Aracaju, 16 de abril de 2024

Dados sobre câncer em Aracaju serão expostos na França (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
DSCN3487

A incidência do câncer e a mortalidade pela doença em Aracaju serão destaques em evento que ocorre de 7 a 10 de junho na França. Organizada pela Agência internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a iniciativa – denomiada Global Cancer: Occurrence, Causes, and Avenues to Prevention – contará com apresentação de trabalho do oncologista e mastologista Carlos Anselmo Lima, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS).

Ele, que é responsável pela Gestão de Ensino no HU, conta que o hospital está incluído no grupo das três instituições hospitalares que fazem o registro do câncer em Sergipe. Além do HU, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e o Hospital Cirurgia colhem esses números.

“Nossos dados são enviados para o Instituto Nacional do Câncer [Inca], para que façam parte das estatísticas brasileiras. O Inca envia essas informações para a Iarc, que as disponibiliza em uma publicação denominada Incidência de Câncer nos Cinco Continentes”, pontua o médico.

“Trabalho com informações sobre o câncer desde 1998, inclusive a minha tese de doutorado foi sobre esse tema”, complementa Carlos Anselmo, que é também coordenador do Registro de câncer de Base Populacional de Aracaju.

De acordo com ele, qualquer médico pode participar do evento. “A gente participa para trocar informações sobre a epidemiologia do câncer. A nossa expectativa é a utilização desses dados para a determinação de políticas públicas de saúde no Brasil”, informa o médico.

IARC

A Agência internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) é o órgão especializado em câncer da Organização Mundial de Saúde. Sua missão é coordenar e realizar pesquisas sobre as causas do câncer humano, seus mecanismos e desenvolver estratégias científicas para o controle do câncer. A Agência está envolvida na investigação epidemiológica, disseminando informações científicas através de publicações, encontros, cursos e bolsas de estudo.

Andreza Azevedo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também