Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Participação “pífia” de Edvaldo em debate consolida 2º turno!

“Venceram as propostas, venceu o trabalho, venceu o amor por Aracaju”. Foram com essas palavras que o então coordenador de marketing, Carlos Cauê, em saudação ao então prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), quando ele deixava o prédio da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo no Estado), após o tradicional debate com os candidatos a prefeito na eleição de 2008. Naquele tempo, Edvaldo disputava a PMA com Mendonça Prado e Almeida Lima, hoje “dois fiéis escudeiros”.

Naquele dia, Edvaldo tinha a seu lado, na saída da emissora, figuras públicas como Marcelo Déda (in memoriam), José Eduardo Dutra (in memoriam) e Rosalvo Alexandre (in memoriam) que detinham inegável experiência política ao ponto de ajudá-lo a se sair bem no embate. Outro aspecto que deveria se levar em consideração: o candidato do PCdoB trazia na “vanguarda” os apoios na integralidade dos governos estadual e federal, àquela época, quando não existiam problemas financeiros, quando os repasses de recursos eram regulares.

Do outro lado eram dois adversários fortemente críticos, bons de oratória, mas impopulares. Por sua vez, Edvaldo “surfava nos tempos áureos” de Déda e Lula junto ao eleitorado. A estratégia foi divulgar o que já tinha sido realizado, prometer muito mais e reforçar a necessidade de Aracaju ter um prefeito aliado do governo federal. Oito anos depois a realidade já não é mais a mesma e a única semelhança é que Edvaldo também lidera as intenções de votos, momentaneamente.

No debate realizado nessa quinta-feira (29), também na TV Sergipe, sentiu-se a ausência do atual prefeito João Alves Filho (DEM). Sem a presença de nomes experientes e populares a seu lado, “deslizando” na rejeição do governo de Jackson Barreto (PMDB) e sem ser um aliado do atual presidente da República, Edvaldo não reagiu bem, não se saiu como em 2008, quando tinha toda uma estrutura favorável, quando estava no poder. Trêmulo, não convenceu a ninguém, apesar de sempre exaltar a experiência administrativa. Findou passando mal e sendo atendido pelos médicos de plantão na emissora.

Realmente estamos bem próximos da eleição. O pleito deste domingo (2) é aguardado com muita ansiedade, principalmente porque as pessoas têm evitado se manifestar. O eleitorado, em sua maioria, está em silêncio. Observando tudo de perto. Mas diferente do que enfrentou em 2008, com dois ferrenhos e incisivos adversários, desta vez Edvaldo teve um embate com um ex-aliado, um socialista, alguém que o conhece muito bem e sua forma de administrar. Valadares Filho (PSB) está longe de ser uma unanimidade, mas com um discurso mais propositivo, na mesma linha “bradada” por Cauê anos atrás, por várias vezes confundiu Edvaldo que, vez ou outra, parecia desconcertado.

É evidente que o debate da TV Sergipe não decidirá o resultado final da eleição para prefeito de Aracaju, mas está claro que o “pífio” desempenho de Edvaldo diante de Valadares, e diante da excessiva e desgastante repercussão registrada nessa sexta-feira (30) junto ao eleitorado, está praticamente consolidado que teremos um 2º turno em Aracaju. Há quem diga que a estratégia de não ir ao debate por parte de João Alves foi menos pior do que a participação do candidato do PCdoB. Confirmado outro turno no domingo, seja lá quem estiver na disputa, nós teremos o desenho de uma nova eleição, aberta, onde tudo poderá acontecer. Inclusive nada…

Indecisos

Entre o eleitorado de Aracaju que ainda não definiu o candidato a prefeito, certamente Edvaldo Nogueira terá dificuldades para conquista-los no domingo. Ou esta parcela escolherá outro nome ou se manterá indeciso até a hora da votação.

Veja essa!

Após passar mal durante o debate na TV Sergipe, a assessoria do candidato informa que ele decidiu comparecer “mesmo contrariando ordens médicas e a opinião de assessores”. “Edvaldo se desculpa pelo ocorrido e informa que seguirá firme com o projeto de reconstrução da cidade”, diz a nota.

E essa!

A informação que a assessoria trouxe também é que Edvaldo Nogueira decidiu fazer uma pausa na campanha eleitoral por 24 horas. Se estiver melhor, neste sábado (1º), véspera da eleição, ele já deverá estar nas ruas novamente.

Exclusiva!

A informação que chega a este colunista é que um policial civil e um veículo supostamente oficial estão deslocados de suas funções para acompanhar um determinado candidato a prefeito em Nossa Senhora das Dores. Comenta-se que existem provas robustas e que até domingo a Justiça Eleitoral será notificada…

Bomba!

Falando em Dores, outra informação quente: chegaram a Aracaju os rumores de que a “compra de votos” está rolando solta no município. Comenta-se que tem “residência” que não sai por menos de R$ 500. É bom que a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral se atentem para isso…

Vestido de mulher

Em outro município, agora na região Centro-Sul do Estado, chegou a informação deste colunista que um candidato a prefeito, para ludibriar a Justiça Eleitoral e a própria PF, anda de moto-táxi, vestido de mulher, quando está visitando as comunidades.

