Aracaju, 17 de abril de 2024

Centro-Dia de Referência promove atividades diferenciadas (Foto: Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
222222222222222222222

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), por meio do Centro-Dia de Referência, unidade de proteção social especial que atende jovens e adultos com deficiência na capital sergipana, promoveu um passeio para o Museu da Arte Sergipana para os usuários assistidos pelo equipamento social, nesta quinta-feira, 2. A atividade teve como intuito assegurar o convívio e a vivência familiar, comunitária e social a partir de experiências que promovem o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural.

Segundo a coordenadora da unidade, Jacqueline Guimarães, a atividade é uma forma de conectar os usuários à história de Sergipe, aproximando-os de pessoas e ambientes diferentes.

“Além do conhecimento adquirido, a observação das peças ativa a imaginação e os mantêm longe dos seus problemas e concentrados. Isso no dia a dia deles é difícil, devido às suas deficiências, a exemplo dos portadores de autismo, síndrome de Down, dentre outros. Também é uma forma de oportunizar a inserção destas pessoas na sociedade. É muito gratificante para nós observá-los tendo acesso às informações e sensações que numa tiveram antes”, destaca a coordenadora.

Ações

Os passeios fazem parte de um cronograma de atividades que os usuários da unidade têm mensalmente. Idas à praia, oficinas de pintura e comemorações fazem parte da rotina das pessoas com deficiência que são atendidas pelo Centro-Dia de Referência.

“Visamos inserir não só os usuários, mas também as famílias em atividades que garantam o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares para superar as fragilidades e diminuir os agravos decorrentes da dependência. Para isso, temos um planejamento de atividades na nossa unidade”, ressaltou a coordenadora.

O Centro-Dia de Referência atende pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos com dependência, ou seja, que necessitam de cuidados de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias. Para ter acesso ao serviço, o cidadão pode procurar a unidade que fica localizada na Travessa Canaã, s/n, no Pereira Lobo, ou podem ser encaminhados através de busca ativa de outros equipamentos de assistência social, de outras políticas públicas ou de órgãos do sistema de garantias de direitos.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também