Aracaju, 28 de março de 2024

Orquestra Sinfônica participa de circuito em homenagem a Carlos Gomes (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
530777f5f24c77208bd32118f06e0

Apresentação acontece em Aracaju na quinta-feira, 09, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) irá integrar a programação do VII Circuito BNDES Musica Brasilis – Viagens entre mundos, em concerto em homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes. Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, a apresentação acontece em Aracaju na quinta-feira, 09, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto.

Em uma série de espetáculos cênico-musicais na qual a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais, o Circuito conta com 14 apresentações em sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju, Paraty, Campinas e Belém. Além da homenagem a Carlos Gomes, o projeto faz referência a outras efemérides comemoradas em 2016, como os 200 anos do acordo de casamento de Leopoldina e D. Pedro, 200 anos da missão artística francesa e 80 anos de nascimento do compositor Raul do Valle.

Na capital sergipana a Orsse, regida pelo maestro Guilherme Mannis, terá o acompanhamento das sopranos Rosana Lamosa e Nalini Menezes, que interpretam as obras do compositor. Em paralelo, o ator Celso Jr. narrará trechos extraídos de cartas de Carlos Gomes e do livro “O Selvagem da Ópera”, de Rubem Fonseca.

Carlos Gomes ganhou o mundo com o sucesso de sua ópera “O Guarany”, baseada no romance de José de Alencar.  O repertório da apresentação incluirá partituras do compositor que recentemente foram editoradas e em breve estarão disponibilizadas gratuitamente no portal Musica Brasilis. O projeto realiza relevante trabalho de resgate e difusão de partituras brasileiras e já possui em seu acervo mais de 1200 partituras, de 500 compositores brasileiros.

Sobre o Circuito

Criado em 2009 pela cravista e pesquisadora, Rosana Lanzelotte, o Circuito BNDES Musica Brasilis é a única série de espetáculos multimídia voltados principalmente aos repertórios brasileiros de todos os tempos. Ao longo de seis edições, o Circuito realizou mais de 100 espetáculos em 24 cidades por todo o Brasil. O projeto é voltado aos repertórios brasileiros, em que obras clássicas são contextualizadas por imagens e narração.

Serviço

O Selvagem da Ópera

Data: quinta-feira, 09 de junho

Horário: 20h30

Local: Teatro Tobias Barreto

Endereço: av. Tancredo Neves, 2209, Inácio Barbosa

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Ascom Secult

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também