Aracaju, 17 de setembro de 2021

Autoridades prestigiaram a abertura oficial da XX CNLE (Foto: César de Oliveira)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na noite dessa quarta-feira (01), ocorreu a abertura oficial da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), na Universidade Tiradentes (Unit). A solenidade do conferência, que vai até o dia 03 de junho, contou com a presença de autoridades tanto jurídicas, como políticas, do Brasil e do mundo. A Conferência é realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos – Unale.

Para Carlos Pinna, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), esse evento é muito significativo para o Estado e para o país. “ Isso eu falo com a autoridade de quem foi, durante 5 anos, presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Conta e tivemos sempre uma parceria muito boa com as assembleias e com as câmaras municipais. Essa conferência em Sergipe, estimula muito a atenção do povo, para o trabalho da Assembleia Legislativa aqui do nosso Estado (Alese). Fico muito feliz que o deputado Luciano Bispo, juntamente com demais parlamentares sergipanos, conseguiram trazer esse evento aqui para terras sergipanas e com a presença das maiores figuras do parlamento nacional”, ressaltou.

Outra autoridade que prestigiou o evento, foi o empresário e ex-governador de Sergipe, Albano Franco. “Sergipe está de parabéns, estou encantado com a importância desse encontro nacional da Unale em Aracaju. Parabenizo ao presidente da Alese Luciano Bispo e toda a comissão organizadora da casa legislativa e da Unale. Temos nesse evento convidados de peso, tanto nacionais, como internacionais, isso vai mostrar a relevância de Sergipe para o mundo”, disse.

Durante a abertura oficial, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaina/SE, que é a mais antiga instituição musical brasileira, tendo suas origens em 1745, com o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Os músicos foram aplaudidos de pé pelos participantes da solenidade. Ainda na ocasião, foi contada a história de Sergipe e de sua capital, Aracaju.

O deputado estadual sergipano e tesoureiro da Unale, Antônio dos Santos, se disse honrado em receber a conferência em seu Estado. “Não consigo expressar a alegria em sediar a XX Conferência da Unale, aqui em Sergipe. Gostaria de agradecer a todos os parlamentares do Brasil, que vieram com o objetivo de dar as mãos em prol da melhoria do país. Tenho certeza que esse será um grande evento”.

Luciano Bispo, presidente da Alese, avaliou positivamente o primeiro dia do evento. “Hoje tivemos palestras importantíssimas sobre questões femininas, questões de saúde, houve também um grande debate entre presidentes de assembleias, para discutir o fortalecimento dos parlamentos estaduais. Então nós estamos satisfeitos, pois o evento está sendo prestigiado por figuras de extrema importância, como Augusto Nardes, que é um grande palestrante e debateu justamente sobre as dificuldades financeiras do país, seguindo o tema central da XX CNLE: “Rediscutindo o Brasil”, finalizou.

O evento segue nesta quinta-feira (02), com a seguinte programação:

02 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA

8h – Credenciamento

9h30 – Palestra: “Desenvolvimento e Segurança Jurídica”

Palestrante: Ministro Emérito Joaquim Barbosa

11h – Painel: “Os desafios da modernização na gestão pública”

Palestrantes: Fernando Schuler e Bruno Quick

Mediador: Sandro Mabel

12h30 – Almoço

14h30 – Mesa redonda: Perspectivas Políticas e Econômicas – Consequências e Oportunidades

Palestrantes: Gustavo Loyola e Renato Casagrande

Mediadora: Jornalista Salete Lemos

13h30 – XXXII Reunião do Comitê Executivo da COPA (privada)

16h30 – Palestra: “Construindo a melhor versão do futuro”

Palestrante:  Carlos Hilsdorf

18h – Encerramento do dia

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Doações de órgão: chances dos sergipanos precisarem de transplante são bem maiores
Hospital Cirurgia realiza ação para comemorar Dia Mundial da Segurança do Paciente
Preço médio do óleo diesel segue em alta no início do mês de setembro e litro se aproxima de R$ 5,00, aponta Ticket Log
Sergipe mantém vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando portadores comorbidades