Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Quando Dilma e Lula virão prestigiar Edvaldo e Eliane?

Afastada da presidência da República, após sofrer um impeachment pelo Congresso Nacional, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu percorrer o País para tentar ajudar seus correligionários nos Estados e principais municípios, sobretudo, as capitais. Mesmo após a denúncia na Operação Lava Jato, de ser o “chefe” do maior esquema de corrupção do País, instalado na Petrobras, o também ex-presidente Lula (PT) faz o mesmo e tem percorrido vários palanques do Brasil tentando “levantar a bola” do Partido dos Trabalhadores e de seus principais aliados. Em Aracaju, o candidato a prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e a sua candidata a vice, Eliane Aquino (PT), esperam com ansiedade esse apoio das principais referências do PT no cenário nacional.

É bem verdade que no principal “reduto eleitoral” de Dilma e Lula, a região Nordeste, há um profundo desgaste da imagem do Partido dos Trabalhadores. A crise que se instalou no País, nos últimos anos, é sinônimo de desemprego, de falta de oportunidades, de falta de dinheiro no bolso do trabalhador. Tudo isso desperta um desencanto com o PT e seus representantes. Para evitar seu impeachment, Dilma chegou a apostar em uma linha de comoção, tentando reconquistar a confiança das pessoas. Tentaram transformar um julgamento constitucional em uma perseguição política, criando um “vitimismo” que não foi “digerido” pela grande maioria da população brasileira.

É bem verdade que há muita desconfiança e até reprovação já com o governo de Michel Temer (PMDB), mas essa “insatisfação” não tem relação com o desejo de volta de Dilma, Lula ou do PT ao comando do País. Fora do Poder, as principais “estrelas” da legenda decidiram “correr atrás do prejuízo” e foram para as ruas. Estão participando das campanhas dos aliados, em várias regiões do Brasil. Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), dentre outras, são cidades que foram ou estão sendo visitadas por Dilma e Lula.

Mas não se sabe quando um deles ou até os dois virão a Sergipe para prestigiar os correligionários Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino. É improvável que dê tempo ainda neste primeiro turno, por causa da proximidade da eleição (já no próximo domingo) e porque Dilma e Lula já têm compromissos agendados nos próximos dias, em outros Estados. Mas seria interessante que os dois viessem ao Estado no 2º turno, caso se confirmem os números das pesquisas que colocam o candidato do PCdoB na liderança da corrida eleitoral. Seria até uma boa oportunidade para sentirem a receptividade do povo sergipano, que se manifestará se aprova ou não o impeachment e as denúncias de corrupção.

Experientes, certamente Dilma e Lula reforçariam a campanha de Edvaldo e Eliane em Aracaju. Pelo histórico, poderiam até ser decisivos. É bem verdade que, por onde têm andado, nenhum dos candidatos de ambos têm perspectivas de vitória nas urnas. Em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal, Teresina (PI), Fortaleza e Salvador o encaminhamento, segundo as pesquisas, é para derrotas consagradoras do PT. Em Recife, na reta final do 1º turno, o candidato do partido tomou a “virada” e segue caindo nos levantamentos. Em São Luís (MA) o partido não indicou candidatos a prefeito e nem a vice, e está “escondido” na campanha que deve vencer a eleição por lá.

Mas em Aracaju, por enquanto, a dobradinha PT/PCdoB vai caminhando bem. Apesar da campanha “esconder a cor vermelha” e o presidente estadual e ex-deputado Rogério Carvalho, e de estarem aliados do “PMDB golpista” favorável ao impeachment do governador Jackson Barreto (PMDB), certamente Edvaldo e Eliane não vão abrir mão da presença e do apoio decisivo de Dilma Rousseff e Lula por aqui. Sem funções públicas, no momento, ambos têm tempo livre em suas agendas para percorrerem o País para ajudar seus correligionários. Em Aracaju não será diferente. No primeiro turno a demora é até compreensível, mas no 2º turno provavelmente serão “intimados” a trazerem uma mensagem de apoio aos aliados. Todo mundo quer saber quando eles virão, inclusive, Edvaldo e Eliane…

Veja essa!

