Aracaju, 29 de março de 2024

Ação pedagógica do TCE concorre ao Prêmio Innovare (Foto: Cleverton Ribeiro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_________tce

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) teve a sua inscrição selecionada para concorrer ao Prêmio Innovare por meio do projeto “TCE Itinerante”. Para certificarem-se da eficiência do projeto, os consultores Leyla Hora e Carlos Edgar Andrade Leite visitaram o Tribunal nesta segunda-feira, 25 e informaram aos conselheiros presentes detalhes da premiação que ocorrerá em dezembro, na capital federal.

O prêmio é de âmbito nacional, reconhece e dissemina práticas inovadoras realizadas por profissionais e instituições públicas e privadas que busquem melhorar a qualidade das práticas jurídicas e a modernização da Justiça Brasileira. O TCE Itinerante cumpriu os requisitos buscados e está selecionado para concorrer, de início, com outros Tribunais de Contas do país. Alcançando sucesso nesta fase, poderá disputar o prêmio com os candidatos das demais categorias.

Para Leyla Hora, chama atenção o fato do Tribunal sergipano romper barreiras para levar orientação aos gestores e servidores. “O TCE Itinerante faz um trabalho muito importante de orientação e prevenção ao capacitar os gestores e servidores do interior do estado. Além disso, é um projeto de fácil replicação por outros Tribunais, algo que já vem acontecendo”.

O diretor da Escola de Contas do TCE/SE, Carlos Aberto Sobral de Souza, vê com entusiasmo esse reconhecimento. “É uma grande satisfação que sinto por termos sido classificados. Levar o TCE aos cidadãos é importante para que vejam que o Tribunal de Contas não é só um órgão de sanção, é um órgão que educa, orienta e ensina também”.

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, é fundamental para continuação e melhoria dos projetos que os órgãos públicos sejam reconhecidos pelo sucesso das iniciativas e pela aproximação com os gestores e a população.

“O Tribunal de Contas vem fazendo um trabalho consistente de orientação, buscando levar para os gestores e servidores das câmaras municipais e prefeituras algumas iniciativas que vão ser de grande valia na prestação de contas para o Tribunal. Essa iniciativa de aproximação que estamos fazendo com os gestores vem de outras gestões. Ela está sendo ampliada e já rende outros frutos, como o ‘TCE Interestadual’ e o ‘TCE Vai à Escola’”, disse o presidente.

Estiveram presentes na reunião os conselheiros Carlos Pinna de Assis, que, quando presidente, também valorizou o projeto em sua gestão e a coordenadora da Ecojan, Patrícia Verônica. A coordenadora contribuiu para a evolução do TCE Itinerante e entende o prêmio como uma chance de tornar público o projeto.

“Concorrer ao prêmio significa publicizar essa atividade grandiosa do Tribunal, que sai da sua zona de conforto e se direciona ao público alvo em cada município pólo, no sentido de levar conhecimento aos colaboradores e prevenir falhas por parte dos gestores. Nós que fazemos parte do Tribunal ficamos muito felizes e honrados por essa valorização”, explicou.

Fonte TCE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também