Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SMS realiza mais de 250 atendimentos no Agita Augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)

phmbnail

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), realizou nesta sexta-feira, 3, o “Agita Augusto Franco”. O evento começou com uma caminhada que saiu Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco em direção a praça da Juventude, onde foram ofertados diversos serviços. Durante  toda a manhã foram feitos 253 atendimentos, sendo 58 aferições de pressão, 37 exames de glicemia, 52 testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite, 56 aplicações de vacinas, 27 avaliações nutricionais e 23 atendimentos com médico homeopata. Quem esteve presente também participou de aulas de alongamento e ginástica laboral.

O evento foi idealizado pelos profissionais da USF Augusto Franco com o propósito de combater o sedentarismo, como explica a apoiadora da região,  Leyde Rayane de Brito.“Nossa intenção aqui hoje é cuidar do bem estar da população do conjunto Augusto Franco. Para isso, trouxemos para a praça diversas ações de promoção, prevenção e diagnóstico desenvolvidas com a ajuda dos  estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT)”.

O secretário municipal de Juventude e Esporte,  Carlos Eloy, acompanhou de perto as atividades. “Essas ações demonstram a preocupação da Prefeitura de Aracaju em oferecer serviços de qualidade para a comunidade. É louvável essa iniciativa de sair dos prédios e ir até os locais públicos disseminando a importância da atividade física e promovendo a qualidade de vida”.

Os estudantes do curso de farmácia da UFS levaram mudas de plantas medicinais para distribuir para a população. “A gente sabe que muita gente utiliza as plantas de forma incorreta sem saber ao menos para que serve cada uma delas , por isso hoje estamos orientando a comunidade aqui do conjunto e também fazendo a distribuição de algumas mudas”,  disse o acadêmico Alex Silveira.

Já o doutor Agnaldo Santos, médico do PSF, levou até a praça medicamentos homeopáticos para orientar a população quanto ao uso deles. “Hoje em dia, ainda existe muita resistência a esse tipo de medicamento, então, essa é uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar para as pessoas os benefícios do tratamento homeopático”, enfatizou.

A aposentada Clara Marise, de 70 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Assim que vi a movimentação aqui, na praça, eu vim logo para conferir minha pressão  arterial e também a glicemia. Acho muito importante essas ações porque a gente realiza os exames de forma rápida sem ter que ficar em fila de espera”, comemora.

Fonte SMS

Leia também