Aracaju, 22 de setembro de 2021

Falta dinheiro, bom senso e agora equilíbrio ao governo de JB!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A crise que assola Estados e municípios brasileiros é uma realidade para todo mundo. Sergipe não é uma “ilha” e também tem seus problemas financeiros como o restante dos entes federativos do País. Mas somado à crise, o nosso governo tem outro problema crônico: a falta de planejamento. Há um descontrole em diversas áreas e, ao que parece, não existe uma “unidade administrativa”. É cada um olhando para o seu lado e ponto final! O interessante é que, mesmo com dificuldades, tudo caminhou muito bem até outubro de 2014, quando das eleições estaduais que culminou com a vitória massacrante do governador Jackson Barreto (PMDB) nas urnas.

Depois daquele resultado exitoso, de bem com boa parte da população, eis que vieram os primeiros problemas financeiros e administrativos. Naquele final de 2014 os servidores públicos passaram a conhecer o parcelamento de seus salários, os sucessivos atrasos, sem que houvesse nenhuma previsão de reajuste salarial. Aprovado pela Assembleia Legislativa em meados daquele ano, o PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) do funcionalismo público demorou dois anos para ser implantando e ainda veio com os valores desatualizados. Uma conquista histórica dos trabalhadores que não foi efetiva pela falta de planejamento de um governo que gastou demais no ano eleitoral.

Uma realidade que estava mascarada em 2014, veio a tona com força e se perdeu o controle com a crise que assola o País. O governador mudou a data de pagamento dos servidores para o dia 11 de cada mês, anunciando que em Sergipe não existiria mais parcelamento de salários. Agora em Setembro, por exemplo, o governo já começou a pagar, é verdade, mas apenas uma parte dos salários. O “grosso” virá possivelmente depois do dia 20. Lembrando que, no mês passado, o governo só pagou os salários dos aposentados e pensionistas no dia 27, praticamente um mês após a antiga data de pagamento.

São tantos “dados mascarados” e não se vê ações que representem economia por parte do governo. O Diário Oficial do Estado não revela economia alguma! Até a reforma da cozinha do Palácio de Veraneio será feita em plena crise financeira. É sinal que, além da falta de dinheiro que o governo anuncia pelos quatro cantos, há também na estrutura administrativa uma profunda falta de bom senso. Existem exemplos de profunda falta de planejamento. Enquanto isso, um policial militar ganha R$ 8 de ticket alimentação, valor irrisório que não comporta uma refeição, mas um lanche.

Como se não bastasse a escassez de recursos e a falta de uma priorização para algumas áreas estratégicas, agora o governo demonstra que está perdendo completamente o equilíbrio. Diante da invasão de bandidos contra a emissora de rádio 103 FM, de propriedade da esposa do candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), quando bandidos fizeram de reféns a locutora que trabalhava no plantão do sábado (10), seu filho e outros funcionários. Todos os pertences foram levados e eles foram ameaçados por diversas vezes. No domingo (11), o governo surpreendeu a sociedade, que já está assustada com tanta violência, e fez uma “visita” à rádio para prestar solidariedade. Três dos principais nomes da Segurança Pública do Estado estavam lá. E não há problema algum nisso.

Agora, como perguntar não ofende, cadê a solidariedade do governo com a lanchonete na praça pública, com a pizzaria, com o restaurante, com as vítimas nos pontos de ônibus? Por que só a 103 FM? Mas o pior ainda estava por vir: o Estado emitiu uma nota oficial, lamentando o assalto, prestando solidariedade e (pasmem) insinuando que a “invasão” poderia ter conotação eleitoral. É sério, leitor! Na nota o governo diz que “pelo momento político em que estamos vivendo, onde diversos interesses estão em jogo nesse processo”… chega a ser absurda e leviana esta insinuação! Querer “jogar para a torcida” que os candidatos João Alves (DEM) e Valadares Filho (PSB) têm relação um assalto? É um pouco demais, ou não? O governo demonstra desequilíbrio, quando atua e até quando se pronuncia…lamentável!

Veja essa!

Alimentando a “teoria da conspiração” do governo do Estado, será que pela história que escreveu ao longo de décadas, João Alves Filho seria capaz de articular um atentando contra uma emissora de rádio?

