Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Valadares Filho inicia melhor o 2º turno que Edvaldo!

Muito por conta das pesquisas de intenção de votos realizadas ao longo do primeiro turno da eleição municipal para prefeito de Aracaju, boa parte do eleitorado estava convencido que haveria 2º turno na capital, mas com uma certeza: dentro dos votos válidos, o candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) teria uma vantagem em relação ao seu adversário, entre seis a 10 pontos percentuais. A oposição teria que trabalhar muito para reverter o quadro depois da eleição no último domingo (2). Mas desde essa segunda-feira (3), além da “ressaca moral” de quem foi derrotado e da “ressaca festiva” de quem venceu ou se saiu bem, o sentimento era de uma parcela da população surpresa com o empate (38,76% contra 38,09%) dos votos válidos.

Não há como negar que as pesquisas criaram um cenário onde Edvaldo Nogueira caminhava tranquilo de volta para a Prefeitura de Aracaju. Para se fazer justiça, além de apontar o 2º turno, como os demais, o Instituto Dataform foi o único que acertou quando confirmou uma vantagem bastante apertada para o candidato do PCdoB, na pesquisa divulgada na véspera da eleição, no último sábado (1º). Registrada na Justiça Eleitoral sob o número SE 08751/2016, e contratada pela Indústria Gráfica e Editora Matapuã, a pesquisa tem margem de erro, para mais ou para menos, de 4,1%, com intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistados 588 eleitores no dia 30 de setembro.

O Dataform apontou Edvaldo Nogueira a frente com 29,76% contra 28,74% de Valadares Filho. Por sua vez, no dia anterior (30), a noite, a TV Sergipe (afiliada da Rede Globo no Estado) contratou e divulgou a terceira pesquisa IBOPE para prefeito da capital, realizada entre 27 e 29 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores, com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) sob o número SE-01655/2016. Neste levantamento, Edvaldo aparecia com 39% contra apenas 27% de Valadares Filho, ou seja, 12% de diferença.

Esta não é a primeira vez que este colunista trata de pesquisas de intenção de votos neste espaço e mantém o respeito por todas elas, mas não pode esconder a desproporcionalidade dos levantamentos feitos e da realidade na abertura das urnas. Não se pode prevê ou ser leviano ao ponto de afirmar que houve algum direcionamento para o candidato “A” ou para o candidato “B”, mas também não se pode desconsiderar a discrepância dos resultados. É evidente que as pesquisas formam opinião, motivam uma parcela do eleitorado, sobretudo aquela que está indecisa sobre em quem votar. Elas interferem, diretamente, no resultado de uma eleição.

Mas o que se percebe nas rodas políticas, nas manifestações das pessoas nas ruas sobre o processo eleitoral é sim para uma mudança de cenário neste segundo turno. Muito por conta do “empate técnico” do domingo e pela perspectiva do próprio DATAFORM que para eleição do próximo dia 30, Valadares já figuraria na liderança das intenções de votos com 41,16% contra 37,41% de Edvaldo Nogueira. Está claro que quase a totalidade do eleitorado do prefeito João Alves Filho (DEM) também já aderiu ao projeto do PSB para a PMA. Sem contar também os reflexos da rejeição do governo de Jackson Barreto (PMDB). Não se pode garantir que Valadares “virou o jogo”, mas é inegável que ele inicia muito melhor o 2º turno do que Edvaldo. É do jogo…

Veja essa!

Não se fala em outra coisa em Aracaju que não seja a “Marizete”, suposta auxiliar do governador Jackson Barreto, que através de muita sátira, adversários criaram e fazem festa nas redes sociais. Quando o assunto vem à tona, todo mundo logo pergunta: “essa Marizete trabalha com JB?”. Eis a questão…

E essa!

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana Lúcia (PT), denunciou que funcionários da Prefeitura de Santo Amaro das Brotas chegaram a agredir, fisicamente, uma professora do Sintese que participava de um protesto da categoria contra os salários atrasados no município.

Ana Lúcia

“Professores de Santo Amaro, sem receber salários, participavam de um ato no sábado (1º), quando a professora Sandra, liderança do Sintese por lá, foi agredida por quatro pessoas que chegaram em um veículo. Duas já identificadas como funcionários da prefeitura. Foram ameaças e agressões”, denunciou a deputada.