Carro de oposição

Outra informação da mesma região é que um candidato a prefeito tem percorrido o município, mas quando pode, sai disfarçado e dentro de um carro com adesivos de um de seus adversários. A ideia é passar despercebido. Ninguém sabe o porquê…

João Alves Filho

O candidato a prefeito de Aracaju, ao lado de seu candidato a vice, Jailton Santana (PSDB), e da senadora Maria do Carmo (DEM), realizaram uma minicarreata na noite dessa sexta-feira (30), pelas ruas dos Conjuntos Inácio Barbosa, Parque dos Coqueiros e Jardim Esperança. Neste sábado (1º) promete uma grande carreata por vários bairros da cidade.

Japaratuba e Pirambu

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, reconsiderou nessa sexta-feira (30), a decisão dada na terça-feira (27), e confirmou as candidaturas de Lara Moura (PSC) e Elinho Martins (PSC) para prefeitos de Japaratuba e Pirambu, respectivamente.

Decisão anterior

Fachin havia acolhido um pleito liminar do Ministério Público do Estado de Sergipe, formulado pela Procuradoria-Geral de Justiça, na Reclamação ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal, contra a decisão monocrática exarada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça (TJ/SE), Alberto Romeu Gouveia Leite.

Decisão atual

Assim que tomou conhecimento da decisão do magistrado sergipano, que havia suspendido a eficácia do Acordão proferido pela 1ª Câmara Cível do TJ/SE, o ministro Fachin decidiu anular a liminar deferida por ele mesmo a favor do MPE.

Fortalece

A decisão mais recente fortalece politicamente o líder do governo de Michel Temer (PMDB) na Câmara Federal, deputado André Moura (PSC). Lara é sua esposa e já foi prefeita de Japaratuba. Elinho Martins é seu cunhado e busca a reeleição em Pirambu. Ambos têm chances de serem eleitos neste domingo.

Pesquisa

A TV Sergipe encomendou e divulgou nessa sexta-feira (30), a terceira e última pesquisa IBOPE do 1º turno da eleição em Aracaju, realizada entre 27 e 29 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) sob o número SE-01655/2016.

IBOPE

Os números divulgados nessa sexta-feira colocam Edvaldo Nogueira com 39%, seguido de Valadares Filho com 27%, João Alves com 9%, Dr. Emerson (REDE) 4%, João Tarantella (PMN) e largou com 3%, tem ainda Sônia Meire (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), onde ambas têm apenas 2%. 10% disseram que vão votar em branco ou vão votar nulo. 4% disseram não saber ou não escrever.

Pagamento

O Governo do Estado divulgou nessa sexta-feira (30) o calendário do pagamento da folha de pessoal relacionada ao mês de setembro. Aposentados e pensionistas receberam os vencimentos, integralmente, na quarta-feira (28). Neste sábado (1º), o pagamento será integral para Educação, magistério – lotados em escolas, Sergipe Previdência, Segrase e Ipesaúde. Na sexta-feira (7), recebem a Fundações de Saúdes (FHS, FSPH e FUNESA) – Celetistas, Saúde – SAMU.

Demais

Na terça-feira (11), será efetuado o pagamento da Saúde e Fundações de Saúde – Servidores estatutários, Educação (Servidores que não receberam no dia 01/10), Empresas Públicas (EMDAGRO, COHIDRO, EMGETIS, EMSETUR, CODISE, CEHOP E PRONESE), Autarquias (DER, ADEMA, JUCESE, DETRAN, ITPS, FUNDAP, RENASCER E FAPITEC). Na quarta (12), o Governo informa que recebem servidores das demais secretarias.

Determinação

Atendendo aos pedidos constantes da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Promotor de Justiça de Estância, Francisco Ferreira de Lima Júnior, o Poder Judiciário confirmou, em sentença proferida pela Juíza de Direito Tatiany Nascimento Chagas de Albuquerque, liminar deferida anteriormente, para condenar o Estado de Sergipe e a Fundação Hospitalar de Saúde – FHS a contratar seis profissionais de fisioterapia para o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância.

TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da sua Diretoria Técnica, já encaminhou ofício circular aos chefes dos poderes executivos e legislativos municipais contendo 27 orientações a serem seguidas neste final de mandato. Segundo o texto, o descumprimento das recomendações poderá ensejar a rejeição das contas ou a implicação de ressalvas, a depender do conjunto e gravidade das infrações.

Descumprimento

Em caso de descumprimento pode representar violação a normas como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Lei Eleitoral, sendo motivo para desaprovação de contas, com aplicação de multa, e enquadramento na Lei de Improbidade Administrativa.

Exemplos

Conforme os tópicos colocados, os gestores devem, por exemplo, “Exigir e manter atualizadas as prestações de contas de recursos transferidos pelo município”, “Manter o inventário atualizado”, “Respeitar o prazo de pagamento das obrigações patronais”, além de não poderem realizar “operações de crédito por antecipação de receita orçamentária”.

Recursos hídricos

Aracaju será sede do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste que este ano tem como tema “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”. O evento organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), ocorrerá de 8 a 11 de novembro no Hotel Radisson, na Orla de Atalaia.

Parceiros

O Simpósio tem a parceria do Governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Embrapa Tabuleiros Costeiros / CPATC e outras instituições públicas e privadas.

Objetivo

Com o objetivo de estimular a produção e divulgar o conhecimento técnico-científico, as discussões ganharão espaços em mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos técnicos, de forma oral e em painéis. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. (www.abrh.org.br).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também