16/11/16 - 05:07:21

Observatório de Sergipe lança novo site e publicações (Foto assessoria)

O novo site, com novo layout, apresenta os dados econômicos, sociais e geográficos com maior praticidade e acessibilidade

Na próxima quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) apresenta a nova estrutura de trabalho do Observatório de Sergipe. O novo site, com novo layout, apresenta os dados econômicos, sociais e geográficos com maior praticidade e acessibilidade.

Mais dinâmico, o site permite ao usuário fazer downloads de tabelas, publicações, mapas e informações geoespaciais. Nele, estão todos os trabalhos, estudos e análises, realizados pela Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) ao longo de 2016 e dos últimos anos.  “Outra novidade é a modernização da apresentação e da linguagem dos estudos, que adotam textos claros e objetivos, explorando mais os gráficos e a iconografia. Esses recursos que ficam claros no Radar do Emprego e no Radar do Comércio Exterior, por exemplo”, explica o coordenador do Observatório, Ciro Brasil.

Na oportunidade, serão apresentadas as funcionalidades do site e lançados novos produtos que estarão disponíveis para download: o perfil da agricultura e o da pecuária sergipana; nota técnica sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) no estado; e Sergipe em Números, edição 2016.

Perfil da agricultura e da pecuária sergipana

É estudo baseado nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), lançados em setembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para todo o Brasil. A Supes fez um recorte da produção dos municípios sergipanos, visando reconhecer o perfil e a disposição territorial da atividade agropecuária em Sergipe e comparar o desempenho da atividade com os demais estados do Nordeste e do Brasil.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE

Explorando a recém-lançada Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do IBGE, a Supes apresentará a primeira de uma série de notas técnicas que visam explorar o universo e os hábitos do estudante sergipano. O primeiro volume diz respeito às características das escolas, como infraestrutura física, saneamento, equipamentos e a qualidade da alimentação oferecida. Posteriormente serão lançadas notas com outros temas, como consumo de álcool e outras drogas, vida sexual e saúde mental.

Sergipe em Números

O Sergipe em Números, edição 2016, tem o objetivo de ampliar o acesso aos indicadores mais recentes, constituindo-se em mais uma fonte de pesquisa para a sociedade, a academia e pesquisadores. De forma concisa, apresenta o cenário atual de Sergipe, abordando indicadores político-administrativos, sociais e econômicos.

Da assessoria