Audiência

A deputada Ana Lúcia revelou ainda que a professora já foi registrar a ocorrência em Maruim, porque em Santo Amaro não tem delegado de polícia e disse que “desde já, estou requerendo uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública porque é muito grave esta situação”.

Bomba!

A eleição em Nossa Senhora do Socorro nem acabou e o prefeito eleito Padre Inaldo (PCdoB) e seu vice Betinho (PMDB), com a participação do governador Jackson Barreto (PMDB), já iniciaram as articulações no município para que o grupo eleja o presidente da Câmara de Vereadores.

Exclusiva!

Como o agrupamento só elegeu sete dos 21 vereadores, Padre Inaldo e Betinho, com a conivência de JB, já tiveram uma conversa com o presidente estadual do PSDC, Cincinato Júnior, sobre o interesse de contar com o apoio do partido para a escolha do futuro presidente da Câmara.

Liberou

Nessa terça-feira (4), Cincinato Júnior chegou a se reunir com os vereadores eleitos Irmão Róbson, Panzuá e Tico do Guajará (todos pelo PSDC) e com o suplente de vereador Saulo, em um almoço de confraternização, para celebrar a eleição da maior bancada de vereadores, ao lado do PDT. Cincinato liberou os filiados para votarem com o candidato do prefeito eleito à presidente da Câmara.

Base aliada?

Cincinato Júnior explicou que a adesão não significa que o partido esteja fechado e vá participar da base aliada do Padre Inaldo em Socorro, mas garantiu que a decisão dos vereadores será respeitada porque a legenda faz política com independência no município.

PSDC

Cincinato Júnior comemorou o resultado do partido na eleição municipal em todo o Estado. “Elegemos dezenas de vereadores em todo Estado. Quando duvidaram do nosso potencial em Socorro, nós elegemos três para a Câmara Municipal”.

Na bronca

A divulgação através das redes sociais de um vídeo agressivo maculando as imagens de Lula, Dilma, Eliane Aquino e Edvaldo Nogueira causou uma forte reação dos deputados do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa nessa terça-feira (4). Tanto Francisco Gualberto, líder do governo, quanto Ana Lúcia condenaram o vídeo atribuído à campanha de Valadares Filho na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Francisco Gualberto

“Uma campanha nojenta, oportunista, de baixo nível, coisa de moleque, de quem acha que vai encurralar o adversário na tentativa de chegar à prefeitura. Para mim, a disputa tem que ser de projetos de governo”, disse Francisco Gualberto. “Não culpo diretamente nem o candidato Valadares Filho nem o vice Pastor Antônio, mas recomendo cuidados com esse tipo de material produzido pelo pessoal da campanha”, afirmou.

Lagarto I

Eleito prefeito de Lagarto, com 32.966 votos (59,24% dos votos válidos), Valmir Monteiro (PSC) emitiu uma nota pública de sua assessoria jurídica, tranquilizando seu eleitorado e a população do município, diante das especulações de setores da imprensa sobre o resultado da eleição do domingo (2).

Lagarto II

“Valmir Monteiro teve seu registro de candidatura deferido pelo juiz eleitoral (1ª instância) e confirmado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (2ª instância). A informação veiculada pela imprensa se deve aos recursos protocolados contra a decisão pela Procuradoria Eleitoral e pela oposição junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas no entendimento da assessoria jurídica não existe hoje nenhum impedimento legal para que Valmir assuma o comando do município a partir de 1º de janeiro de 2017”, diz a nota.

Lagarto III

O prefeito eleito respeita os recursos apresentados, mas sente-se tranquilo quanto ao julgamento em uma instância superior. “Já vencemos duas vezes aqui em Sergipe e a própria população já fez sua manifestação nas urnas. Vamos comemorar o resultado, mas já pensando no início da nossa administração a partir de janeiro. Estamos confiantes em mais uma vitória, agora no TSE”.

Laranjeiras

Por sua vez, também diante de boatos sobre a eleição em Laranjeiras, o prefeito eleito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, que obteve 8.396 votos (50,18% dos votos válidos), também esclarece que a situação está tranquila e que seu agrupamento está bastante confiante na vitória junto ao TRE/SE.