E essa!

Com a família sendo proprietária de uma rádio, será que João Alves Filho conspiraria contra uma emissora “coirmã”? É uma acusação surreal do governo que merece uma profunda reflexão. É preciso respeitar as pessoas, sobretudo, a história delas.

Valadares Filho

Será que o deputado federal Valadares Filho, no exercício do terceiro mandato em Brasília (DF), seria capaz de articular uma ação dessas com bandidos? Logo ele filho do senador Valadares, com mais de duas décadas de atuação e liderança no Congresso Nacional? O governo foi muito infeliz na nota que emitiu…

Avaliação

Para este colunista está claro a “artimanha” do governo: diante do profundo desgaste com mais um assalto, inclusive tendo repercussão nacional, a estratégia com a nota seria “politizar” o tema. É transferir a responsabilidade! Quem sofre com tudo isso é o povo…

Alô SSP!

“Publicado em Diário Oficial de 8 de setembro de 2016, a Síntese de Inexigibilidade de Licitação nº 002/2016, sob o Processo nº 022.000.02209/2016-1, com o Objeto de Aquisição de Pistolas GLOCK 22 Gen4, ‘Safe Action’, calibre .40S&W, para atender a Polícia Civil é um avanço incomensurável para o desempenho da atividade policial.

Essa aquisição representa uma luta antiga das polícias brasileiras, tanto as federais quanto as estaduais. Parabéns a Polícia Civil, conquista importantíssima”, destaca o Coronel da Polícia Militar, Henrique Alves da Rocha.

Estranhou

Em seguida, o Coronel da PM estranhou o fato da aquisição ser única e exclusivamente feita para a Polícia Civil. “É sabido por todos a importância da utilização do citado armamento por ambas as instituições policiais, mormente a Polícia Militar, presente em todos os municípios sergipanos, 24 horas por dia, independente da crise financeira que assola o nosso Estado e o nosso país. Esperemos que a SSP mostre agora qual a real importância da polícia ostensiva, responsável pela preservação da ordem pública”.

Divisão

O relato do coronel da Polícia Militar fortalece ainda mais a teoria de que há um distanciamento da PM e da Polícia Civil. Mas não por conta dos servidores, e sim por causa da política de valorização adotada pelo governo, que privilegia uns e deixa outros de lado. A PC tem que ser reconhecida sim, é verdade, mas o governo erra feio quando deixa a PM em segundo plano. Desse jeito fica difícil ter a integração entre as polícias.

Frieza

A população ainda está muito “fria” em relação a eleição para prefeito de Aracaju. Não há muita empolgação e a tendência de muitos votos brancos e nulos tende a ser muito grande. Mas pior do que a eleição para prefeito, está a de vereador. Aí é uma “gelada”! Poucas pessoas manifestam seus votos.

Falando nisso

O Instituto Dataform divulgou nessa segunda-feira (12), mais uma pesquisa para prefeito de Aracaju. Registrada com o número 08122/2016 no Tribunal Regional Eleitoral e contratada por Bruno Henrique Bezerra da Silva ME/Mídia Hub, ela teria que trazer também o levantamento para vereador na capital. É a segunda pesquisa seguida que o Jornal Cinform não divulga a relação dos parlamentares.

Pesquisa

Pelo novo levantamento, Edvaldo Nogueira segue na frente com 31,12%, seguido de Valadares Filho com 23,47%, votos nulos e brancos com 15,99%, Não soube ou não responderam com 9,01%, João Alves com 7,14%, 5,95% de indecisos, 3,57% para Vera Lúcia (PSTU), 2,04% para Dr. Emerson (REDE), 1,36% para Sônia Meire (PSOL) e 0,34% para João Tarantella (PMN).

Números

Foram entrevistadas 588 pessoas, com uma margem de erro de 4,1% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. Pelos números, estaria se consolidando um 2º turno entre Edvaldo Nogueira e Valadares Filho em Aracaju. Neste caso, o candidato do PCdoB tem rejeição de 10,54% e o candidato do PSB de 4,08%.

Bomba!