É visível uma melhora na campanha à reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM) em Aracaju. Tanto o programa eleitoral quanto a participação nas ruas tiveram efetiva evolução nos últimos dias. O problema é que a campanha está na reta final do primeiro turno e a eleição já é domingo.

E essa!

Aliados e correligionários de João Alves estão motivados com o crescimento da campanha e com a boa receptividade. Os números das pesquisas não são favoráveis, mas a turma ainda acredita no 2º turno. Apostam que o democrata será uma surpresa, com o reconhecimento de uma parcela considerável da população. É esperar o domingo para ver…

Valadares Filho

Por sua vez, dentro do agrupamento de Valadares Filho o sentimento é de expectativa pela confirmação de sua presença no 2º turno contra Edvaldo Nogueira no próximo dia 2. Também festejam a evolução da campanha e apostam na “virada” quando do confronto direto com o candidato do PCdoB.

2012

Se forem para o segundo turno, Edvaldo Nogueira e Valadares Filho travarão um duelo interessante: até 2012, o deputado federal aprovava a administração do prefeito do PCdoB e Edvaldo lançou o candidato do PSB como a continuidade de sua gestão. Hoje eles militam em lados opostos…

Lixo

O Ministério Público do Trabalho aceitou solicitação da Cavo e marcou para esta quarta-feira (28), audiência de mediação com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp), em greve desde o sábado (24). Na ocasião, a Cavo irá apresentar os documentos que comprovam que a empresa cumpre todos os pontos estabelecidos no acordo coletivo de trabalho da categoria.

Efetivo mínimo

Decisão judicial, proferida pela desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, determinou que o Sindelimp garanta um efetivo mínimo de 40% de trabalhadores nas ruas, mas este percentual não foi atingido no turno da manhã dessa segunda-feira (26).

Sem suspensão

A diretoria do Seac /SE, em assembleia, decidiu entre seus associados presentes suspender a paralização que ocorreria nesta quarta-feira (28). Segundo os empresários, conforme orientação jurídica do sindicato, a ação a ser tomada nesse momento seria a suspensão dos contratos de prestação dos serviços através de oficio, e não uma paralização apenas de um dia.

Audiência

“As ações serão tomadas conforme a legislação preceitua, não adotaremos nenhuma medida que contrarie a legislação para não ocorrer em penalidades”, pontuou o vice presidente do Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe, Fábio Andrade. Uma audiência com o governador e o secretário da Fazenda já está agendada para o próximo dia 4.

Demais gestores

A entidade destaca ainda que os demais gestores municipais receberão ofícios para se posicionarem quanto ao pagamento dos débitos com as empresas. “Não havendo o pagamento das faturas em atraso, as empresas poderão suspender as atividades”, completou Fábio Andrade.

Mitidieri I

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE) foi o relator, na Comissão de Seguridade Social e Família em BSB, do projeto de lei 5534/2009, de autoria do também deputado José Mentor (PT/SP), que quer proibir a transmissão de lutas marciais, não olímpicas, pelas emissoras de televisão aberta e fechada. Na Comissão de Turismo e Desporto, o relator e deputado Fábio Farias (PSD/RN) ficou contrário à propositura e teve seu parecer aprovado.

Mitidieri II

Ao proferir seu voto, Fábio Mitidieri colocou que “apesar da nobre intenção do autor em vedar a exposição das crianças, adolescentes e adultos à exposição da violência, entendemos que a medida extrapola a regulamentação constitucional sobre o tema”. Em seguida, o deputado explica que “a exibição das lutas (olímpicas ou não) podem ser enquadradas no campo de proteção da liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Sem proibição

Mitidieri esclarece que não são atividades proibidas pelo poder público, enquadrando-se no campo de atividades de cunho esportivo e cultural. “A Carta Magna estabelece ser dever da família da sociedade e do Estado colocar crianças e adolescente a salvo de toda forma de violência. Esse mandamento não implica, porém, a proibição de os jovens terem acesso a qualquer forma de modalidade de luta. Afinal, não se pode confundir lutas esportivas com violência gratuita”.

Relatório

Mitidieri votou dizendo que “mesmo que fosse possível optar pelo caminho da vedação da exibição das lutas, não seria lógico permitir as lutas olímpicas e proibir as não olímpicas. Não há qualquer distinção clara no quesito violência entre uma e outra, pois a chancela do Comitê Olímpico Brasileiro não imuniza qualquer luta de qualquer sorte de violência. Votamos pela rejeição do projeto”. O relatório foi acompanhado pelos demais membros da Comissão.

