Aracaju, 28 de março de 2024

Última semana de campanha deve “esquentar” Aracaju!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste domingo (25) vamos iniciar a última semana de campanha eleitoral em 74 dos municípios sergipanos. O pleito será definido no próximo dia 2, quando o eleitorado elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Apenas em Aracaju a tendência é que tenhamos segundo turno. Isso baseado em todas as pesquisas oficiais registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE). Em nenhuma delas se configurou um resultado de primeiro turno na capital. Em todos os cenários, a tendência é que entre os candidatos Edvaldo Nogueira (PCdoB), Valadares Filho (PSB) e João Alves Filho (DEM), dois deles sigam “vivos” na disputa.

A campanha de 2016 em Aracaju certamente ficará marcada por ser uma das mais “frias” da história. O próprio eleitorado estava desestimulado, frustrado. Muitos estavam decididos a não dar a ninguém um voto de confiança desta vez. A expectativa é que o número de abstenções, de votos brancos e nulos, será recorde este ano. As pessoas não estão manifestando suas opções (ou a falta delas). Nota-se algum “barulho” apenas nas caminhadas e carreatas, quando um ou outro se manifesta. É provável até que o eleitorado já tenha feito suas escolhas também, mas prefere manter em sigilo, a sair revelando e “cantando vitória” pelos quatro cantos.

Os últimos dias, por sua vez, foram mais movimentados. Até no programa eleitoral de rádio e televisão os confrontos ficaram mais evidentes e específicos entre os candidatos Edvaldo Nogueira e Valadares Filho. A campanha do prefeito João Alves Filho, a mais “franciscana” dos três principais candidatos, faz aqui ou ali uma crítica à gestão anterior do PCdoB ou ao adversário do PSB, mas saiu do embate direto com os dois. O democrata recebeu algumas adesões e conseguiu massificar seu movimento nas ruas, nos bairros. É bom que o leitor compreenda que já estamos na reta final da campanha, pelo menos deste turno.

Mas que ninguém se engane: os tempos “frios” devem demorar a voltar. A “calmaria” continuará sumida. A última semana que se inicia promete ser bastante quente e decisiva. E, apesar dos levantamentos oficiais já divulgados na capital, cada um dos três candidatos está tentando mobilizar seus respectivos agrupamentos com pesquisas para consumo interno que todos fizeram. Os três se dizem “competitivos” e garantem que estarão no segundo turno, com certeza. Há até quem aposte em uma improvável vitória logo no 1º turno. Como já fora dito antes, os três competem pela PMA e uma “candidata” corre por fora: a abstenção.

Isso não é reflexo apenas do político “A” ou do político “B”, não apenas da gestão de “A” e da gestão de “B”, mas do desistente da população com voto justamente após toda a classe política no País ter caído em descrédito. Este será outra de comentário da coluna, mas está interferindo diretamente na sucessão em Aracaju. Os candidatos irão se esforçar ao máximo, vão lutar até o último minuto, mas a grande certeza que nós temos é que a partir das 17 horas do próximo dia 2, uma nova história começará a ser contada, a ser escrita. Teremos vencedores e vencidos; teremos eleitos em quase todos os municípios e talvez a confirmação de um embate mais direto entre dois candidatos na capital. Será uma semana de fortes emoções…

Veja essa!

O Governo do Estado informa que, por questões de ordens burocráticas, o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas referentes a segunda parcela do mês de agosto, diferente de como foi anunciado anteriormente, estará disponível nas respectivas contas correntes apenas na terça-feira (27).

E essa!

Segundo nota do próprio governo do Estado, também no dia 27 será pago o valor integral dos salários do mês de setembro para aposentados e pensionistas. “O governo pede desculpas pelas dificuldades causadas pelas questões burocráticas que fogem ao seu controle, e reafirma seu desejo em regularizar o pagamento dos servidores, aposentados e pensionistas”.

Itabaiana

Profundamente lamentável o incidente envolvendo o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, quando trafegava pelo povoado Carrilho, no município. As informações dão conta que dois carros surpreenderam o prefeito em seu veículo. E tiros teriam sido disparados para cima, em tom de intimidação.

