14/11/16 - 05:11:29

Pacientes do Huse contam com serviços de Odontologia e Oftalmologia (Foto ascom)

Setores funcionam diariamente em tempo integral, atendendo às demandas de urgência e emergência

Os serviços de Oftalmologia e Odontologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) funcionam diariamente em tempo integral, atendendo às demandas de urgência e emergência. Eles integram o menu de serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no maior hospital público do estado, que neste mês de novembro completa 30 anos.

O serviço de Oftalmologia do Huse funciona em regime de plantão físico, presencial e de sobreaviso. Se propõe a atender exclusivamente urgências e emergências oftalmológicas, a exemplo de corpo estranho, traumas do globo ocular, traumas perfurantes, crise de glaucoma agudo e outros. Há 18 anos o serviço é disponibilizado para os usuários. Mensalmente, cerca de 500 pacientes são atendidos pelos 10 profissionais entre estatutários e celetistas. De acordo com a referência técnica em Oftalmologia do Huse, José Antônio dos Santos, muitos avanços fazem parte dos anos de serviços prestados.

“É o único serviço de urgência do estado com tempo integral e, às vezes, as pessoas confundem com ambulatorial. Dentre alguns avanços destacamos a chegada das lâmpadas de fenda, microscópio cirúrgico e biomicroscópio. E as melhorias em tecnologia não vão parar. Continuaremos oferecendo qualidade no atendimento aos nossos usuários”, declarou.

Odontologia

O serviço especializado em Odontologia há 11 anos atua em toda a parte do hospital. O trabalho é direcionado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de Tratamento de Queimados (UTQ), CTI infantil, entre outros, fazendo a adequação da higiene bucal.

No Huse, o Serviço de Odontologia Hospitalar (SOH) é importante para o tratamento dos pacientes internados, já que a boca é a ‘porta de entrada’ de bactérias. “Os pacientes passam por uma avaliação dos profissionais, que verificam as condições de higiene bucal dos que estão entubados ou traqueostomizados. O trabalho realizado no Huse é único no estado”, explica o coordenador do SOH, João Roberto Resende.

Ainda de acordo com o coordenador, o Huse dispõe de um programa de orientação com as técnicas de enfermagem e profissionais da Odontologia, seguindo todos os protocolos no momento das práticas de higiene bucal. O serviço conta com cirurgiões dentistas e auxiliares técnicos em enfermagem, que trabalham em regime de plantão de 12 horas, e vão além das unidades críticas. Os profissionais atendem também o setor de Trauma quando acionados pelo cirurgião bucomaxilofacial “Esse é um serviço de extrema importância para a saúde do paciente. Somos o primeiro grupo com o Serviço de Odontologia Hospitalar”.

São atendimentos direcionados a pacientes comprometidos sistematicamente, a exemplo de cardíacos e portadores de doenças renais, com traumatismos dento alveolares (traumas faciais consequentes de quedas, acidentes automobilísticos etc), drenagens de abscessos faciais, realização de biópsias bucais e remoção de dentes causadores de infecções odontogênicas (caracterizadas pela invasão de bactérias).

No setor de Oncologia do hospital, os profissionais fazem a adequação e o preparo da cavidade bucal para o tratamento da doença, bem como as suas complicações. Os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço também passam pelo tratamento odontológico, assim como os que estão internados que recebem o acompanhamento no próprio leito.

O serviço não se restringe apenas para pacientes com patologias da boca. Os profissionais preparam os pacientes para serem submetidos à quimioterapia e radioterapia, evitando as alterações advindas do tratamento.

Recentemente o consultório odontológico da Oncologia passou por algumas reformas na infraestrutura, garantindo a melhoria no setor e aquisição de novos equipamentos.

ASN