Aracaju, 25 de setembro de 2021

Aracaju sedia Seminário de Práticas Integrativas do SUS (Foto: Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta terça-feira, 31, a partir das 8 horas, acontece o “I Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: 10 anos da PNPIC – Avanços e Desafios”. O evento será realizado no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.

O seminário ocorre em alusão à celebração dos dez anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC-SUS), que contempla as áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia, promovendo a institucionalização destas práticas no SUS.

De acordo com Kátia Maria Menezes de Aragão, da Área Técnica das Práticas Integrativas e Complementares da SES, o evento comemora também “os avanços alcançados com a ampliação das práticas entre os trabalhadores da Atenção Básica no Estado de Sergipe”.

Em Sergipe, 15 dos 75 municípios desenvolvem práticas integrativas e complementares nas equipes de Atenção Básica, segundo dados da avaliação externa do último ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Avançamos, mas a ampliação ainda é necessária. São cotidianos os desafios para a institucionalização das PICs como parte da política pública de saúde na SES e refletir sobre esses desafios com o coletivo de gestores e trabalhadores do Estado é fundamental para o fortalecimento e ampliação dos avanços já alcançados”, disse Kátia.

Programação

08h às 9h – Credenciamento

09h às 09h30 – Solenidade de Abertura

09h30 às 12h – “Roda de conversa” com representante do Ministério da Saúde sobre a PNPIC, seu financiamento, avanços e desafios nesses 10 anos

12h às 13h – Almoço

13h às 17h – Exposição de experiências exitosas de PICs em Sergipe

Serviço

O quê: I Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Quando: Terça-feira, 31 de maio, das 8h às 17h

Onde: Auditório da Funesa, travessa Basílio Rocha, nº 49, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju

Fonte: SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado