Aracaju, 29 de novembro de 2021

Fibrose Cística é tema de palestra na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No próximo dia 17, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizará no Grande Expediente da sessão plenária, uma palestra sobre Fibrose Cística. Na oportunidade, a temática será apresentada pelo presidente Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (ABRAM) e pela médica especialista em fibrose cística e coordenadora do ambulatório de fibrose cística do Hospital Universitário de Sergipe, Daniela Góis Meneses. A iniciativa é da deputada estadual Ana Lúcia.

Fibrose Cística

Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino. O corpo precisa dessas enzimas para digerir e aproveitar os nutrientes dos alimentos, essencial para o desenvolvimento e saúde do ser humano. Pessoas com fibrose cística frequentemente precisam repor essas enzimas através de medicamentos tomados junto às refeições, como forma de auxílio na digestão e nutrição apropriadas.

Por Agência de Notícias Alese com informações ABRAM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Dermatologista orienta sobre cuidados com a pele durante o Verão
39 famílias retiradas de casas em áreas de risco após fortes chuvas em Canindé de São Francisco
Estudantes  universitários de Carira recebem ônibus adquirido com emenda de Alessandro Vieira
Hospital de Urgências de Sergipe abre processo seletivo de 16 vagas para Residência Médica