Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

SAMU DÁ DICAS PARA APROVEITAR O FERIADO COM MAIS SEGURANÇA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) chama a atenção da população para o feriado da Proclamação da República, dia 15, com o intuito de evitar surpresas desagradáveis e para garantia de um passeio tranquilo.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ronei Barbosa, relata que, infelizmente, o campeão de ocorrências atendidas pelo serviço são incidentes causados pela falta de práticas preventivas e de atitudes seguras.

“Apesar de ser do conhecimento de todos que álcool e direção não combinam, nos deparamos diariamente com essa triste realidade. A primeira dica é: se beber não dirija em hipótese alguma. Eleja um amigo que será responsável pela direção para que o feriado seja divertido e sem transtornos. Usar o cinto de segurança é obrigatório”, adverte Ronei.

Ao reforçar o cuidado com os motociclistas, o coordenador enfatiza que o correto ao pilotar motos, é usar o capacete, não passar os limites de velocidade e nem fazer ultrapassagens inseguras.

Outra informação considerada por Ronei Barbosa é a atenção que os pais devem ter sob seus filhos. “Se levar crianças à praia, utilizem pulseiras para identificar os menores com nomes e telefone de contato. Avaliem a condição do mar e o local onde podem mergulhar, o que pode diminuir consideravelmente o risco de afogamento. O cuidado com a alimentação também é muito importante, evitando comidas gordurosas e de procedência desconhecida. Faça uma avaliação geral no seu veículo, antes de pegar a estrada e respeite as sinalizações de trânsito durante a viagem”, orienta.

ASN

Leia também