Investigação

Apesar do susto o prefeito não saiu ferido e seguiu direto para o Distrito Policial na sede do município, onde registrou a ocorrência. As informações é que, por se tratar de um candidato à reeleição nas próximas eleições, o suposto crime será investigado pelos agentes da Polícia Federal.

Equilíbrio

Este colunista chama a atenção dos líderes políticos de Itabaiana, mas sobretudo, de todo o Estado. É verdade que ninguém pode ser responsabilizado pelos atos de terceiros, mas é preciso sempre “apaziguar os ânimos”.

Em paz

A política movimenta com o eleitorado, sobretudo no interior, e é preciso que o adversário seja combatido apenas no campo das ideias e dos projetos. Violência não se justifica e não combina com a “festa da democracia”.

Socorro

A coligação ‘Por amor a Socorro’ realizou uma mini carreata nos loteamentos Cajueiro, Jardim Mariana, Carajás e São Brás. Em cada rua visitada, Zé Franco (PSDB) e Kléwerton (PDT) foram recebidos com muita festa pelos moradores. Os candidatos aproveitaram para agradecer o apoio e divulgar as propostas que farão Socorro continuar crescendo.

Zé Franco

“Só tenho a agradecer a todos que confiam em Zé Franco e Kléwerton Siqueira. Nós trazemos na bagagem muitas realizações e a vontade de fazer muito mais. Socorro não vai arriscar. Com o apoio da população, nós sairemos vitoriosos e depois montaremos uma grande equipe para trabalhar pelo povo”, disse o candidato a prefeito de Socorro.

Por Sergipe I

O senador Eduardo Amorim esteve nas cidades de Santana do São Francisco, Telha e Cedro de São João. Em discurso em Santana, o parlamentar enfatizou que agora é a vez do Partido Social Cristão administrar a cidade com os candidatos Junior Barroso (prefeito) e Leilson (vice).

Por Sergipe II

Já na cidade de Telha, as mulheres realizaram movimento de forma voluntária pelas ruas do município em prol da reeleição do atual prefeito Domingos. O senador Eduardo parabenizou a todos os presentes pela iniciativa, e reafirmou seu compromisso. “Temos muito a fazer ainda por Telha, como a creche que vocês tanto necessitam, além de pavimentações em várias localidades. Reafirmo meu compromisso em continuar auxiliando a cidade no que for preciso”, enfatizou Eduardo.

Por Sergipe III

Já no Cedro de São João, em visita à casa do atual prefeito e candidato à reeleição, Neudo Alves (DEM), o senador Eduardo presenciou a animação dos familiares, vizinhos e amigos que lá estavam. Assim como leva o nome da coligação ‘Unidos Continuaremos Avançando’, Eduardo disse aos presentes que era necessário fazer jus a essa união, e que todos devem carregar juntos a bandeira até às urnas.

João Daniel

Uma vitória do povo brasileiro, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todos que defendem que a população brasileira tenha um serviço público de saúde de qualidade. Foi assim que o deputado federal João Daniel (PT/SE) classificou a prorrogação do programa Mais Médicos.

Programa

Segundo o deputado federal do PT, o programa, inicialmente, enfrentou a resistência por parte de setores médicos conservadores, mas depois conquistou respaldo, “principalmente da população que historicamente sofria com a falta e a má distribuição de médicos, especialmente as pessoas que moram em cidades do interior do país e nas regiões mais afastadas das grandes metrópoles”.

André Moura

No ano de 2014, preocupado com esses dados crescentes entre a juventude, o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC) propôs o Projeto de Lei 8073/2014 visando a inclusão obrigatória de disciplina sobre prevenção ao uso de drogas nos currículos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Ação eficaz

Dentre as justificativas, Moura afirmou que é preciso uma ação eficaz para prevenir ou reduzir o uso e o abuso de drogas uma vez que as leis existentes [Lei 6.468/76, posteriormente revogada pela Lei 11.343/06] que preveem, como fator indispensável à prevenção, a formação de professores e a inclusão de projetos pedagógicos de prevenção do uso indevido de drogas, nas instituições de ensino público e privado.

Ensino fundamental

“A repressão não tem se mostrado eficiente para conter o avanço das drogas no país. Tampouco a prevenção, na forma até agora organizada, foi capaz de surtir o efeito esperado. É, preciso, portanto, educar e conscientizar os jovens desde o ensino fundamental para que não consumam”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também