22/11/16 - 13:12:40

PEDIDO INTERDIÇÃO DO CADEIÃO DE SOCORRO PELO SINDPEN

O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) protocolou nesta terça-feira, 22, um pedido de interdição do Cadeião localizado em Nossa Senhora do Socorro junto ao juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Hélio Mesquita. A causa é a superlotação da unidade prisional. Inaugurado em 2009, o Cadeião tem capacidade para 161 presos, mas atualmente abriga 540 detentos.

De acordo com o presidente do Sindpen, Luciano Nery, a população carcerária aumentou consideravelmente depois da interdição do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan) para recebimento de novos presos, em agosto deste ano, e a terceirização do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), que não permite um número de detentos superior ao definido em contrato.

“É justamente essa superlotação a principal queixa dos presos. Nós vamos pedir a interdição para garantir a segurança dos agentes prisionais e dos detentos. Com o baixo efetivo de agentes, seis por plantão, fica inviável garantir a segurança de todos”, declarou.

Segundo o presidente do Sindpen, a categoria já havia alertado para as possíveis rebeliões e para situação de superlotação da unidade prisional. No último sábado, 19, os detentos do Cadeião se rebelaram e um agente penitenciário chegou a ser feito de refém, sendo ferido levemente.

Já no domingo, 20, um detento foi encontrado morto em uma das celas na unidade prisional. Segundo o Sindpen, o homem teria sido enforcado pelos colegas.

Por: Nara Barreto – NV Comunicação