Aracaju, 28 de março de 2024

BRT não existe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Depois de tanto foguetório, desfile de ônibus articulados e propaganda caríssima, agora a Prefeitura de Aracaju nega a existência do Bus Rapid Transit (BRT). Aliás, só o prefeito João Alves Filho (DEM) e seus auxiliares enxergavam o moderno sistema de transporte nas ruas e avenidas da capital. Em audiência no Ministério Público Estadual, a SMTT informou existir apenas um projeto de BRT, orçado em R$ 102 milhões, além da licitação de três corredores por onde no futuro passarão os modernos ônibus. E aquelas faixas azuis e brancas pintadas em algumas avenidas da cidade? Segundo a Prefeitura, elas não podem, em hipótese alguma, ser chamadas de Bus Rapid Transit, pois são apenas faixas exclusivas de transporte público. ah, tá! Quer dizer, pintaram o asfalto, trouxeram do Recife alguns ônibus articulados e espalharam que era o BRT. Como os aracajuanos não engoliram a farsa e o Ministério Público resolveu tirar essa história a limpo, ficou o dito pelo não dito. Como tudo não passou de um sonho de uma noite de verão, seria bom que os vultosos gastos com propaganda e otras cositas mas também fossem devolvidos aos cofres públicos.

Temer ficha suja

O presidente biônico Michel Temerário (PMDB) é ficha suja, estando e inelegível pelos próximos oito anos. Segundo certidão da Justiça Eleitoral, o peemedebista foi condenado em colegiado sob a acusação de ter feito doações eleitorais acima do limite permitido. Agora tá explicado porque o presidente tampão escolheu para ser seu líder na Câmara Federal, o deputado ficha suja André Moura (PSC). Ambos são farinha do mesmo saco!

PT dividido

A depender da Juventude do PT em Aracaju, o partido não apenas apoia o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) como reforça a chapa comunista com a petista Eliane Aquino de vice. Em nota, a JPT elogia a posição do governador Jackson Barreto (PMDB) contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Adverte, porém, que a maioria do PMDB apoia os interesses e projetos políticos sórdidos para o Brasil, “o que torna inviável uma aliança política com os peemedebistas”. Danou-se!

Trincado na solda

O nosso sistema político trincou, deixando o Brasil próximo de países que vivem em instabilidade política. Esta afirmação foi feita pelo ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, durante a XX Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada em Aracaju. Segundo ele, “há um esforço grande para mostrar que tudo se passa na maior normalidade democrática, mas é difícil explicar ao mundo essa guinada tão brusca, essa troca de comando tão espetacular, nada sutil”. Misericórdia!

Tá fácil

Não é difícil reduzir o exagerado reajuste de 300% na Taxa de Terrenos de Marinha. Como este aumento teve como base a absurda majoração de 300% do IPTU, basta a Prefeitura de Aracaju enviar à Câmara um projeto desfazendo o que foi feito. Em vez de ficar se esgoelando contra o reajuste na Taxa de Terreno de Marinha, o vice Machadão (PSDB) poderia convencer o prefeito João Alves Filho (DEM) a reduzir o reajuste do IPTU. Fácil assim!

Cadê o dinheiro?

“Em qual bolso está o dinheiro do Forró Caju?”. O vereador Agamenon Sobral (PHS) é o autor da desconcertante pergunta. Aliado de primeira hora do prefeito João Alves Filho (DEM), o parlamentar garante que um empresário de festas pagou R$ 1,2 milhão à Prefeitura para explorar os espaços físicos da festa junina. Quanto à ameaça de ser processado por Carlos Batalha, secretário da Comunicação, Agamenon tira onda: “Eu fui eleito pelo povo e ele é secretário apenas por uma canetada de doutor João”. Homem, vôte!

“Medicina” natural

A greve dos profissionais de saúde da Prefeitura, que praticamente paralisou os postos de saúde, está levando o povo a procurar rezadeiras e pais de santo para se “tratar” com ramos e garrafadas. Os adeptos da medicina preventiva têm recorrido às cartomantes para adivinhar se ficarão doentes durante a paralisação. Estão de braços cruzados os dentistas, enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos em nutrição. Senhor, tende piedade de nós!

Padre feliz

O pré-candidato a prefeito de Socorro, deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB), não esconde a satisfação com o apoio anunciado pelo vereador Betinho (PMDB), que pensa em ser seu parceiro de chapa. “Juntos, teremos mais força para construir um projeto transformador e que melhore de verdade a vida de nossa gente”, escreveu o padre no Facebook.

Advocacia de luto

Sergipe perdeu ontem um de seus mais brilhantes advogados: doutor Osmário Vila Nova, ex-presidente da seccional sergipana da OAB. Vítima de falência múltipla dos órfãos, ele morreu aos 80 anos, tendo sido sepultado no Cemitério da Cruz Vermelha, em Aracaju.  Plagiando Machado de Assis, que a terra lhe seja leve, amigo!

Banco dos réus

E os deputados estaduais Gilson Andrade (PTC), Goretti Reis (PMDB) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB) estão novamente às voltas com a Justiça. Os três foram denunciados pelo Ministério Público por improbidade administrativa porque, conforme a acusação, desviaram verbas de subvenção da Assembleia. Paulinho, inclusive, já foi cassado e está impedido de colocar os pés no Legislativo. Cruz credo!

Recorte de jornal

Publicado na Folha de Sergipe, em 26 de maio de 1907

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também