08/11/16 - 09:22:01

XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste acontece de 8 a 11 (Foto Márcio Dantas)

O evento acontece de 8 a 11 de novembro, no Hotel Radisson, em Aracaju, e abordará o tema ‘Governança da Água. Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro’

Com o objetivo de estimular a produção técnico-científico e ajudar a repensar a água como elemento vital para o desenvolvimento regional, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. O evento acontece de 8 a 11 de novembro, no Hotel Radisson, em Aracaju, e abordará o tema ‘Governança da Água. Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro’.

Durante quatro dias, o Simpósio vai reunir cerca de 600 pessoas, entre estudantes universitários, professores, empresários, consultores ambientais, representantes de organismos não-governamentais e órgãos de Governo, estimulando discussões em mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos técnicos de forma oral e em painéis.

Para o superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Francisco da Rocha, a realização do XIII Simpósio justifica-se pela necessidade de dar continuidade ao debate e a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da área, principalmente no que concerne ao papel da água no momento em que a região Nordeste atravessa uma de suas piores secas da história.

“O evento tem despertado o interesse de todo o Brasil, inclusive, está vindo palestrante de Israel para trazer experiências. Há um interesse muito grande de toda a seara técnica, institucional, para debater questões dessa natureza no Simpósio”, destacou Ailton.

Temáticas

O Simpósio, que tem o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Embrapa Tabuleiros Costeiros e outras instituições públicas e privadas, abordará também temas diversificados, como os usos múltiplos das águas do rio São Francisco; uso e manejo do solo em bacias hidrográficas; gestão participativa (Comitês de Bacias/Conselhos); saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem; águas urbanas e desenvolvimento; segurança hídrica (disponibilidade); erosão e transporte de sedimentos; revitalização, recuperação e conservação hidroambiental.

Inscrições

As inscrições para o Simpósio ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site da instituição www.abrh.org.br/xiiisrhne/inscricoes.php.

ASN