Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Atenção servidor! Você será enganado novamente em 2016!

Em meio à crise financeira que assola o Estado de Sergipe, eis que o secretário de Comunicação do Estado, Sales Neto, em entrevista ao programa de jornalismo da Rádio Liberdade FM, anuncia que por determinação do governador Jackson Barreto (PMDB), o Estado quitará os salários de agosto dos servidores públicos com a segunda parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e que grande parte dos salários de setembro serão pagos até o próximo dia 30. Diante dos questionamentos da oposição, logo auxiliares do governo trataram de defendê-lo, tentando jogar os adversários políticos, inclusive, contra a população.

Esta não deixaria de ser uma excelente notícia para o funcionalismo, se fosse uma verdade plena. Mas tem muito mais por trás de tudo isso, desse “esforço” do governador, deste “gesto administrativo”. Mesmo com a promessa de JB, no final de 2015, de não existir mais parcelamentos de salários em Sergipe, há meses que o servidor tem amargado uma triste realidade. Nos salários de julho, os aposentados só receberam no dia 27 de agosto, um sábado, e muitos só retiraram o dinheiro no dia 29 (segunda-feira), ou seja, com um mês de atraso. O interessante é que, quando se ventilou que o Estado parcelaria em três vezes os salários de agosto, aí o governador decide usar o FPE? Por que só agora?

Mas não é só isso! Semana passada, Jackson esteve na capital federal em conjunto com outros governadores exigindo que o governo de Michel Temer (PMDB) ajude os Estados com a liberação de R$ 7 bilhões. Chegaram a anunciar que, nesta segunda-feira (19), decretam Estado de Calamidade Pública (o governo vai deixar de pagar os fornecedores e muitos empresários e prestadores de serviços que estão há meses na fila de espera para receber vão sofrer ainda mais) e, pasmem: Sales Neto confirmou no rádio que até o próximo dia 30, o governo de Sergipe garante o pagamento já de parte dos salários de Setembro. Com que receita? Como apareceu tanto dinheiro? E a crise, governador?

Logo alguns assessores e aliados do governo do Estado usaram a estratégia de dizer que os críticos estavam “insatisfeitos” porque os servidores estavam sendo “valorizados” pelo governo e que trabalhavam para o “quanto pior, melhor”. Caros leitores, em primeiro lugar, pagar os salários dos servidores em dia não é um favor, uma gratificação, é sim uma obrigação do gestor público. Isso vale para o presidente da República, para os governadores e prefeitos. Outra coisa: isso não é valorizar ou reconhecer o servidor, mas usar da desfaçatez e da má fé, tentando ludibriar o funcionalismo público. Uma falta de respeito com as categorias de trabalhadores.

Você, servidor público, abra os olhos: o pagamento (parcelado) até o dia 30 tem uma lógica: a eleição municipal será no dia 2 de outubro, menos de 48 horas depois do dinheiro começar a entrar na conta. É uma “artimanha eleitoral”! Este colunista volta no tempo mais uma vez: em 2014, até a eleição em que o mesmo Jackson Barreto foi consagrado nas urnas com uma vitória massacrante, tudo era uma “maravilha” em Sergipe. Depois de reeleito, os servidores conheceram os atrasos e os inéditos parcelamentos de salários. Coincidentemente, o Estado entrou em desajuste fiscal, muito também pela falta de planejamento e não se encontrou até hoje.

Em síntese, servidor público de Sergipe, o governador está “arregaçando as mangas” sim, está lutando para conseguir começar a pagar seus salários parcelados ainda este mês de setembro, mas com o objetivo claro de enganá-los, de conter o desgaste e a rejeição que ultrapassa os 70% e não prejudicar seus aliados nos municípios, sobretudo, na Grande Aracaju. É preciso que o funcionalismo compreenda o plano que está sendo colocado em prática. E se o governo negar, terá que explicar para a sociedade, sobretudo para o Poder Judiciário e para o Ministério Público, o porquê de só aplicar esta medida há poucas horas da eleição. Por que não fez antes? Se tinha dinheiro, por que massacrou os servidores todo esse tempo? Qual a mágica para aparecem os recursos? Com a palavra o governador…

Veja essa!