Não se pronuncia

Paulão das Varzinhas teve seu registro de candidatura deferido pelo juiz eleitoral (1ª instância) e aguarda o julgamento pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (2ª instância). O prefeito eleito não vai se pronunciar até o julgamento de seu registro de candidatura, que deverá ocorrer nos próximos dias.

Aracaju

Terminada a eleição para vereadores em Aracaju, o candidato Valadares Filho já começou a ter adesões à sua campanha: o deputado estadual Róbson Viana (PEN) e os vereadores Vinícius Porto (DEM) e Manuel Marcos (PSDB) já estão com o candidato do PSB.

Coletiva

Dr. Emerson Ferreira (REDE) convida toda a imprensa para entrevista coletiva sobre o posicionamento do partido Rede Sustentabilidade no 2º turno das eleições municipais em Aracaju, nesta quarta-feira (5), às 7 horas, na Câmara de Vereadores.

Maria do Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a inclinação da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Carmem Lúcia de criar indicadores com tipos de violência praticadas contra as mulheres brasileiras. “Fico muito feliz ao saber que a ministra está propensa a acolher essa sugestão que é extremamente importante”, enfatizou Maria.

Maria do Carmo II

Ao cumprimentar Carmem Lúcia por sinalizar nesse sentido, Maria ressaltou que são sempre bem-vindos todos os mecanismos que apontem para a inibição da violência contra a mulher. “Infelizmente, ainda enfrentamos duro preconceito e as mulheres acabam sendo violentadas em seus direitos mais elementares e muitas vezes, dentro da sua própria casa”, afirmou a senadora.

Lavagem de dinheiro

A Escola de Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, através de seu Núcleo Seccional de Sergipe, em parceria com o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça e Cidadania e com a Seção Judiciária da Justiça Federal em Sergipe, promoverá nos dias 19 a 21 de outubro, o ” CURSO DE COMBATE À CORRUPÇÃO E À LAVAGEM DE DINHEIRO”.

Público alvo

O curso é gratuito, voltado exclusivamente a agentes públicos dos órgãos e instituições com interesse no tema, e será realizado no auditório da Justiça Federal em Sergipe, localizado na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1500, Fórum Ministro Geraldo Sobral, no Centro Administrativo (bairro Capucho), em Aracaju.

João Daniel

Na sessão em que os parlamentares voltaram a debater o projeto de lei do Senado 4567/2016, o deputado federal João Daniel (PT/SE) usou a tribuna da Câmara para, mais uma vez criticar a propositura. No entendimento do representante petista de Sergipe, esse projeto representa a desconstrução da Nação brasileira. Segundo ele o PL retira a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora de todos os blocos de exploração do pré-sal no regime de partilha de produção.

Bittencourt

O presidente do diretório municipal do PCdoB, Antonio Bittencourt, agradeceu aos votos recebidos pela população da cidade, que o fez vitorioso, no entanto disse que terá como maior propósito o de fazer um mandato qualificado, ouvindo a população e instalando nos bairros de Aracaju os “comitês da cidadania”, que funcionarão como uma “ouvidoria” para cutucar semanalmente a Prefeitura de Aracaju e suas interlocuções.

Canais de diálogo

“Penso que um mandato só tem sentido se você abrir canais de diálogos entre a população e o poder público. Meu mandato terá essa vocação, de intermediar as aspirações do povo e da cobrança natural que se faz à PMA no dia a dia, seja nos rádios e na imprensa ou por meio dos comitês da cidadania”, aponta o vereador eleito.

Utilidade Pública I

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que, em virtude da execução de manutenção corretiva na estação elevatória, e manutenção preventiva na sub-estação elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) João Ednaldo, o abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (5), no período das 8 às 16 horas.

Utilidade Pública II

Ficarão sem água os bairros Coqueiral, 18 do Forte, Alto da Jaqueira, Santos Dumont, Cidade Nova, Cirurgia, Suissa, Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, Centro, Cond. Visconde de Maracaju, Conjunto Duque de Caxias, Getúlio Vargas, Grageru, Industrial, Japãozinho, Invasão do Goré, Invasão Olaria, Jetimana, Lamarão, Soledade, Olaria, Palestina, Pereira Lobo, Ponta da Asa, Porto Dantas, Sanatório, Santo Antônio, São José.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também