Aracaju, 6 de dezembro de 2021

REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL ORIENTAM PREFEITOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Representantes do Governo Federal participam, até esta quinta-feira (24), em Aracaju, do Seminário Federativo, que traz como propósito estabelecer uma gestão de qualidade. O evento é promovido pela Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), presidida pelo prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o Zé de Bá.

Durante os dois dias de evento, iniciado ontem (23), gestores eleitos e/ou reeleitos e secretários municipais acompanham a exposição de temas importantes aos municípios, como a gestão de projetos nas áreas da educação e saúde; aprendem a operacionalização do sistema Siconv (portal de convênios) e conhecem detalhes da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A forma de administrar mudou e o nosso objetivo é facilitar a vida dos prefeitos quando da solicitação de demandas ao Governo Federal, bem como prepará-los, junto com os seus auxiliares, para que estejam em sintonia com a nova ordem econômica e social do país”, disse Zé de Bá, logo após a exposição do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, Leonardo Silveira de Oliveira, que tratou sobre o Pacto Federativo e destacou a necessidade de os gestores se integrarem aos programas do Governo federal para implementar uma nova dinâmica à gestão, tornando-a mais eficiente e eficaz.

Cerca de 45 prefeitos participam do seminário. Hoje, eles conheceram um pouco sobre os programas e fontes de financiamento disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Ministério da Educação. Pelo painel do Sincov, os participantes tiveram acesso às ferramentas e dados das contas e emendas efetivadas, além de informações detalhadas de cada convênio contratado pelos seus municípios.

Programação – Nesta quinta-feira, os gestores aprenderão os caminhos para ter acesso a programas e fontes de financiamento da Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde; terão instruções sobre transferências de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizados aos municípios sem projetos ou execução orçamentária; repasses fundo a fundo; além de financiamento de custeio com recursos federais.

O evento, que terá início às 8h, encerra-se às 17h com a exposição de políticas públicas de assistência social para o desenvolvimento dos municípios e suas formas de financiamento. Os gestores, ainda, terão um treinamento prático do uso do Sistema de Convênios.

Katia Santana

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Seduc debate metodologias de resgate de estudantes em Encontro Estadual Intersetorial da Busca Ativa Escolar
Shopping Jardins presenteia clientes com kit L’Occitane au Brésil
Solenidade marca abertura do Curso de Especialização em Segurança Pública
Fazendo festa com seu rico dinheirinho