Aracaju, 17 de abril de 2024

Associação dos Artesãos do Centro J. Inácio tem nova diretoria (Foto: Pritty Reis)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
FotoPrittyReis

A Associação dos Artesãos que trabalham no Centro de Arte e Cultura J. Inácio se reuniu, na última segunda-feira, 30, para eleger novos componentes para a diretoria, apresentar novos artesãos e organizar o calendário de eventos para exposição. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).

Fundada em 13 de outubro de 2009, a Associação conta hoje com mais de 200 membros e é dirigida por presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretária e seis integrantes do conselho fiscal. “Hoje, estamos aqui reunidos para traçar algumas metas para o segundo semestre e para a eleição da vice-presidência e tesouraria”, disse Jean Angélica Coutinho.

A secretária Marta Leão destacou a importância do incentivo ao artesanato no estado através do Centro. “Através de uma gestão articulada entre a Seidh, o Centro de Artes e as associações, continuaremos buscando mecanismos para incentivar a participação de artesãos de todo o Estado. Queremos que o artesão que está lá no sertão também tenha a oportunidade de aperfeiçoar o seu produto e comercializá-lo de forma digna. Através do incentivo à economia solidária, nosso desejo é que esse artesão também tenha autonomia e capacidade de gerir a sua produção. E, para o fortalecimento de todos, é importante que a Associação dos Artesãos tenha sua própria sede e que o Centro de Arte J. Inácio sirva exclusivamente como vitrine para os produtos”, enfatizou a secretária.

Eleita para a vice-presidência, Sandra Mota explicou a importância da associação no incentivo à participação de novos artesãos e na inovação do espaço. “A associação e o Centro de Arte estão abertos para receber novos artesãos de todo o Estado para, juntos, fortalecermos o artesanato sergipano. Por isso, estamos nos articulando com a Secretaria para buscar alternativas de agregar os novos artesãos e dar a eles condições de se desenvolver a partir do que produzem”, pontuou.

Também participou da eleição o diretor do Centro de Arte, Guga Viana, que reconhece a necessidade de uma sede para a associação e valorização dos produtos artesanais genuinamente sergipanos e por isso defende o Centro de Arte como um espaço estratégico para o reconhecimento do artesanato local.

“Sem dúvida, o Centro de Arte é o espaço de escoamento de produtos genuinamente sergipanos, mas estamos buscando fortalecer ainda mais esse espaço e abrir para a participação de novos artesãos. Precisamos focar na qualificação profissional desses artesãos a partir das demandas que temos no Estado e, por isso, as ações voltadas para o fortalecimento do artesanato local para obter a geração de renda e a autonomia do artesão partem de um diagnóstico e apresentação do cenário atual do artesanato em Sergipe”, disse Viana.

Concluída a eleição, a nova diretoria da Associação dos Artesãos ficou composta da seguinte diretoria: Veralúcia Souza (presidente); Sandra Mota (vice-presidente); Jean Angélica Coutinho (tesoureira); e Lindinalva Alves (primeira secretária).

Texto: Ronald Dória

Edição: Rebecca Melo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também