Aracaju, 23 de setembro de 2021

Governo planeja ações de prevenção a enchentes em Maruim (Foto Jorge Reis)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Realizados desde o ano de 2009, os trabalhos consistem na limpeza de estradas, recolhimento de lixo e entulhos, desobstrução, substituição e implantação de bueiros celulares, a fim de que no período do inverno, a cidade não sofra com enchentes

O Governo do Estado iniciou as ações preventivas às enchentes no município de Maruim, distante 30 km da capital sergipana. Realizados desde o ano de 2009, os trabalhos, que também contam com o apoio da Prefeitura Municipal, consistem na limpeza de estradas, recolhimento de lixo e entulhos, desobstrução, substituição e implantação de bueiros celulares, a fim de que no período do inverno, ruas, córregos e o Rio Ganhamoroba não sejam afetados pelo acúmulo de água decorrente das chuvas e a cidade não sofra com enchentes.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os fatores climáticos comprometeram o início dos serviços. “Já demos início à limpeza da Rua Dr. Francisco Antônio de Oliveira e, na estada do Sítio Floresta – onde termina a rua e principal atalho para a BR 101 -, estamos com duas frentes de trabalho onde estão sendo desobstruídos alguns bueiros e feita à substituição das manilhas de 40 por 60 milímetros, sendo que nos 2 km que comprendem a via, existem quatro pontos de travessia de manilhas e em todos eles serão realizados estes serviços, facilitando assim o escoamento das águas, visto que os terrenos que ladeiam a estrada são acidentados, o que dificulta a vazão”, explica.

Ele acrescenta que, neste ano, as ações serão diferenciadas. “Além de todo esse serviço e da limpeza a ser realizada no rio e nos demais córregos, construiremos uma passagem molhada no Bairro São José, precisamente na Rua Santa Cruz, uma vez que, especificamente neste trecho, o córrego é irregular e recebe águas oriundas da BR-101 e regiões adjacentes, o que resulta em um maior volume de água. Na passagem molhada, serão implantadas quatro fileiras, com seis bueiros de um metro de circunferência em cada uma e dez caçambas de pedras, sanando assim o problema na área e trazendo comodidade e alívio para os moradores”, ressalta.

Valmor Barbosa diz ainda que o esforço para o bom andamento das ações deve ser coletivo. “Ao lado da Prefeitura Municipal, que tem se mostrado uma importante parceira, o Governo do Estado tem cumprido com suas obrigações de zelar pela segurança e bem estar dos maruinenses. Porém, é crucial que cada cidadão contribua à sua maneira, evitando jogar lixo e entulho nas ruas e, principalmente, nos córregos e no rio, pois, o volume já retirado de bueiros e manilhas até então, é muito grande, considerando que os trabalhos executados correspondem a apenas 10% dos serviços”, frisa.

Ascom ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Seduc finaliza mais um ciclo formativo para professores do Programa Alfabetizar pra Valer
Em ação do TCE/SE, corregedorias de dez tribunais de contas debatem inovações tecnológicas
Jornada Full Stack começa dia 27 e segue até dia 29 deste mês
Valdevan destina recursos para aquisição cestas em Itabaianinha