03/11/16 - 14:00:48

Oficina de Cordel reúne estudantes na Biblioteca Pública Epifânio Dória (Foto ascom)

Ação permitiu que os estudantes pudessem conhecer algumas técnicas dessa literatura e locais em Aracaju, onde o público pode encontrar cordéis

Rima, métrica e oração foram assuntos abordados na oficina de cordel promovida pela Sala de Cultura Popular, da Biblioteca Epifânio Dória, em parceria com o professor Amâncio Cardoso do Instituto Federal de Sergipe- IFS. A atividade aconteceu nesta terça- feira, 1º, reunindo estudantes do curso de Gestão em Turismo que, na oportunidade, conheceram algumas técnicas dessa literatura e locais em Aracaju, onde o público pode encontrar cordéis.

De acordo com a coordenadora da sala de cultura popular da biblioteca, Izabel Nascimento, a iniciativa é uma maneira de auxiliar na formação dos estudantes, que serão divulgadores da cultura sergipana. “É uma forma de perpetuar a literatura de cordel e preparar pessoas que vão lidar com turistas, e que deverão mostrar onde há cordel em Sergipe, quem são os cordelistas, quem são os agentes culturais do nosso Estado”, ressaltou.

Além da oficina, os estudantes também visitaram a biblioteca, conhecendo aspectos como, organização administrativa, atividades e serviços disponibilizados ao público. Conhecimento que, segundo o professor Amâncio Cardoso, irá contribuir para o exercício da profissão dos estudantes. “Amanhã, quando nossos alunos forem gestores públicos de turismo, eles poderão incluir a biblioteca nos roteiros de turismo cultural. Com esses futuros gestores de turismo conhecendo a importância da biblioteca, do seu espaço físico e sua prestação de serviço ao público, eles podem incluir a biblioteca numa política pública de turismo”, destacou.

A estudante Acácia Azevedo, aprovou a ação e falou da contribuição das visitas para a valorização da cultura. “Eu achei perfeito, gosto bastante da biblioteca e acho que seria bem interessante se outras pessoas pudessem vir também, não só nós estudantes, mas toda uma sociedade, porque muitos valores estão se perdendo, inclusive o nosso valor cultural”.

Escolas e outras instituições de ensino podem entrar em contato com a biblioteca, pelo telefone (79) 3179-1907 , para agendar visitas e solicitar oficinas. Ela está localizada na Rua Villa Cristinha, s/n, Bairro 13 de Julho.

da assessoria