Justiça Federal

O Juiz Federal Edmilson da Silva Pimenta proferiu, na Ação Civil Pública promovida pelos Ministérios Públicos, Federal e Estadual, decisão no sentido da manutenção do funcionamento do Zoológico do Parque da Cidade, determinando a adoção de diversas medidas para saneamento das pendências estruturais e de funcionamento, atendendo às exigências do Parecer emitido pelo IBAMA.

João Daniel

O Acórdão 2451/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU), que reavaliou a medida cautelar adotada, em abril deste ano, que paralisou o Programa Nacional da Reforma Agrária em todo país, destacou a atuação do deputado federal João Daniel (PT), coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, para essa decisão. No texto do Acórdão, o TCU destaca a audiência da qual participou uma comitiva de parlamentares liderada por João Daniel, quando foram expostas as preocupações com relação aos efeitos da medida que suspendeu a reforma agrária.

Recomendação I

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotora Eleitoral Maria Eugênia Déda Recomendou a todos os candidatos, partidos políticos e coligações, que não se utilizem de inserções apócrifas (sem a devida identificação da legenda ou coligação partidária), nos programas políticos do horário eleitoral gratuito das TVs ou rádios.

Recomendação II

A Promotora Eleitoral solicitou o encaminhamento da Recomendação nº 15/2016 a todos os presidentes de partidos políticos, agremiações, coligações ou siglas partidárias que atuem em Aracaju e para todos os órgãos de imprensa escrita, radiofônica e televisiva.

Poço Verde

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o prosseguimento da ação penal contra o prefeito de Poço Verde, em Sergipe, Thiago Basílio Dória de Almeida, que apura a suposta prática de crime eleitoral denunciada pelo Ministério Público. Por unanimidade, os ministros negaram o pedido feito em favor do réu para trancar a ação e revogaram liminar concedida pelo relator que suspendia o curso da ação, seguindo entendimento da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE).

Entenda

O prefeito foi denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe (PRE/SE), em março de 2015, por prática do crime de corrupção eleitoral. Segundo o MPE, quando ainda era candidato nas eleições de 2012, ele teria prometido a uma família que limparia um tanque existente na propriedade em troca de votos. A promessa teria sido cumprida com o uso de máquinas do programa de combate às secas do governo federal.

Jantar

O líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC), foi à Brasília, para um jantar-reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Michel Temer, ministros e líderes da base aliada para discutirem a PEC que estabelece limite para os gastos públicos.

Articulação

A medida é a principal proposta do pacote de ajuste fiscal do governo para reduzir as despesas públicas e, de acordo com André Moura, o objetivo do encontro é para explicar o tema a todos. “A equipe econômica do governo explicará todos os pontos da matéria, que é considerada “urgente” e, por isso, é importante que o presidente  Temer articule o projeto junto à base aliada”, explicou.

Votação

André Moura disse ainda que a matéria está tramitando em uma Comissão Especial. “Nosso objetivo é garantir que ela seja votada ainda em outubro na comissão, logo após as eleições, e aprovada ainda este ano, em dois turnos, no plenário da Câmara para seguir ao Senado”. Para ser promulgada, a Proposta necessita ser aprovada com quórum qualificado (2/3) nos dois turnos da Câmara e também do Senado.

Coletiva

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe apresenta às 8 horas desta quarta-feira (28), um balanço sobre o trabalho conjunto realizado pelo Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) e Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), que resultou na apreensão de 988,3 kg de drogas somente esse ano. O número representa um aumento de 279,5% em comparação a 2015, quando foram apreendidos 260,4kg de entorpecentes pelas unidades especializadas.

Governo

Nesta quarta-feira (28), o governador passará o dia em Carira levando benefícios para mais de 1.500 moradores. Às 10h, os povoados Bezerra, Lagoa dos Porcos, Três Tanques e Macacos passarão a ter acesso à água potável com a entrega de sistemas de dessalinização. E às 17:30, será entregue a reforma das instalações da 2ª Companhia de Polícia Militar no município, com efetivo de 62 policiais.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também