Aracaju, 28 de março de 2024

ANAC REGISTRA REDUÇÃO NO TEMPO DE FILAS NOS AEROPORTOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_jc-1-2

No segundo dia de vigência dos novos procedimentos de inspeção de passageiros para voos domésticos nos aeroportos do país, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou hoje (19) uma redução no tempo médio de espera nos horários de picos em relação a ontem (18). Em Congonhas (SP), onde ontem foram registradas filas de até 45 minutos, hoje o tempo de espera passou para 28 minutos.

Em Guarulhos, o tempo passou de 11 para 10 minutos. No aeroporto de Santos Dumont (RJ), o tempo de espera permaneceu em 15 minutos. Já no aeroporto do Galeão (RJ), onde ontem não foram registrado tempo adicional de filas, hoje a espera foi de seis minutos.

Segundo a Anac, em São Paulo os fiscais da agência reuniram-se com representantes das companhias aéreas e do operador aeroportuário para discutir medidas para garantir aumento da fluidez no processo de inspeção.

A recomendação da Anac é para que os passageiros cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência em relação ao horário da decolagem. A orientação é que os passageiros retirem cintos e demais objetos metálicos antes de passar pelo pórtico (raios X). Quem estiver levando notebook na bagagem de mão deve colocar o aparelho em uma uma bandeja separada.

Qualquer passageiro poderá ser submetido ao scanner corporal ou por uma revista física aleatória. Nesse caso, o passageiro poderá ser revistado por um agente de proteção da aviação civil do mesmo sexo, mesmo se o alarme do equipamento de raio X não tiver disparado.

Também poderá ser solicitada a inspeção manual de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios X. A Anac informou que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo “zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também