Aracaju, 29 de março de 2024

Amorim e Valadares fazem exatamente o que JB quer!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Que ninguém duvide da sagacidade e do poder de articulação do governador Jackson Barreto (PMDB). Uma reconhecida “raposa” na política sergipana. Já esteve no ápice, já sofreu derrotas amargas, já brigou e se reconciliou, já se esquivou de eleição na capital, já bateu recordes de processos e já celebrou o arquivamento de muitos deles. Já surpreendeu quando foi o candidato a vice-governador e o destino lhe surpreendeu com a missão de ter que governar para todos os conterrâneos subitamente. Já realizou o sonho de ser eleito para o governo e, mesmo com o poder nas mãos, já anunciou sua aposentadoria. Tem bem controverso e que gera uma grande interrogação na classe política, inclusive para os seus aliados.

Este colunista não seria justo se não reconhecesse a capacidade de aglutinação de forças que Jackson Barreto tem durante uma campanha eleitoral. Mantém uma relação de amor e ódio com a classe média e com os mais abastados; fica ausente da periferia por um tempo, mas sabe como ninguém entrar na casa de uma família carente, onde conhece um pouco da história de luta daquele cidadão e onde senta-se à mesa daquela senhora humilde que corre para lhe servir o melhor que tem para oferecer. E assim, quando está interessado em uma eleição, faz valer sua política populista e consegue, até, reverter o resultado de uma eleição. Esse é o estilo de Jackson Barreto…

Depois de ter sido decisivo para a vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB), o Jackson que andava escondido da campanha eleitoral, que não aparecia na tv e no rádio para não tirar votos de seus candidatos, decidiu reaparecer como uma “fênix”, pronto para conceder as mais variadas entrevistas, para triunfar diante do resultado positivo e, lamentavelmente, para tripudiar de seus adversários. Desde 2014, inclusive, que Jackson escolheu os irmãos Eduardo e Edivan Amorim como inimigos. Venceu aquela eleição de forma acachapante e não desarmou o palanque eleitoral. É bem verdade que o senador do PSC também demorou para digerir o resultado das urnas.

Naquele momento, Jackson buscou fragilizar seus adversários, assediando políticos e parlamentares para se aproximarem de seu governo, para ter a maioria absoluta na Assembleia Legislativa e para fazer o que desejar na administração. O apoio do senador Valadares (PSB), então aliado em 2014, no 2º turno para o presidenciável Aécio Neves (PSDB) também nunca foi aceito por JB. O deputado federal Valadares Filho (PSB) ainda seguiu com boa relação junto ao governo, mas o senador do PSB preferiu silenciar e não mais se reaproximou de Jackson Barreto. O “estopim” da relação veio em 2016 com o lançamento da pré-candidatura de Valadares Filho, em janeiro, para prefeito de Aracaju, com o apoio do PSD e do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD).

Em meio às discussões, Valadares Filho chegou a entregar os cargos do PSB ao governo e Jackson disse que seu pai “governaria por ele” caso fosse eleito prefeito de Aracaju. É sempre assim: ou o político é aliado ou passa a ser desafeto para o governador. Dali em diante ele travou um debate forte com o senador Valadares e, em alguns momentos, com o senador Eduardo Amorim. Depois da eleição, diante das provocações de JB, os dois retomaram com tudo um discurso de oposição, forte. E, de repente, Valadares Filho e Edvaldo Nogueira saíram de cena. O embate se concentrou entre JB e os dois senadores. E se iniciou um “bate-rebate” que não agrega em nada e que só está servindo para JB “desabafar” aquilo que foi aconselhado a não dizer na campanha.