Enquanto os bancários continuam em greve sem acordo com os banqueiros do Brasil, agora quem também parou por tempo indeterminado em Sergipe foram os trabalhadores dos Correios. Os serviços estão praticamente suspensos, e apenas 30% continua sendo realizado.

E essa!

A coligação do candidato a prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), lidera a corrida eleitoral, mas estranhamente decidiu recorrer ao “tapetão” para tentar impugnar a candidatura de João Alves Filho (DEM), que busca a reeleição. A decisão cabe recurso, mas como perguntar não ofende, se o democrata “não cresce nas pesquisas”, o que estaria incomodando a coligação do candidato do PCdoB? Talvez a melhor pesquisa seja a da urna

Já recorreu

A Coligação “Pra Aracaju ter qualidade vida” entrou com uma ação judicial contra a Coligação “Aracaju em Boas Mãos”. O juiz entendeu que algumas placas da gestão configuram o ato como conduta vedada. Desta forma, concedeu a pena e a multa máxima, mas a assessoria jurídica da coligação Aracaju em Boas Mãos já entrou com um recurso no TRE e aguardará o resultado.

Exclusiva!

O Ministério Público Eleitoral da 13ª Zona protocolou na Justiça Eleitoral uma representação com pedido de cassação do registro e aplicação de multa para o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (PMDB), o “Juca de Bala”, por conduta vedada ao agente público. A ação já está tramitando.

Bomba!

A informação que chega a coluna é que o Ministério Público Eleitoral já está investigando a denúncia de que um candidato a prefeito de Campo do Brito teria cometido crime eleitoral, de compra de votos, através de um gerador. Comenta-se que existem gravações onde o próprio beneficiário confirma o crime. A denúncia também já chegou na Polícia Federal e fala-se em uma proposta de R$ 4 mil. É esperar o desenrolar das investigações.

Delegados

Mediante a reabertura do diálogo com os delegados de Polícia por parte do governo do Estado, a categoria decidiu prorrogar o início da greve marcado para as 8 horas desta segunda-feira (19). Inclusive podendo ser suspensa em definitivo.

Polícia Civil

O governador recebeu os representantes da categoria e se comprometeu em pagar os salários de agosto e iniciar a folha de setembro ainda este mês. A Polícia Civil também reivindica o pagamento de horas extras e a implementação gradual do subsídio, beneficiando delegados, agentes, agentes auxiliares e alguns quadros em extinção na PC.

Crise

As dificuldades vividas pelos empresários da região Centro-Sul de Sergipe pode resultar no fechamento de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte nas cidades de Tobias Barreto, Itabaianinha e cidades vizinhas. As empresas não estão suportando a sobrecarga de impostos que são condicionados pelo governo do estado a pagar para operarem em território sergipano, o que está prejudicando severamente o comércio da região.

ICMS

A complicação surgiu nas contas das empresas que operam em Sergipe, a partir do momento em que acabou a isenção sobre a diferenciação de alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que aumentou a carga tributária dos empresários em 11% para operar em Sergipe.

SindcomTB

“Estamos vivendo em um momento muito difícil, principalmente para a indústria de Tobias Barreto, porque tínhamos até pouco tempo atrás, a isenção do ICMS para as empresas de pequeno porte, ficou mais difícil para trabalharmos”, destacou o empresário Francisco de Assis Santos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista em Geral de Tobias Barreto (SindcomTB).

Migrando

De acordo com o empresário Marcos Andrade, da cidade de Tobias Barreto, se nada for feito pelo Governo do Estado, mais empresários migrarão para a Bahia, devido à carga tributária mais branda no quesito de cobrança do ICMS. Marcos destacou que mais de 300 empresários já deixaram o estado e que mais 250 estão fechando suas portas em Sergipe e irão levar suas estruturas empresariais na Bahia, para as cidades de Itapicuru, Olindina e Paripiranga.

Ribeirópolis

No município a ex-prefeita Uita Barreto (PSB) teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ela já recorreu, mas também já substituiu o seu candidato a vice-prefeito. Também impugnado. Há muita tensão por lá porque a expectativa é que o TRE/SE mantenha a impugnação. A disputa se concentraria entre Antônio Passos (DEM) e Lucivania Amarante (PROS).

