Aracaju, 28 de julho de 2021

ITPS comemora 93 anos de serviços prestados (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta terça-feira, 5,  o Governo do Estado realizou um ato simbólico para comemoração dos 93 anos de atividade do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Completada no último mês de junho, a data foi comemorada durante solenidade na sede do Instituto e contou com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Chico Dantas, do diretor-presidente Jécson Léo Araújo, servidores da casa, bolsistas, estagiários e colaboradores.

Inserido entre os institutos de pesquisa mais antigos do país, o secretário Chico Dantas falou da importância do ITPS em Sergipe, e parabenizou a todos em nome do governador Jackson Barreto.  “O Instituto é um marco na evolução da ciência e tecnologia no Estado, pois contribui para a promoção do desenvolvimento regional e local, com perspectivas de investimentos no campo da química, da metrologia e demais ciências. O ITPS continuará a sua trajetória de órgão difusor e executor da ciência e tecnologia em Sergipe, inclusive com o incentivo do Governo do Estado na modernização e atualização dos seus laboratórios”, pontuou o secretário ao destacar que o Instituto conta com uma equipe de funcionários dedicados e preparados, que sob a gestão de um corpo diretivo técnico e eficiente conduzem o ITPS.

Fundado em 27 de junho de 1923, na administração do governador Maurício Graccho Cardoso, o ITPS foi criado com o objetivo de dar suporte às atividades industriais – na época ainda denominado de Instituto de Química Industrial – o ITPS se modernizou e hoje tem importante papel a desempenhar no processo de desenvolvimento do Estado de Sergipe, como instituição de pesquisa e de apoio tecnológico.

O diretor-presidente Jécson Léo, ressaltou que o Governo de Sergipe não só tem entendido o papel do Instituto, como vem investindo na modernização de sua infraestrutura nos últimos  anos.  “Atualmente o órgão dispõe de seis laboratórios, oferecendo diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos industriais, produtos químicos e resistência de materiais”, detalhou o diretor ao informar que esteve em Brasília no mês de julho em busca de mais recursos para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe, órgão vinculado ao  ITPS, para que continue a cumprir o dever que é de dar suporte à sociedade e proteger o consumidor.

Servidora há 30 anos, Walkíria Carvalho expressou a felicidade de estar presente nesses 93 anos do Instituto. “O ITPS passou por várias fases boas e ruins, mas nos últimos anos deu uma boa guinada graças aos últimos investimentos que foram feitos por parte dos Governos. Sou química industrial e foi aqui que coloquei em prática tudo que aprendi com a minha profissão. O ITPS é a minha casa”, comemorou.

Assessoria de Comunicação – Ascom

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Telhado do Centro de Idosos de Estância prestes a desabar
Governador Belivaldo Chagas reúne gestores para alinhar estratégia de desenvolvimento do estado
Prefeitura de Barra dos Coqueiros realiza posse de 10 concursados da área de saúde  
Juíza Maria Angélica França e Souza é nova Desembargadora do TJSE