Aracaju, 26 de setembro de 2021

Orquestra Sinfônica participa de circuito em homenagem a Carlos Gomes (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Apresentação acontece em Aracaju na quinta-feira, 09, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) irá integrar a programação do VII Circuito BNDES Musica Brasilis – Viagens entre mundos, em concerto em homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes. Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, a apresentação acontece em Aracaju na quinta-feira, 09, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto.

Em uma série de espetáculos cênico-musicais na qual a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais, o Circuito conta com 14 apresentações em sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju, Paraty, Campinas e Belém. Além da homenagem a Carlos Gomes, o projeto faz referência a outras efemérides comemoradas em 2016, como os 200 anos do acordo de casamento de Leopoldina e D. Pedro, 200 anos da missão artística francesa e 80 anos de nascimento do compositor Raul do Valle.

Na capital sergipana a Orsse, regida pelo maestro Guilherme Mannis, terá o acompanhamento das sopranos Rosana Lamosa e Nalini Menezes, que interpretam as obras do compositor. Em paralelo, o ator Celso Jr. narrará trechos extraídos de cartas de Carlos Gomes e do livro “O Selvagem da Ópera”, de Rubem Fonseca.

Carlos Gomes ganhou o mundo com o sucesso de sua ópera “O Guarany”, baseada no romance de José de Alencar.  O repertório da apresentação incluirá partituras do compositor que recentemente foram editoradas e em breve estarão disponibilizadas gratuitamente no portal Musica Brasilis. O projeto realiza relevante trabalho de resgate e difusão de partituras brasileiras e já possui em seu acervo mais de 1200 partituras, de 500 compositores brasileiros.

Sobre o Circuito

Criado em 2009 pela cravista e pesquisadora, Rosana Lanzelotte, o Circuito BNDES Musica Brasilis é a única série de espetáculos multimídia voltados principalmente aos repertórios brasileiros de todos os tempos. Ao longo de seis edições, o Circuito realizou mais de 100 espetáculos em 24 cidades por todo o Brasil. O projeto é voltado aos repertórios brasileiros, em que obras clássicas são contextualizadas por imagens e narração.

Serviço

O Selvagem da Ópera

Data: quinta-feira, 09 de junho

Horário: 20h30

Local: Teatro Tobias Barreto

Endereço: av. Tancredo Neves, 2209, Inácio Barbosa

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Ascom Secult

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado