Aracaju, 21 de setembro de 2021

Prefeitura de Laranjeiras implanta pontos de apoio da GML (Foto: Evaldo Moura)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o objetivo de manter a preservação do patrimônio público, a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, implantou postos para a Guarda Municipal (GM) de Laranjeiras nos Pontos de Encontro Comunitário (PECs) Antonio Menezes Leite e Éder Ribeiro Leite, no conjunto Manoel do Prado Franco e Centro respectivamente. Os PECs terão dois guardas municipais de plantão todos os dias, durante 24h.

O prefeito José de Araújo Leite Neto, o “Juca de Bala”, diz que o principal objetivo é que a comunidade se sinta segura ao frequentar o novo espaço, além de inibir algumas situações, como a destruição do patrimônio público. “A cidade de Laranjeiras recebe com muita alegria esses Pontos de Encontros Comunitário (PECs), é um ambiente grandioso para a sociedade que não tinha um espaço de lazer, a juventude não tinha um espaço para prática de esportes. Além disso, a presença da GM é, justamente, para proporcionar segurança para aqueles que frequentam o ambiente e preservar o nosso patrimônio”, disse o gestor.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Gilberto Madureira, destaca que a implantação do posto se deu devido ao crescimento na infraestrutura da cidade. “Com a construção desses dois PECs há uma necessidade de deixar GM 24h nestes locais, nós estamos fazendo essa logística. Apesar de não termos recebido ainda o PEC do Centro, a gente está mantendo o efetivo no PEC Antonio Menezes Leite. Os módulos funcionarão com o mesmo horário, o mesmo efetivo, sempre com o objetivo de preservar o patrimônio”, destacou Gilberto.

“A base da GM continua sendo no calçadão Getúlio Vargas e continua atendendo toda a Administração Municipal, nos PECs nós temos pontos de apoio fixo. É muito importante porque nós somos Guardas Municipais de patrimônio e ali é um patrimônio púbico entregue a comunidade, então tem que existir a presença da GM para a conservação, para inibir os vândalos. É de grande importância a presença desses profissionais para a conservação desses estabelecimentos. Sem a GM os vândalos acabam com tudo”, concluiu o secretário de Segurança.

População segura

No conjunto Manoel do Prado Franco, o PEC “Tonho Bala” já foi inaugurado e desde a última sexta-feira passou a ser frequentado pela população. A auxiliar de enfermagem Ivanilde Santos mora no conjunto e diz que a presença dos Guardas Municipais é muito importante para quem frequenta o PEC. “Com certeza é necessário. Ontem eu observei que eles ficam circulando e observando tudo ao redor da praça, a gente se sente mais seguro e com eles aqui até inibem os vândalos”, afirmou.

A dona de casa Edivania Dias destaca que com a presença da GM, as pessoas respeitam o patrimônio. “Acho muito bom a presença deles, porque as pessoas vão respeitar mais e não vão quebrar tudo. Sem os guardas, as pessoas destroem tudo, então é algo que é realmente preciso”, diz. Já o armador Thiago dos Santos diz que a presença da GM mantém o ambiente organizado. “Tem muitos vândalos que gostam de quebrar o patrimônio e com os Guardas eles não fazem isso. Além disso, as pessoas se sentem mais seguras ao frequentar o espaço”, finalizou.

Ascom/ PML

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe sem óbito por Covid nesta segunda e 32 novos casos
Aumento expressivos de assaltos, uso e tráfico de drogas na praia da Cinelândia em Aracaju
Juma de ‘Pantanal’: Alanis Guillen revela reação à notícia, detalha preparação
Juliette revela temor no ‘BBB21’: ‘O impulso inicial é devorar, julgar, e isso me dava medo’