Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

DRE 8 implanta Grupo de Discussão de Educação Ambiental (Foto ascom)

_______Conceição

A Diretoria Regional de Educação 8 realizou nesta quinta-feira, 7, a primeira reunião do Grupo Permanente de Discussão de Educação Ambiental. O encontro aconteceu no auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), em Aracaju, contando com uma palestra sobre os Fundamentos Teóricos da Educação Ambiental, proferida pela técnica da Secretaria de Estado da Educação, Conceição Cruz.

O grupo permanente de discussão visa potencializar o processo de gestão e ensino/aprendizagem, criando uma rede de ações articuladas entre professores, equipe diretiva e equipes técnicas da Seed e da DRE 8.

As reuniões serão bimestrais, com agenda pré-estabelecida, datas programadas e carga-horária de 20h.

No primeiro encontro, a técnica do Núcleo de Diversidade e Cidadania, Conceição Cruz, fez uma reflexão sobre os conceitos formal e informal do que é educação ambiental e meio ambiente. Também levou ao encontro um balanço histórico da legislação até a Diretriz 2, de 15 de junho de 2012.

“Trouxemos um aparato legal para reflexão de todos. Precisamos problematizar o tema para que também haja soluções e saiamos daqui com proposta de ações para os ensinos médio e fundamental”, afirmou.

Formação e discussão permanente

O Grupo Permanente de Discussão da Educação Ambiental vem ao encontro do que preconiza a Lei 9.795/99, quando estabelece que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar nos currículos oficiais da educação básica.

Os cinco encontros programados pretendem discutir conceitual, procedimental e atitudinalmente a educação ambiental nas escolas da DRE 8, de forma transversal e permanente.

“Queremos contribuir para a formação dos professores, gestores, coordenadores pedagógicos. O próximo encontro acontecerá dia 26 de agosto”, disse Aparecida dos Santos, coordenadora de Educação Ambiental da DRE 8.

Sistematização de ações

A Educação Ambiental faz parte das atividades do Serviço de Educação em Direitos Humanos/Núcleo de Diversidade e Cidadania (SEDH/Nedic). Na última quarta-feira, 5, os coordenadores de Educação Ambiental das Diretorias Regionais de Educação de Sergipe se reuniram para discutir as ações estratégicas integradas referentes ao segundo semestre de 2016.

As atividades já realizadas foram avaliadas pelos técnicos, a exemplo do lançamento da Agenda Ambiental da DRE 6 e das capacitações e rodas de conversas da DRE 1, além da criação do grupo permanente de discussão da DRE .

“Estamos avaliando as ações já realizadas, apresentando os relatórios e planejando sistematicamente para o segundo semestre. Sabemos que a equipe é comprometida, proativa e devemos reconhecer”, afirmou Conceição Mascarenhas, coordenadora do Nedic.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também