Aracaju, 6 de dezembro de 2021

Secretaria de Cultura anuncia projetos e editais para 2017 (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As iniciativas buscam alternativas criativas, utilizando os espaços públicos, parcerias e aproveitamento produtivo dos recursos disponíveis

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou nesta terça-feira, 22, quatro novos editais da cultura para 2017. As iniciativas buscam alternativas criativas, utilizando os espaços públicos, parcerias e aproveitamento produtivo dos recursos disponíveis. O lançamento aconteceu durante a abertura da mostra “Música para Cantar, Dançar e Ouvir: Uma Celebração”, do Corredor Cultura Irmão.

“Em um momento de crise que o país enfrenta e Estado também, nós conseguimos durante este ano, apoiar vários projetos externos e liberar recursos para lançarmos estes quatro importantes editais. Além desses, estamos com o edital do Festival Sergipano de Artes Cênicas pronto, para acontecer em março, até o final do ano ainda vamos lançar um edital de demandas culturais e retomar o de literatura”, afirmou o secretário, Irineu Fontes.

Os editas lançados foram: o de Intercâmbio e Difusão Cultural, de Ocupação dos Teatros, de Ocupação da Galeria J. Inácio e de ocupação do Foyer da Biblioteca Epifânio Dória. Na ocasião, o secretário destacou a realização do II Um Banquinho, Uma Canção – Festival Sergipano de Música Popular, que acontece até o dia 15 de dezembro.

Os projetos, na maioria financiada pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), são ações e políticas públicas voltadas para diferentes áreas artísticas, visando os setores de criação, distribuição e fruição dos bens culturais sergipanos. As políticas objetivam a descentralização e estímulo à diversidade, através do fomento por meio de financiamento, formação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, a fim de incentivar não só a produção, mas também a qualificação de artistas e grupos de Sergipe.

Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural

O Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural é voltado à disponibilização de recursos financeiros para despesas com transportes de artistas, técnicos, pesquisadores, estudiosos, mestres e brincantes da cultura popular, que são convidados a participar de eventos culturais realizados por instituições brasileiras ou estrangeiras. O edital refere-se à seleção de requerimentos de viagens que acontecerão entre fevereiro e dezembro de 2017.

Edital de Ocupação dos Teatros

Este edital de ocupação está relacionado à seleção de espetáculos artísticos e eventos culturais a serem apresentados nos teatros Tobias Barreto e Atheneu, com isenção de pagamento de pauta, durante um período semestral.  Esta seleção é voltada às apresentações de artes cênicas, musicais e eventos culturais, oferecendo à utilização dos palcos, camarins e plateias, entre janeiro a junho de 2017.

Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio

Pelo segundo ano consecutivo, a Galeria J. Inácio recebe exposições de artitas sergipanos e nacionais selecionados através de um edital de ocupação. A iniciativa visa  estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, com a realização de exposições e divulgação de trabalhos de vários artistas, oferecendo ao público o acesso às expressões artísticas.

Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca Epifânio Dória

O edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca Epifânio Dória é uma ampliação da política referente à ocupação da Galeria J. Inácio, que busca promover a ocupação dos espaços de maneira democrática. Neste espaço também receberá exposições de artes visuais, visando estimular a produção local e nacional, oferecendo ao público o acesso às expressões artísticas.

ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia combate roubos de produtores agrícolas em Canindé
PMA abre inscrições de 900 vagas em oficinas online da Fundat
Horários de vacinação contra a Covid em drive-thru e unidades de saúde são alterados
Câmara de Canindé aprova Título de Cidadão para Sales Neto