Em síntese, hoje Valadares e Eduardo Amorim entraram no “jogo” de JB! Se o governador for se aposentar, como tem repetido reiteradas vezes, não terá o que perder em 2018! Se planeja disputar o Senado, ao menos, se mantem vivo politicamente. Por sua vez, Valadares, que já anunciou não disputar a reeleição, ainda não definiu seu futuro e pode ter prejuízos com este debate desgastante. Eduardo Amorim, que tanto pode disputar o governo quanto o Senado, é outro que só tem a perder. Quando JB ataca os dois senadores, parte do seu eleitorado aplaude e aprova. Quando eles atacam, as pessoas não aceitam e Jackson joga o debate para a eleição em Aracaju, dando a entender que Valadares e Amorim não aceitaram o resultado das urnas. Na política é muito difícil apontar algo que é previsível. Mas algo está muito claro: os senadores estão fazendo exatamente aquilo que o governador espera deles. Nada mais…

Veja essa!

Após ter todas as movimentações financeiras suspensas até que comprovasse o pagamento atrasado dos servidores, a pedido do Ministério Público de Sergipe através da “Operação Antidesmonte”, a Prefeitura Municipal de Telha interpôs Agravo de Instrumento pleiteando a suspensão da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe. O TJ indeferiu o pedido de efeito suspensivo mantendo a decisão liminar.

E essa!

O Presidente do TJ de Sergipe desembargador Luís Mendonça, condutor do voto pelo indeferimento do pedido, afirmou que “não podemos ignorar que um atraso salarial quando a arrecadação está devidamente regularizada desde 2015, reflete uma má administração, no mínimo, desatenta às prioridades essenciais que autoriza a intervenção do Judiciário”.

Maruim I

A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal em Sergipe e obrigou o município de Maruim a regularizar pendências encontradas no site da transparência da prefeitura no prazo de 60 dias. O MPF/SE identificou uma série de inconsistências no site, como os links indisponíveis para consulta pública, com arquivos sem registrou ou corrompidos.

Maruim II

Os ajustes na apresentação dos dados devem seguir as orientações da Lei Complementar nº 131/2009, da Lei nº 12.527/2011 e do Decreto nº 7.185/2010. Maruim está localizado a pouco mais de 30 km da capital do Estado. Na decisão, a Justiça determina que o município assegure que os dados inseridos no portal sejam atualizados em tempo real.

Maruim III

Também que seja disponibilizada ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. No portal devem constar todas as informações sobre os procedimentos licitatórios – editais, resultados, contratos, entre outros. Os detalhes da prestação de contas municipal também devem estar disponíveis no portal da transparência.

Tribunal de Justiça

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe elegeu os Desembargadores que vão compor a Mesa Diretora para o biênio 2017-2019. Eleitos por aclamação, o Desembargador Cezario Siqueira Neto assumirá a Presidência, o Desembargador Ruy Pinheiro a Vice-Presidência e a Desembargadora Iolanda Guimarães será a Corregedora Geral de Justiça.

Cezario Siqueira

“Agradeço aos colegas a honra de ter sido aclamado. Estarei à frente da Presidência, mas a administração é do Tribunal Pleno, de todos os colegas que compõem a Corte, especialmente os que ocuparão os cargos de Vice-Presidente e Corregedor”, comentou o Desembargador Cezario Siqueira Neto, que assumirá o novo cargo em fevereiro de 2017.

Alô Edvaldo!

Pensando em ajudar o prefeito eleito Edvaldo Nogueira, este colunista dá uma sugestão para a Secretaria de Educação: o vereador reeleito Iran Barbosa (PT). Resolveria dois problemas: o primeiro deles seria colocar as finanças da Pasta em dia, inclusive com o pagamento do piso nacional do magistério e dos fornecedores.

Camilo do PT

Dentro do agrupamento do prefeito eleito, Iran Barbosa fala sobre Educação pública com autoridade e manteria uma boa relação com o sindicato dos professores do município. Outro problema estaria resolvido: a ida de Iran beneficiaria a vinda de Camilo, filho do deputado federal João Daniel (PT), segundo suplente da coligação.

Habitação

A chegada de Camilo à CMA atenderia a outro grupo social: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que teriam um representante para lutar, junto ao prefeito, por um programa social eficiente de habitação popular, em parceria com construtoras. Há quem aposte neste entendimento.