Socorro

O candidato a prefeito Zé Franco (PSDB) e seu vice Klewerton Siqueira (PDT) realizam neste sábado (17), a partir das 15 horas, uma grande carreata por vários bairros do município. A expectativa por este ato é muito grande por parte dos aliados e da oposição. A concentração será na Rodovia das Indústrias.

Polícia Militar

Nessa sexta-feira (16), 13 coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, emitiram um documento ao governador Jackson Barreto onde repudiam as alterações feitas pela equipe do governo nos projetos de lei que dispõem sobre o subsídio e PTS para a classe militar.

Primo pobre

Os coronéis denunciam que a contraproposta do governo representa grave prejuízo para a classe militar, sejam oficiais ou praças, dos diversos postos e graduações de ambas as corporações, retirando direitos historicamente garantidos à classe.

Primo rico

Se a relação com a PM “azedou”, também nessa sexta o governador referendou publicamente as informações do secretário da Fazenda quanto ao andamento dos dois estágios para a reestruturação da Carreira do Fisco. JB garantiu que encaminhará ainda este mês para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que visa segmentar em duas carreiras, distintas, os atuais níveis da carreira de Auditor Técnico de Tributos.

Mais promessas

E quanto à conformação definitiva da Carreira Única do Fisco, JB garantiu que esse processo será finalizado até o fim do ano legislativo (dezembro/2016). O presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, foi indicado para entregar em mãos ao governador a “Carta de Reconhecimento”. No documento, os auditores destacam os pontos acordados nas rodadas de negociações que envolveram o Sindifisco, o secretário Jeferson e os superintendentes da Sefaz.

FIES

Alunos do curso de Medicina estão sem a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em Aracaju e alegam que Ministério da Educação (MEC) – com gestão de Dilma Rousseff à época – não cumpriu o papel corretamente.

Eduardo Amorim

Os estudantes e pais estiveram reunidos com o senador Eduardo Amorim para apresentar a situação e solicitar reunião com o atual responsável pelo programa em Brasília. O senador já havia solicitado audiência no Ministério da Educação para verificar a situação do Fundo de Financiamento para os sergipanos. “Vamos conversar com a atual gestão para tentarmos solucionar”.

Lixo

A Emsurb enfatizou em nota pública “o repúdio pela atitude dos integrantes do Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp), que nessa sexta-feira (16), bloqueou o transbordo (local especificado para o descarte do lixo após a coleta realizada pelos caminhões da Capital). Sem o acesso ao transbordo fica impraticável o descarrego do lixo coletado”.

Estimativa

A empresa pública estimou que em toda a sexta-feira se deixou de recolher uma média de 400 toneladas de lixo na capital. Segundo a Emsurb “o acesso ao transbordo não foi liberado pelos integrantes do sindicado citado, mesmo a empresa Estre aceitando as reivindicações dos sindicalistas, no que se referem à contratação de 22 motoristas que foram demitidos devido a encerramento de contrato com empresa de caminhões”.

Interesse?

“Com o comprometimento de contratação querem mais o quê? Prejudicar a população mais uma vez. A quem interessa tamanha irresponsabilidade? Vale frisar ainda que esta não é a primeira vez que os representantes do Sindilimp/Sergipe agem para prejudicar a limpeza de 600 mil habitantes. As manobras ministradas pelos mesmos vêm acontecendo regularmente, porém, em todas as ocasiões os problemas foram contornados sem prejuízo direto à população”, concluiu a nota. Na noite de dessa sexta (16), o transbordo foi liberado e os caminhões retomaram a coleta.

Prêmio I

Com a matéria ‘Em Sergipe, pesquisadora busca alternativa preventiva ao câncer de pele’, veiculada no Portal Lagarto Notícias, o jornalista e assessor de comunicação social da Prefeitura de Maruim, Keizer Santos, conquistou o primeiro lugar na categoria jornalismo científico – Internet, no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica -Edição 2016.

Prêmio II

O resultado foi publicado na edição 27.537 do Diário Oficial do Estado, que circulou em 14 de setembro de 2016. A solenidade de premiação será realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE no próximo mês. Em 2015, Keizer Santos ficou na segunda colocação na categoria Webjornalismo, no 1º Prêmio Sincor de Jornalismo.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também