24/11/16 - 05:33:50

REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL ORIENTAM PREFEITOS

Representantes do Governo Federal participam, até esta quinta-feira (24), em Aracaju, do Seminário Federativo, que traz como propósito estabelecer uma gestão de qualidade. O evento é promovido pela Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), presidida pelo prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o Zé de Bá.

Durante os dois dias de evento, iniciado ontem (23), gestores eleitos e/ou reeleitos e secretários municipais acompanham a exposição de temas importantes aos municípios, como a gestão de projetos nas áreas da educação e saúde; aprendem a operacionalização do sistema Siconv (portal de convênios) e conhecem detalhes da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A forma de administrar mudou e o nosso objetivo é facilitar a vida dos prefeitos quando da solicitação de demandas ao Governo Federal, bem como prepará-los, junto com os seus auxiliares, para que estejam em sintonia com a nova ordem econômica e social do país”, disse Zé de Bá, logo após a exposição do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, Leonardo Silveira de Oliveira, que tratou sobre o Pacto Federativo e destacou a necessidade de os gestores se integrarem aos programas do Governo federal para implementar uma nova dinâmica à gestão, tornando-a mais eficiente e eficaz.

Cerca de 45 prefeitos participam do seminário. Hoje, eles conheceram um pouco sobre os programas e fontes de financiamento disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Ministério da Educação. Pelo painel do Sincov, os participantes tiveram acesso às ferramentas e dados das contas e emendas efetivadas, além de informações detalhadas de cada convênio contratado pelos seus municípios.

Programação – Nesta quinta-feira, os gestores aprenderão os caminhos para ter acesso a programas e fontes de financiamento da Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde; terão instruções sobre transferências de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizados aos municípios sem projetos ou execução orçamentária; repasses fundo a fundo; além de financiamento de custeio com recursos federais.

O evento, que terá início às 8h, encerra-se às 17h com a exposição de políticas públicas de assistência social para o desenvolvimento dos municípios e suas formas de financiamento. Os gestores, ainda, terão um treinamento prático do uso do Sistema de Convênios.

Katia Santana