Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Embrapa e Emdagro unidas para difundir iLPF em Sergipe (Foto: Saulo Coelho)

articleEMBRAPA

Dirigentes da Embrapa e Emdagro assinam convênio

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) firmaram mais um convênio de cooperação técnica. O objetivo da parceria é fortalecer a transferência de tecnologias de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) junto a agricultores do estado.

Nesta terça-feira (31), o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Manoel Moacir Macedo, e o presidente do órgão estadual de assistência técnica, extensão e desenvolvimento rural, Jefferson Feitoza, assinaram o termo, que terá vigência de três anos.

O objeto do contrato envolve esforços conjuntos para compartilhar com os agricultores sergipanos – especificamente dos territórios da Cidadania do Centro-Sul e Agreste Central – conhecimentos e soluções tecnológicas sustentáveis em sistemas de produção que combinam criação de gado nos pastos com plantio de árvores e culturas agrícolas, tudo de forma integrada e com técnicas de manejo específicas.

A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) contribui para a redução do desmatamento e a diminuição das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, além de prevenir a degradação do solo pela monocultura e exaustão de nutrientes.

Pelos termos do convênio, as duas instituições somarão capital humano, insumos materiais e recursos financeiros em ações de transferência de tecnologia – cursos, palestras, instalação de Unidades de Referência tecnológica para visitação, produção e distribuição de publicações, entre outras – para disseminar práticas sustentáveis de iLPF junto aos agricultores dos dois territórios.

A coordenação técnica da Embrapa junto ao convênio ficará a cargo do pesquisador especialista em pastagens e forrageiras José Henrique Rangel, que lidera o projeto de transferência de tecnologia da Rede de Fomento em iLPF para a região Nordeste. A Emdagro designou o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Silva.

Feitoza destacou a importância de ter a Embrapa como parceira no fortalecimento das políticas de desenvolvimento do meio rural em Sergipe. “Embrapa e Emdagro são parceiras históricas e devem seguir caminhando juntas no estado para garantir desenvolvimento no campo”, afirmou.

Macedo enfatizou que o termo ora assinado se soma a uma série de outras frentes nas quais as duas instituições vêm atuando conjuntamente. “Há muitos anos temos pesquisadores da Emdagro atuando dentro do corpo de pesquisa da nossa Unidade, além de já termos firmado diversos convênios de cooperação técnica para atuar na construção de políticas amplas e ações pontuais, como combate a pragas e doenças e realização de estudos e pesquisas de cadeias produtivas específicas, como a citricultura”, ressaltou.

O presidente da Emdagro foi acompanhado pelo diretor Técnico Gismário Nobre. Da Embrapa, estiveram presentes na assinatura os chefes-adjuntos Marcelo Fernandes, de Pesquisa, e Ronaldo Resende, de Transferência, além do pesquisador especialista em produção animal Evandro Muniz e o economista Rogers Almeida.

Por: Saulo Coelho

Leia também