Aracaju, 28 de março de 2024

Aracaju sedia Seminário de Práticas Integrativas do SUS (Foto: Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
grande-seminario_funesa_310516

Nesta terça-feira, 31, a partir das 8 horas, acontece o “I Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: 10 anos da PNPIC – Avanços e Desafios”. O evento será realizado no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.

O seminário ocorre em alusão à celebração dos dez anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC-SUS), que contempla as áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia, promovendo a institucionalização destas práticas no SUS.

De acordo com Kátia Maria Menezes de Aragão, da Área Técnica das Práticas Integrativas e Complementares da SES, o evento comemora também “os avanços alcançados com a ampliação das práticas entre os trabalhadores da Atenção Básica no Estado de Sergipe”.

Em Sergipe, 15 dos 75 municípios desenvolvem práticas integrativas e complementares nas equipes de Atenção Básica, segundo dados da avaliação externa do último ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Avançamos, mas a ampliação ainda é necessária. São cotidianos os desafios para a institucionalização das PICs como parte da política pública de saúde na SES e refletir sobre esses desafios com o coletivo de gestores e trabalhadores do Estado é fundamental para o fortalecimento e ampliação dos avanços já alcançados”, disse Kátia.

Programação

08h às 9h – Credenciamento

09h às 09h30 – Solenidade de Abertura

09h30 às 12h – “Roda de conversa” com representante do Ministério da Saúde sobre a PNPIC, seu financiamento, avanços e desafios nesses 10 anos

12h às 13h – Almoço

13h às 17h – Exposição de experiências exitosas de PICs em Sergipe

Serviço

O quê: I Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Quando: Terça-feira, 31 de maio, das 8h às 17h

Onde: Auditório da Funesa, travessa Basílio Rocha, nº 49, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju

Fonte: SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também