Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

MUDANÇAS EM SOCORRO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Cada eleição é um caso aparte. Nem sempre a composição montada para o pleito anterior se mantém no próximo. A busca pela manutenção ou fortalecimento de espaço é que provoca dissensões. Dentro de uma rápida análise do momento atual, as coligações de 2014 serão diferentes das que se tentam formar para o pleito municipal deste ano. Tanto na oposição, quanto na situação, as alianças serão outras.

Em Nossa Senhora do Socorro,  cidade da grande Aracaju que tem o segundo maior eleitorado do Estado, detecta-se problemas. O prefeito do município, Fábio Henrique (PDT), ainda diz – publicamente – que a aliança prioritária do seu grupo político era com o governador Jackson Barreto (PMDB), mas com o partido (de JB) declarando apoio à précandidatura do Padre Inaldo (PCdoB), em razão da indicação do vice, vereador Betinho (PMDB), o PDT vai formará uma aliança.

A disputa em Socorro será renhida. Os três précandidatos expõem força eleitoral. Se um deles tem apoio do Governo pode ter chances maiores. A decepção, acompanhada de frustração e raiva, é porque o grupo liderado pelo prefeito Fábio Henrique foi o único que entrou na campanha em 2014, com objetivo de eleger JB governador do Estado. E todos saíram vitoriosos.

A chapa que o PMDB apoia dois anos depois será liderada pelo deputado Padre Inaldo, que integrou o grupo que ainda hoje faz oposição ao Governo do Estado.

Fábio Henrique e José Franco (PSDB) – Zé também integrou o bloco contra JB em 2014 – tiveram uma conversa aberta e pública, sem qualquer avanço para aliança, mas há possibilidade dos dois retornarem a atuar juntos no próximo pleito. Mesmo com tudo isso, Fábio só adotará qualquer posição depois de um contato com Jackson.

REUNIÃO

A bancada de Sergipe se reuniu ontem para fechar a relação de indicados para órgãos federais no Estado e discutiram todos os espaços.

Como havia muita gente, a aprovação foi demorada.

PROBLEMA

Houve um problema entre o deputado federal Fábio Reis (PMDB) e o senador Eduardo Amorim (PSC) na disputa pela Delegacia da Agricultura.

Fábio decidiu abrir mão em favor do senador.

LÍDER

O líder do Governo, André Moura (PSC), já tem em mãos relação de nomes escolhidos pela bancada, para ocupar espaços em órgãos do Governo no Estado.

Vai passar os nomes para o ministro Geddel, que os analisa a partir de hoje.

COM TEMER

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), marcou reunião com governadores de todos os Estados, na próxima quarta-feira (15).

Jackson Barreto já confirmou participação.

BRASÍLIA

Jackson Barreto está em Brasília e participou de reunião dos governador com presidente do Senado Renan Calheiros, em que discutiu impactos do Projeto do Simples.

JB também começou a visitar Ministérios.

ESPAÇO

Jackson admite que teve boa receptividade em toda área do Governo e trabalha para conquistar espaços, porque “tem consciência de que Sergipe precisa”.

Nesse momento, o governador está apagando arestas.

ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, faz uma avaliação dos précandidatos Zezinho Sobral (PMDB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB), colocadas para disputa.

Disse que a escolha será pelo nome que apresentar maior viabilidade eleitoral.

EMPAREDADO

Rogério reforçou que seguirá o caminho da lealdade e que não vai empurrar “a faca no pescoço” de Jackson Barreto para apoiar este ou aquele candidato.

– Todo meu esforço hoje é que o governador não seja emparedado, disse.

MAGOADO

Um auxiliar direto de Jackson (pediu off) disse ontem que o PT só tem dado ‘pedrada’ no governador: “até de golpista, indiretamente, alguns petistas o chamaram”.

– Jackson está muito magoado com isso, disse.

CHICO

O secretário Chico Dantas, da Sedetec, explicou ontem que o governador Jackson Barreto jamais o tratou de forma deselegante, como circulou nas redes sociais.

– Jackson sempre me dispensou tratamento cordial e respeitoso, disse.

MOVIMENTO

A Assembléia Legislativa será bem movimentada na próxima semana, com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). Terá discussão intensa.

O debate: Legislativo e Judiciário assumem ou não a previdência dos servidores.

COMPLICA

Um deputado acha que se assumirem integralmente complica tudo, porque prejudica aos dois poderes que terá uma sobrecarga pesada em suas finanças.

Admite que o Executivo participe de parte do pagamento.

SEM LUZ

A reunião do Diretório Municipal do PT em Aracaju não realizou a reunião marcada para ontem na sede do partido. Razão: a energia estava cortada.

