Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Deputados fazem balanço positivo ao final da XX CNLE (Foto agencia Alese)

0312c-832c-4900-a459-234e81baed11

Terminou na tarde dessa sexta-feira (03), a XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, entidade que congrega 26 (vinte e seis) Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital e dos 1.059 (mil e cinquenta e nove) parlamentares estaduais.

Foram três dias de debates com a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades com o tema “Rediscutindo o Brasil”, com realização de palestras e debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais. Os parlamentares saíram otimistas do evento.

Para o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB/SE), que está em seu quinto mandato, de todos os eventos da Unale, este em Sergipe foi um dos melhores. “Foi um evento muito produtivo, no qual tivemos grandes palestrantes sendo três ministros com excelentes palestras, que nos deixaram muito otimista. Daqui sairá um documento mostrando realmente ao povo brasileiro e ao Congresso Nacional, a importância que tem os legislativos estaduais. Esperamos que toda a reflexão que aqui aconteceu realmente se transforme em ações concretas”, disse.

Segundo o deputado federal André Moura (PSC/SE), esse evento é fundamental, principalmente pelo momento que atravessa o país. “Estamos vivendo uma das mais graves crises econômicas e políticas do nosso país e esse evento, promovido pela Unale, que tem como anfitrião o Estado de Sergipe, permite a discussão de políticas públicas. Tenho certeza que a convergência de todas as ideias aqui discutidas, vai contribuir para que o país possa ter políticas públicas de melhor qualidade e mais eficiência”, ressaltou.

Eleição

Finalizando a vigésima conferência, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária, que votou e definiu a nova diretoria executiva da Unale.

A nova presidente da instituição, a deputada de Belém, Ana Cunha, tomou posse depois que a a diretoria da ex-presidência prestou contas. “Suceder a ex-presidente da Unale, Aparecida Gama, que é uma mulher extremamente guerreira, forte e de luta, e suceder também todos esses grandes homens que constituíram a Unale, é algo de grande responsabilidade e um momento de desafio para mim”, disse.

Confira toda a nova diretoria:

Presidente – Dep. Ana Cunha (PA)

1º Vice-presidente – Dep. Adjuto Afonso (AM)

2º Vice-presidente – Dep. Antônio dos Santos (SE)

3º Vice-presidente – Dep. Ciro Simoni (RS)

4º Vice-presidente – Dep. João Gonçalves (PB)

5º Vice-presidente – Dep. Itamar Borges (SP)

6º Vice-presidente – Dep. Luiz Bueno (GO)

Secretário-geral – Dep. Luciano Nunes (PI)

Secretária – Dep. Luana Ribeiro (TO)

Secretário – Dep. Sérgio Aguair (CE)

Secretário – Dep. Kennedy Nunes (SC)

Secretário – Dep. Igor Teles (MA)

Tesoureiro-geral – Dep. Sandro Locutor (ES)

Tesoureiro – Diogo Moraes (PE)

Tesoureiro – Dep. Chagas Romão (AC)

Tesoureiro – Dep. Jorge Everton (RO)

Tesoureiro – Dep. Wasny Roure (DF)

Presidente do Conselho Fiscal – Dep. Alencar da Silveira (MG)

Presidente da Secretaria Especial da Mulher – Dep. Celise Laviola

Presidente da Secretaria Especial da Juventude – Dep. Georgeo Passos (SE)

Presidente da Secretaria Especial de Saúde – Dep. Goretti Reis (SE)

Presidente da Secretaria Especial das Cidades – Dep. Raniery Paulino

Presidente da Secretaria Especial da Segurança – Dep. Eriberto Medeiros

Vice-presidente da Secretaria Especial da Segurança – Dep. Capitão Samuel (SE)

Presidente da Secretaria Especial da Educação, Ciência e Tecnologia – Dep. Ricardo Barbosa

Objetivo da Conferência

Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.

O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências, atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

Por Camila Ramos  e Glice Rosa – Agência Alese de Notícias

Leia também