Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Cirurgia ortognática: conheça os benefícios do procedimento (pixabay.com)

________________1012276_640-1

Durante o crescimento dos ossos da face e da substituição dos dentes de leite pelos permanentes, ainda na infância, muitas pessoas podem apresentar algumas deformidades na região, que podem incluir desde dentes tortos e encavalados até a má formação óssea das arcadas, maxilares, queixo e maças do rosto.

Além de prejudicar a harmonia estética do rosto, problemas como esse também podem prejudicar funções vitais do organismo humano, como a mastigação e a fala, além de causar desconfortos, dores e estalos nas articulações da mandíbula.

Mas, graças aos avanços multidisciplinares da odontologia moderna, o quadro pode ser revertido através da cirurgia ortognática, procedimento que reposiciona os ossos dos terços inferiores da face, recuperando o pleno funcionamento e posicionamento da mordida, além de melhorar dramaticamente a simetria do sorriso dos pacientes.

Indicações para a cirurgia ortognática

Em muitos casos, o uso dos diferentes modelos de aparelhos ortodônticos não é suficiente para reposicionar os dentes perfeitamente nos ossos da boca, principalmente quando há má formação na região. Nessas situações, o dentista ortodentista indicará a cirurgia ortognática.

Apesar de se tratar de um procedimento cirúrgico detalhado e que deve ser conduzido por uma equipe de profissionais especializados, os resultados são muito previsíveis e positivos para os pacientes.

Por se tratar de um procedimento reparador definitivo, a cirurgia ortognática exige uma fase de preparação da região, que inclui tratamentos dentários e ortodônticos que podem levar alguns meses, dependendo dos progressos de cada paciente.

Chegada a data da cirurgia, o paciente é encaminhado para ambiente hospitalar e submetido à anestesia geral para realização dos procedimentos de reposicionamento dos ossos da face. Geralmente, após 24 horas de sua realização, o paciente recebe alta e deve realizar repouso, além de praticar uma dieta composta de alimentos leves e de consistência líquida e pastosa, até que a cicatrização da área operada cicatrize por completo.

Após a recuperação, o paciente terá suas funções articulatórias reparadas, além de uma estrutura facial inferior totalmente reposicionada, o que proporciona mudanças profundamente positivas na aparência de seu sorriso, que se torna mais alinhado, harmonioso e equilibrado.

Vale lembrar que apesar dos grandes efeitos estéticos, muitas vezes comparados a de uma cirurgia plástica, o foco da cirurgia ortognática é reparar a estrutura óssea dos terços da face, devolvendo o formato, o alinhamento e o pleno funcionamento região bucal.
Por: Aline Matos

Assessora de Imprensa Link Builder

 

Leia também