Aracaju, 27 de novembro de 2021

Servidores do MP recebem treinamento do “Projeto Salve (Foto: Celene Moraes)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Cerca de 24 servidores do Ministério Público de Sergipe receberam na semana passada o treinamento do “Projeto Salve – Corrente de Assistência à Vida”. O Projeto é uma iniciativa da Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE, da Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe, do Corpo de Bombeiros de Sergipe e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

O objetivo do “Salve” é dar a população, em geral, a visão necessária para o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória e orientá-la para que saiba fazer os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, enquanto espera o atendimento dos socorristas profissionais.

Segundo a equipe do Projeto, a parada cardiorrespiratória é uma das principais causas de mortes anualmente em todo o mundo e os primeiros socorros, num caso como esse, podem aumentar as chances de sobrevivência em 75%.

Os profissionais que compõem o “Salve” fizeram primeiro uma exposição teórica e discursiva sobre o reconhecimento precoce da parada cardiorrespiratória (PCR) e as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com linguagem mais simples voltada para o público-alvo. Depois, os socorristas foram subdivididos em pequenos grupos para a realização de atividades práticas que foram distribuídas em estações. Em cada estação foram desenvolvidas ações educativas pautadas em: reconhecimento prático da PCR; acionamento da “Corrente de Assistência à Vida”; compressões torácicas efetivas; e reconhecimento do desfibrilador automático externo (DEA), um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente arritmias cardíacas e produz uma corrente elétrica, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

O treinamento foi feito de forma gratuita e teve a duração de quatro horas. Além disso, os socorristas voluntários serão acompanhados durante um ano pela equipe do Projeto e receberão atualizações sobre o pré-atendimento.

Ministério Público de Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Políticos e lideranças defendem Mitidieri e só a “bolha” prefere Edvaldo! 
Beneficiários da tarifa social terá bandeira verde em dezembro
PC prende investigado por homicídio praticado em São Cristóvão
Espetáculo  Parada de Natal é uma das atrações deste sábado