Aracaju, 28 de novembro de 2021

Dia D do Novembro Azul é celebrado no Centro de Atenção LBJ (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A recepção do Centro de Atenção a Saúde Luciano Barreto se transformou num auditório na manhã dessa quinta-feira, 17, para receber as palestras e informações que integraram do DIA D do Novembro Azul na unidade. Todos os pacientes que lá estavam, ouviram atentamente as palestrantes que tiveram como foco o combate ao câncer de próstata e o incentivo aos cuidados específicos com a saúde do homem. “É um trabalho maravilhoso que ajuda as pessoas a ficarem bem informadas sobre a saúde e também esclarecer dúvidas”, comentou a psicopedagoga Sonia Machado que estava aguardando o atendimento enquanto o evento acontecia.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente do Ipesaúde destacou a necessidade da prevenção do câncer de póstata, “ todo homem, acima dos quarenta anos, precisa fazer o exame. O câncer de próstata é uma probabilidade para todos os homens. Por isso, é importante prevenir, pos é um cãncer curável, se descoberto no começo”, disse.

Foi justamente sobre isso que a enfermeira Laura Rabelo palestrou” O homem só vai fazer exame no limite, quando o câncer já está avançado, por isso, é importante esse alerta sobre prevenção, principalmente no que se refere ao exame de toque. Muitos homens têm preconceito com esse tipo de exame, mas é essencial para o médico ver o tamanho da próstata e fazer o tratamento adequado”, disse.

Já a assistente social Marília Linhares destacou, em sua palestra, a necessidade da atenção a saúde integral do homem, “ desde 2008 com a implantação da política nacional de atenção ao homem , houve uma mudança significativa do perfil, aumento no número de exames e redução de óbitos, por isso, é importante sempre estarmos lembrando da necessidade de se estar contantemente cuidando da saúde’, disse.

Por Pedro Carregosa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Políticos e lideranças defendem Mitidieri e só a “bolha” prefere Edvaldo! 
Beneficiários da tarifa social terá bandeira verde em dezembro
PC prende investigado por homicídio praticado em São Cristóvão
Espetáculo  Parada de Natal é uma das atrações deste sábado