Ficou para segunda-feira, em um hotel da orla.

ZÉ FRANCO

“A ideia de dizer que sou o vice-prefeito na chapa de Klewerton Siqueira (PDT), que é précandidato a prefeito de Socorro, é de babaca”, disse Zé Franco |(PSDB).

– Respeito todos os précandidatos e quero que me respeitem, insistiu.

CONCILIAÇÃO

Ex-prefeito, Zé Franco diz que é précandidato como são Padre Inaldo, Klewerton Siqueira e Dr. Samuel, mesmo assim “trabalho por uma conciliação”.

– Mas claro que ter haver quatro candidatos, disse.

VISITA

Zé Franco contou que Fábio Henrique (PDT) foi lhe visitar como presidente do partido e conversamos muito sobre as eleições de Socorro.

– Como presidente do PSDB, também vou visitá-lo dentro de mais alguns dias.

NADA DECIDIDO

Não houve decisão na reunião de terça-feira à noite, ocorrida em Brasília, com o PSB e PRB. O objetivo era uma aliança entre os dois partidos nas capitais.

PSB apoiara PRB no Rio. Já o PRB ficaria com o PSB em Aracaju e Fortaleza.

ARACAJU

Em Aracaju a situação será outra. As conversas vão acontecer via lideranças estaduais dos dois partidos, que é a forma de resolver esse tipo de aliança.

As duas legendas podem estar juntas nas eleições municipais.

Notas

Gastos – Segundo opina o cientista político Gaudêncio Torquato, o presidente interino Michel Temer (PMDB) fez muito bem em diminuir as mordomias da presidente afasta Dilma Rousseff. Só de alimentação, Dilma gastou no último mês 62 mil reais com uso do Cartão corporativo. É muita cesta básica.

0x0

Igor – Médico Igor Alexandre Menezes, do Hospital das Clínicas de Curitiba, participa do 1º Jantar-Palestra, dia 17, às 18 horas, sobre “Microcirculação, Microreatividade Vascular e Choque Séptico: Bases fisiopatológicas e perspectivas para pesquisas”. Será no Sal e Brasa a preços de R$ 60 até dia 13 e de R$ 80 após dia 13.

0x0

Boquim – O Partido dos Trabalhadores de Boquim escolheu o advogado e bancário Chicão Almeida para ser o précandidato da legenda a prefeito nas eleições de outubro. O lançamento da précandidatura será no dia 19 deste mês. Boquim caminha para ter três chapas disputando a Prefeitura Municipal.

0x0
Minha casa – Deputado Fábio Reis (PMDB) esteve com o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, a quem solicitou a retomada completa do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo Fábio, as famílias com baixa renda precisam ter acesso à moradia, e foram estas as mais prejudicadas com as novas medidas.

0x0

“Zero” – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ontem que é “zero” a interferência do governo quando o assunto é o processo que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) enfrenta no Conselho de Ética da Câmara. De acordo com o ministro, o interesse do governo é que as instituições funcionem bem.

0x0

Japonês – A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou ontem nota de apoio ao agente da PF Newton Ishii, conhecido como ‘Japonês da Federal’ e que foi preso na sede da PF em Curitiba para cumprir pena de quatro anos e dois meses de prisão por descaminho e corrupção quando atuava em Foz do Iguaçu.

Conversando

Meta – O presidente interino Michel Temer disse ontem que a retomada do crescimento é a meta da área econômica de seu governo.

Ideologia – Para Temer essa questão da ideologia hoje está inteiramente fora de moda, o que as pessoas querem são resultados.

Lula – Ex-presidente Lula venceria no primeiro turno em todos cenários apontados por pesquisa realizada pela CNT/MDA.

Apoio – Edvaldo Nogueira afirma que candidatura da capital não se relaciona com Socorro. Diz que apoiará Padre Inaldo e buscará apoio do PDT em Aracaju.

Mágica – Valdete Rodrigues diz que Edvaldo vai fazer mágica ou pensa que Fábio Henrique é algum idiota. PCdoB e PMDB estarão juntos em Socorro contra o PDT.

Projeto – Georgeo Passos fala sobre aprovação do seu projeto de lei que proíbe a discriminação a pacientes de planos de saúde em clínicas privadas.

Privatização – Presidente do Sindisan denuncia plano de sucateamento do Deso, que permitirá a privatização da companhia.

Peões – Sargento Edgar não entende Janot, afirmou que Lula era o chefe do petrolão e só pede a prisão dos peões. Que discriminação!

Digitais – Michel Temer caiu na besteira de aproveitar ministro de Dilma, deu no que deu: tinham as digitais da corrupção.

Leia também