Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SECRETÁRIA CONHECE TRABALHO DO NÚCLEO ESTRATÉGICO DA SES

2016-06-01-PHOTO-00000201

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, visitou o Núcleo Estratégico (Nest/SES) e pode conhecer a fundo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor. A equipe, que tem a coordenação de Eliane Nascimento, mantém uma rotina de produção, análise e disseminação de informações, com o objetivo de ponderar as situações de saúde e seus determinantes, monitorar possíveis catástrofes, acidentes, casos de violência e epidemias, a fim de auxiliar a tomada de decisão pela gestão.

A visita foi acompanhada pelo superintendente executivo da SES, Marcel Resende, e pelo diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Hans Lobo. “O Nest/SES gera conhecimento e auxilia na planificação de recursos, com base em evidências, de forma a contribuir para a redução das incertezas no processo decisório e na transparência das ações desenvolvidas na área da saúde. Esta é a nossa missão”, explicou a coordenadora.

Segundo Eliane Nascimento, há vários campos de atuação no Núcleo: Análise, Informação em Saúde, Geoprocessamento, Estatística, Observatório – que é a Sala de Situação – e Economia da Saúde. “Este último, inclusive, é uma novidade. No próximo mês de julho, vamos receber um técnico do Ministério para nos orientar na implantação desde processo. A área de Economia da Saúde fará os estudos socioeconômicos, orientando os gastos, tanto da SES quando das unidades assistenciais que, no futuro, também terão núcleos deste tipo para aprimorar esse trabalho”, relatou.

SALA DE SITUAÇÃO

Durante a visita, Conceição Mendonça também observou os avanços das ações coordenadas pela Sala de Situação no controle do Aedes aegypti e da Microcefalia, e foi informada de outras iniciativas que envolvem o trabalho do grupo. “O objetivo da Sala não é exclusivamente a situação epidemiológica das arboviroses. Paralelamente, estamos trabalhando a Influenza, violência, acidentes, entre outras temáticas”, esclareceu a coordenadora do Nest/SES.

De acordo com Eliane Nascimento, há ainda a produção de um painel de monitoramento de indicadores de saúde, em que a Sala de Situação vai acompanhar os agravos de notificação compulsória. O Núcleo já produziu Informes Epidemiológicos semanais e bimensais das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e Microcefalia, Violência contra a Mulher e Boletim sobre a saúde do Homem. Esses produtos estão disponíveis no Portal do Nest (observatorio.se.gov.br/saude/) ou no site da SES (saúde.se.gov.br).

O terceiro e último tópico do encontro foi um apanhado sobre a epidemiologia do Aedes em Sergipe. “Esse estudo é uma análise da Série Histórica das Arboviroses no estado, observando as especificidades por região de saúde e municípios. A intenção é analisar, a partir das notificações, o comportamento dos vírus e, desta forma, orientar a tomada de decisão”, complementou.

Ao final da reunião, a secretária Conceição Mendonça elogiou as ações executadas pela equipe, destacando a importância do trabalho para o aprimoramento da gestão da Secretaria de Saúde. “É essencial termos um Núcleo debruçado sobre esses dados, pois, é a partir desta avaliação detalhada de cada situação, que podemos direcionar as nossas estratégias e iniciativas. Vem acontecendo assim com os casos de Microcefalia, que estão sendo meticulosamente analisados pela equipe”, opinou a gestora.

Fonte SES

Leia também