Especulações I

O primeiro suplente da coligação, Zé Valter (PSD) seria beneficiado com a iminente ida do vereador eleito Antônio Bittencourt (PCdoB) para a Secretaria de Governo da CMA. Este colunista já revelou rumores sobre a volta de Lucimara Passos (PCdoB) para a presidência da Emsurb.

Especulações II

Para a Secretaria do Meio Ambiente, criada na gestão de João Alves, o nome cotado é o ex-presidente da Adema, Genival Nunes. O suplente de vereador, professor Anderson Góes (PRB) também pode ser aproveitado.

Secretariado I

Este colunista também já ouviu rumores de Zezinho Sobral (PMDB) assumiria a Secretaria Municipal de Saúde, Jorginho Araújo (PSD) para a Secretaria de Esporte e Mendonça Prado (PMDB) para a Secretaria de Defesa Social e Antônio Samarone para superintendência da SMTT na capital.

Secretariado II

Para a secretaria da Família e da Assistência Social, que hoje tem a senadora licenciada Maria do Carmo Alves a frente, a previsão é pelo retorno de Rosária Rabelo. Há quem defenda a indicação da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) para o cargo. Já Jeferson Passos deixaria a Secretaria de Estado da Fazenda e responderia pela Secretaria Municipal de Finanças.

Articulação Política

Outro nome que circula nos bastidores é do vereador Emmanuel Nnascimento (PT), que não conseguiu a reeleição em 2016, após uma série de vários mandatos consecutivos. Seu nome é ventilado para a Secretaria de Articulação Política, que hoje tem a frente o vereador eleito Juvêncio Oliveira (DEM).

Evando Franca

Falando em articulação, o vereador eleito Evando Franca (PSD) está mesmo decidido a disputar a presidência da Câmara Municipal de Aracaju. Ele já teria conversado com o prefeito eleito Edvaldo Nogueira sobre o assunto está buscando os votos junto aos aliados e também com a oposição. Trabalha o argumento de ser o detentor de mais mandatos na Casa, somada a larga experiência legislativa.

Governo

O governador Jackson Barreto reuniu-se com o secretário-geral da Previdência Social, Marcelo Abi-Ramia Caetano, em Brasília, para tratar de temas relacionados à previdência do Governo do Estado de Sergipe. Ele estava acompanhado do diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima, do secretário de estado da Fazenda, Jeferson Passos, e do procurador do Estado, Léo Kraft. JB traçou um histórico de todos os procedimentos que a administração estadual realizou para tentar conter o crescimento exponencial dos gastos com previdência.

Posse

Flávia Brasileiro foi empossada em rápida solenidade nessa quarta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, pelo presidente Vinicius Porto (DEM). Ela ocupa uma das cadeiras dos 10 titulares, afastados por decisão Judicial em virtude de denúncia de malversação das verbas indenizatória às quais todos os parlamentares têm direito para custear algumas ações como assessoria jurídica, por exemplo. Flávia, assim como os suplentes já empossados, acionou a Justiça para ter direito ao mandato.

Defensoria

Escolhido por maioria dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, o defensor público Leó Neto será empossado no cargo de Subdefensor Público Geral no próximo dia 28, às 17h, em solenidade na Sociedade Semear, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, 148, Bairro São José. Na oportunidade, será empossado como Defensor Público Substituto, o advogado Marcos Vasconcelos Palmeira Cruz, aprovado no último concurso da Defensoria Pública.

Visita

O prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e sua vice-prefeita, Eliane Aquino, realizaram uma visita ao Tribunal de Contas do Estado. Eles foram recepcionados pelo presidente Clóvis Barbosa e por todos os demais conselheiros do tribunal. O encontro foi uma oportunidade para discutir questões da transição na gestão da capital, bem como a futura relação da administração municipal com o órgão de controle.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também