Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Cine Vitória recebe o Festival Varilux de Cinema Francês (Foto divulgação)

grande-varilux-2016-foto-divulgaçao_010616

Pelo quarto ano consecutivo, o Cinema Vitória será palco do Festival Varilux de Cinema Francês. Entre os dias 9 e 22 de junho, o público local poderá acompanhar o melhor das novas produções francesas. Filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França são alguns dos pontos altos da edição 2016 do Festival Varilux de Cinema Francês. Neste ano, o festival ganhará uma semana a mais de exibição em relação à edição anterior – ficará em cartaz de 9 a 22 de junho em 50 cidades brasileiras.  Ao todo, no Cinema Vitória, a programação contará com 15 filmes inéditos.

Dentro do diversificado leque de produções francesas, estão ainda na programação a premiada animação “Abril e o Mundo Extraordinário”, de Franck Ekinci e Christian Desmares, vencedor do prêmio Cristal no Festival de Annecy. Este é o único filme com classificação inicativa livre do festival; “O Novato”, do jovem diretor e roteirista Rudi Rosenberg, que com humor e ironia foca no universo adolescente baseado em suas próprias vivências; “A Corte”, comédia dramática de Christian Vincent, sobre um juiz durão que acaba amolecendo ao se deparar durante um julgamento com uma jurada por quem tinha sido apaixonado anos antes e o drama “Um Belo Verão”, de Catherine Corsini, que aborda as questões em torno da liberdade sexual e feminismo na Paris da década de 70.

Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier, há muito que comemorar. A edição 2016 do festival iguala o recorde de cidades – 50, ao todo -, mas dobra a duração do evento. “O Festival Varilux já se consolidou como um dos principais eventos incentivador e difusor da cultura francesa no Brasil. O público já reconhece a sua importância e, mais do que isso, espera ansiosamente pela realização do festival. Por isso, ganhar uma semana a mais de exibição é um presente para nós, realizadores, e principalmente, para o fã do bom cinema francês”, comemora.

Já para a diretora do Cinema Vitória, Deyse Rocha, é de extrema relevância receber o evento, tanto pelo potencial de conteúdos que o festival contém, bem como pelo marco que foi reabrir o espaço, em 2013, com a primeira edição do Varilux aqui em Aracaju. “Este é o quarto ano consecutivo que o recebemos e temos a plena certeza que o público sergipano prestigiará esta edição”, afirma.

Todas as informações sobre o Festival você pode conferir no site do Cine Vitória.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cine Vitória

Leia também