Aracaju, 29 de março de 2024

COMERCIÁRIOS E PATRÕES NÃO CHEGAM A UM ACORDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É com grande expectativa que os empregados na área de comércio e serviços do Estado de Sergipe aguardam as negociações coletivas de trabalho. Segundo o presidente da Federação dos Empregadosno Comércio e Serviços de Sergipe, Ronildo Almeida, a categoria espera que o processo de negociação seja concluído o mais rápido possível, porque a data base da categoria é primeiro de maio. “ Esperamos fechar essa negociação em bloco com os patrões, porque do outro lado estão os interesses de todos empregados”, acrescentou.

Cabe aos trabalhadores e trabalhadoras,reivindicar, lutando e participando do processo de negociação, fortalecendo a luta junto aos seus Sindicatos, por melhores  condições de trabalho e aumento de salário, mostrando inclusive a sua insatisfação contra o descaso e o desrespeito do setor patronal.

-Nos últimos tempos, estamos tendo dificuldades com alguns seguimentos do patronato, alguns até devendo um reajuste de salário e condições de trabalho por falta de uma convenção coletiva de trabalho. Entendemos, ser uma politica ante sindical, retrógrada e com requinte de crueldade contra os trabalhadores que não se submetem a ser explorados com afalta de pagamento de horas extras, se contrapondo ao famigerado banco de horas empurrado de cima pra baixo para aumentar os lucros das empresas – explicou Ronildo.

Segundo o presidente da FECOMSE, a classe dos comerciários espera uma negociação respeitosa, assim como aconteceu em anos passados, mas que com as mudanças na Federação do Comércio do Estado de Sergipe, aonde existem interesses diversos, inclusive com retirada de conquistas da classe trabalhadora, entre outrasa terceirização defendida pelo deputado federal Laércio Oliveira, que também é o presidente da Federação dos patrões.

Dia 11 de maio foi realizada na Superintendência Regional do Trabalho, a primeira rodada de negociação da convenção coletiva de trabalho de 2016/2017, onde apenas o assessor dos Sindicatos dos Atacadistas e das Farmácias, não aceitou assegurar a data base,uma postura condenável pelos trabalhadores, porque no mínimo, foi desrespeitosa,  ante sindical e  nunca vista até hoje. A segunda rodada da negociação será realizada no próximo dia 31 de maio na SuperintendênciaRegional do Trabalho.

A segunda rodada de negociações foi realizada na manhã de terça-feira (31/05/2016) na Superintendência Regional do Trabalho, mas não chegaram a um acordo sobre as propostas dos trabalhadores no comércio e serviços de Sergipe. O mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, Nilson Socorro, marcou a terceira rodada de negociações entre a patronal e os empregados do comércio e serviços de Sergipe para o próximo dia 14 de junho, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

ASCOM-FECOMSE

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também