Aracaju, 28 de março de 2024

Autoridades prestigiaram a abertura oficial da XX CNLE (Foto: César de Oliveira)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
3caaaeb-4565-4a06-9a1c-18ea38abe83c

Na noite dessa quarta-feira (01), ocorreu a abertura oficial da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), na Universidade Tiradentes (Unit). A solenidade do conferência, que vai até o dia 03 de junho, contou com a presença de autoridades tanto jurídicas, como políticas, do Brasil e do mundo. A Conferência é realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos – Unale.

Para Carlos Pinna, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), esse evento é muito significativo para o Estado e para o país. “ Isso eu falo com a autoridade de quem foi, durante 5 anos, presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Conta e tivemos sempre uma parceria muito boa com as assembleias e com as câmaras municipais. Essa conferência em Sergipe, estimula muito a atenção do povo, para o trabalho da Assembleia Legislativa aqui do nosso Estado (Alese). Fico muito feliz que o deputado Luciano Bispo, juntamente com demais parlamentares sergipanos, conseguiram trazer esse evento aqui para terras sergipanas e com a presença das maiores figuras do parlamento nacional”, ressaltou.

Outra autoridade que prestigiou o evento, foi o empresário e ex-governador de Sergipe, Albano Franco. “Sergipe está de parabéns, estou encantado com a importância desse encontro nacional da Unale em Aracaju. Parabenizo ao presidente da Alese Luciano Bispo e toda a comissão organizadora da casa legislativa e da Unale. Temos nesse evento convidados de peso, tanto nacionais, como internacionais, isso vai mostrar a relevância de Sergipe para o mundo”, disse.

Durante a abertura oficial, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaina/SE, que é a mais antiga instituição musical brasileira, tendo suas origens em 1745, com o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Os músicos foram aplaudidos de pé pelos participantes da solenidade. Ainda na ocasião, foi contada a história de Sergipe e de sua capital, Aracaju.

O deputado estadual sergipano e tesoureiro da Unale, Antônio dos Santos, se disse honrado em receber a conferência em seu Estado. “Não consigo expressar a alegria em sediar a XX Conferência da Unale, aqui em Sergipe. Gostaria de agradecer a todos os parlamentares do Brasil, que vieram com o objetivo de dar as mãos em prol da melhoria do país. Tenho certeza que esse será um grande evento”.

Luciano Bispo, presidente da Alese, avaliou positivamente o primeiro dia do evento. “Hoje tivemos palestras importantíssimas sobre questões femininas, questões de saúde, houve também um grande debate entre presidentes de assembleias, para discutir o fortalecimento dos parlamentos estaduais. Então nós estamos satisfeitos, pois o evento está sendo prestigiado por figuras de extrema importância, como Augusto Nardes, que é um grande palestrante e debateu justamente sobre as dificuldades financeiras do país, seguindo o tema central da XX CNLE: “Rediscutindo o Brasil”, finalizou.

O evento segue nesta quinta-feira (02), com a seguinte programação:

02 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA

8h – Credenciamento

9h30 – Palestra: “Desenvolvimento e Segurança Jurídica”

Palestrante: Ministro Emérito Joaquim Barbosa

11h – Painel: “Os desafios da modernização na gestão pública”

Palestrantes: Fernando Schuler e Bruno Quick

Mediador: Sandro Mabel

12h30 – Almoço

14h30 – Mesa redonda: Perspectivas Políticas e Econômicas – Consequências e Oportunidades

Palestrantes: Gustavo Loyola e Renato Casagrande

Mediadora: Jornalista Salete Lemos

13h30 – XXXII Reunião do Comitê Executivo da COPA (privada)

16h30 – Palestra: “Construindo a melhor versão do futuro”

Palestrante:  Carlos Hilsdorf

18h – Encerramento do dia

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também