Enquanto a política demonstra “frieza” junto ao eleitorado, nos bastidores a coisa anda bastante aquecida. Muitos candidatos a vereador, insatisfeitos e sem ajuda financeira, quando não desistem, estão caminhando pelos bairros sem fazer qualquer associação com o candidato a prefeito da chapa. Virou a eleição do “cada um por si”…

Pula-pula

Com a aproximação da eleição, tem muita gente nos bastidores já mudando também de lado. Em muitos casos, o candidato a vereador de uma coligação está pedindo abertamente votos para o candidato a prefeito da outra coligação. Ou, no mínimo, deixa a população a vontade e não pede para prefeito.

Socorro

O juiz eleitoral Paulo César Cavalcanti Macedo, indeferiu nessa segunda-feira (12), o registro de candidatura do candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, José Franco (PSDB), e do Kleverton Siqueira (PDT). A decisão cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Campo do Brito

Do município a informação que chega é que tem sido farto o “derrame de dinheiro” naquela campanha. Tem um candidato que não está medindo esforços para ganhar a eleição. A informação é que algumas denúncias já estão sendo encaminhadas para a Justiça Eleitoral. Este colunista avalia que pode até ganhar, mas para levar será muito difícil…

Em BSB

O governador Jackson Barreto participou da sessão solene de posse dos ministros Cármen Lúcia Antunes Rocha e Dias Toffolli nos cargos de presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente, na tarde dessa segunda-feira (12), em Brasília.

Posse

A solenidade ocorreu no plenário do Supremo Tribunal Federal e oficializou a ministra Cármen Lúcia tanto na presidência do Supremo Tribunal Federal, como no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cármen Lúcia foi eleita no último dia 10 de agosto e vai ocupar o cargo pelos próximos dois anos, assumindo o lugar de Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica porque a ministra ocupava o cargo de vice-presidente da Corte.

Novo point

Este colunista foi convidado e em breve fará uma visita ao Bar do Alex, leitor assíduo da coluna e morador do povoado Mussuca, em Laranjeiras. Recém inaugurado, o “cabra” trabalha com uma variedade de tira gosto muito grande. Neste período eleitoral, virou um point para políticos da região.

Vera Lúcia

A candidata Vera Lúcia nesta terça-feira (13) grava programa eleitoral às 8 horas; às 12 horas participa de debate/almoço no Sindicato dos Médicos; às 18 horas ela visita apoiadores da campanha nos bairros.

Sônia Meire

A candidata Sônia Meire às 8h30 participa de debate com a Associação no Bairro J. Inácio; às 13 horas fará panfletagem no Bairro Industrial, na porta da empresa Alma Viva; às 19 horas participa de reunião com moradores no Bairro Santa Maria.

Valadares Filho

O candidato Valadares Filho às 6h30 faz panfletagem na Av. Hermes Fontes com Praça da Bandeira; às 9 horas tem gravação do Programa Eleitoral; às 16 horas tem Encontro com representantes da ONG Ciclo Urbano para conhecer as atividades da Campanha Bicicleta nas Eleições, desenvolvida pela UCB – União de Ciclistas do Brasil; às 16h30 participa de panfletagem na Av. Francisco Porto com Acrísio Cruz e, às 18h30 participa de Mini carreata no Bairro Soledade e Loteamento Bonfim.

Edvaldo Nogueira

O candidato Edvaldo Nogueira às 6h30 faz panfletagem no Cruzamento da avenida Barão de Maruim com rua Itabaiana; às 14 horas, participa de reunião com Negros e Negras de Aracaju, na sede do PT; às 19h30 vai para um debate com o Fórum Empresarial de Sergipe, no Auditório da CDL Aracaju.

Francisco Gualberto

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) ressaltou, na tribuna da Assembleia Legislativa, o início das obras de reconstrução da antiga ponte de Pedra Branca, entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, num trecho da BR 101. A ponte sobre o rio Cotinguiba havia desabado em 9 de maio de 2015 e rompido a tubulação de água de duas adutoras da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Alese promove curso sobre Processo Legislativo
22 de setembro é o Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas
PC divulga identificação do autor dos disparos contra delegado Marcelo Hercos
EdTechs, o presente da educação, escreve Joaldo Diniz