, precisamente na Rua Santa Cruz, uma vez que especificamente neste trecho, o córrego é irregular e recebe águas oriundas da BR 101 e regiões adjacentes, o que resulta em um maior volume de água. Na passagem molhada serão implantadas quatro fileiras, com seis bueiros de um metro de circunferência em cada uma e dez caçambas de pedras, sanando assim o problema na área e trazendo comodidade e alívio para os moradores”, ressalta.

Valmor Barbosa diz ainda que o esforço para o bom andamento das ações deve ser coletivo. “Ao lado da Prefeitura Municipal que tem se mostrado uma importante parceira, o Governo do Estado tem cumprido com suas obrigações de zelar pela segurança e bem-estar dos maruinenses. Porém, é crucial que cada cidadão contribua à sua maneira, evitando jogar lixo e entulho nas ruas e, principalmente nos córregos e no rio, pois, o volume já retirado de bueiros e manilhas até então, é muito grande, considerando que os trabalhos executados correspondem a apenas 10% dos serviços”, frisa.

Por: Alex Santiago

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também