Aracaju, 28 de setembro de 2021

Alguns cuidados simples podem evitar que a gastrite se torne uma úlcera (Foto divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

A gastrite é uma das doenças mais comuns que envolvem o sistema gastrointestinal e seus sintomas principais são sensação de queimação e dores no estômago, além de náuseas e refluxos, causados por uma inflamação aguda nas paredes estomacais.

Uma das causas mais comuns dessa doença é a bactériaHelicobacterpylori,que se hospeda no estômago e estima-se que cerca de 80% dos brasileiros estejam infectados por ela, porém é prejudicial para cerca de 5 a 15% dessas pessoas. Essa bactéria acabaenfraquecendo a mucosa estomacal,  possibilitando que o suco gástrico machuque as pareces do estômago.

Alguns cuidados, além do acompanhamento médico e da utilização de medicamentos adequados como o omeprazol, podem auxiliar a reduzir os sintomas e contribuir para a melhora de uma crise de gastrite. Mastigar bem a comida, por exemplo, contribui com o processo digestivo, já que é necessária uma menor quantidade de suco gástrico para digerir a comida. Evitar alimentos muito gordurosos também contribuem com a redução dos sintomas desagradáveis decorrentes de um quadro de gastrite, pois o processo de digestão desses alimentos é ainda mais lento.

Moderar o consumo de café e bebidas alcoólicas também é uma importante medida para evitar a evolução de um quadro de gastrite para uma úlcera, um machucado mais profundo no estômago e que tem como sintomas vômito, fezes com a presença de sangue e febre. O tratamento da úlcera é ainda mais complexo que o de uma gastrite, portanto é importante iniciar o tratamento o quanto antes.

Tabata Mertz

Mertz Assessoria1

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Samuel decidirá adiar casamento com Zayla em ‘Nos Tempos do Imperador’
Juliette recebe Pabllo Vittar no ‘TVZ’: ‘Fico hipnotizada quando olho pra ela!’
Larissa Manoela sai do mar de maiô cavado e ganha curtida de affair
Aos prantos, Luisa Mell relembra violência médica: “Não quero viver assim”